sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cuide de sua liderança



Em 1998 participei do Treinamento Avançado em Liderança do Instituto Haggai no centro de treinamento de Maui Havai. Durante um mês fui ministrado sobre todos os aspectos que envolvem um líder e especialmente um líder eclesiástico. Ao final daquele programa fui chamado a uma sala pelo diretor que me perguntou : “ o que você leva daqui?” respondi sem titubear : “ eu tinha uma caixa de ferramentas que estava fechada, agora vocês me ajudaram a abri-la , obrigado por isso .

Desde então a minha vida e ministério sofreram profundas mudanças. Passei a investir nessa área e especialmente investir nos potenciais líderes dentro de minha comunidade. Promovemos treinamentos, selecionamos pessoas , criamos cursos permanentes, motivamos a leitura de livros na área, ministramos do púlpito e, acima de tudo, desenvolvemos uma relação mais próxima com estas pessoas. Hoje, nossa igreja possui 5 pastores como parte de uma equipe multidisciplinar cada qual cuidando com esmero de uma determinada área ou base de ministério, e, todos eles saíram dos bancos de nossa igreja. Além disso, outros estão em formação. Isso sem contar as quase duas centenas de líderes que mantemos em nossa lista de e mail e com os quais nos comunicamos regularmente, estes são os líderes de ministérios e de células, nossos pequenos grupos.

Digo isso apenas como ilustração, muito ainda precisamos fazer nessa área, mas a partir da decisão de cuidar e investir em liderança a igreja tomou um novo rumo de crescimento em todas as direções, digo quantitativa e qualitativa.

Segundo John Maxwell liderança é influência e como poderemos exercer liderança na sociedade sem influenciá-la? Tenho sido insistente entre meus colegas pastores e em todos os círculos que convivo dizendo: cuide de sua liderança, invista neles..tudo que se investe em liderança tem retorno garantido para a saúde e equilíbrio da igreja e de qualquer organização.

Posso testemunhar este momento que estou vivendo. Desde Maio deste ano estou afastado do pastorado da PAES ( Paróquia Anglicana Espírito Santo). Passei o comando para o Pr auxiliar e me retirei para tratamento de um mieloma múltiplo ( tipo de câncer). Desde então tudo na igreja foi realizado sem a minha presença e nenhum dos programas, cursilhos, encontros, reuniões, absolutamente nada sofreu solução de continuidade.

Meu coração está feliz porque percebo que o processo desse cuidado e investimento está sendo realizado com relativo sucesso e a igreja segue seu rumo adiante. Agora, estou bem melhor e começando a retornar a algumas atividades, Mas Ainda muito de leve, preguei na igreja domingo dia 03 de Outubro após 141 dias sem ministrar a palavra daquele púlpito, meu coração estava vibrante, mas especialmente porque ao retornar encontrei pessoas que não me conheciam, que haviam se convertido na minha ausência e que estavam firmes na fé. Que alegria!

Como igreja, temos o propósito de abençoar a cidade nessa área e trouxemos para Recife já faz 3 anos a maior conferência de liderança do globo numa parceria coma Associação Willow Creek de Chicago ( Pr Bill Hybels) Falo do Global Leadership SUMMIT que esse ano acontecerá entre os dias 25-27 de Novembro. Informe-se a respeito no Tel 34623121 faça sua inscrição e tome um verdadeiro banho de liderança.

Quando cuidamos de nossos líderes e de nossa própria liderança investimos no Reino em proporções geométricas.

Miguel Uchôa