terça-feira, 26 de julho de 2011

Tenha cuidado com o Sagrado ( Js 5:13-15)

Existem coisas que são muito delicadas e que ao mesmo tempo contém algo muito bom para nós. Um bom exemplo disso são os ovos de galinha como alimento. Eles são um dos mais completos alimentos conhecidos. Mas o surpreendente é que tudo isso está evolvido em uma estrutura muito frágil e por isso requer que seja manuseado com muito cuidado. Assim são muitas coisas em nossas vidas, elas são bênçãos de Deus, feitas para nosso benefício, mas quando manuseados sem cuidado, facilmente se tornam maldição.
O sagrado é algo assim, que quando manuseado sem cuidado pode se perder e causar danos a nossa vida Por isso uso a comparação com a fragilidade e o benefício de um ovo. Sociólogo Francês Émile Durkheim disse "O sagrado é aquilo que não se pode tocar impunemente... Ao longo da História existe essa consciência de sagrado o sagrado está presente em todos os tempos. Mas a modernidade com o racionalismo aboliu a noção de sagrado ou condenou o sagrado a uma categoria de foro intimo. Como disse o filósofo brasileiro Felipe Condé:
Depois de Marx, um religioso é um alienado
Depois de Nietzsche, um religioso é um covarde
Depois de Freud um religioso é um retardado
I. Quando eu manuseio errado o sagrado?
1) Quando considero as forças espirituais neutras
Não há neutralidade no mundo espiritual, nenhuma possibilidade. O mundo espiritual é preto e branco de forma bem definida, aliás isso foi o que Jesus disse : Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.. Mt 6:24ª
Devemos saber que a realidade do mundo espiritual trabalha com luz ou trevas com o divino ou diabólico. Quando alguém quer se relacionar com o sagrado deve ter a noção que ou lida com o divino ou lida com o diabólico.
2) Quando acredito que não haverá consequências
Veja a história de Acã em Js 7:19-25
Veja a história de Nadabe e Abiú Nm 3
Veja a história de Uzá 2 Sm 3:6-8
3) Quando pretendo manipular o sagrado (especialmente a meu favor)
O SH acredita que existe um segredo que explica uma trajetória vencedora e outra perdedora e parece que nós acreditamos que isso é acessível e manipulável. Vou fazer vestibular e eu creio, recebi uma palavra, que eu vou passar esse lugar é meu? O correto seria: Nós oramos, preparamos a pessoa emocionalmente e espiritualmente, que desenvolva confiança e que acima de tudo ESTUDE. Eu fui para uma reunião no morro tal e recebi a palavra que aquela concorrência é minha!! O correto seria: Trabalhe, seja justo , dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus e siga sua luta, Deus estará com você ganhando ou perdendo aquela causa
v Consequências em manipular o sagrado
ü Invocar a ação de entidades do mal
ü Atrair para mim o juízo de Deus
II. Quando eu manuseio corretamente o sagrado
1) Reverentemente
Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o taberná­culo. Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Ex 40:34-35
Quem me conhece sabe que eu não sou ritualista, quem me qualifica usa até outros adjetivos. Mas me preocupa de certa forma a ausência de reverência em muitas celebrações. Eu sempre digo que espontaneidade e liberdade , informalidade é diferente de bagunça, descaso. Por isso fico atento a esta passagem quando o anjo diz a Josué: tira as sandálias dos pés porque este lugar é santo. Claro que não é apenas ritualismo
Quando vivi em Israel e pela primeira vez me aproximei de Jerusalém à distância avistei a cidade santa e fui tomado por um momento de emoção tão forte, não consegui andar e fiquei parado e de meus olhos derramaram-se as lagrimas da reverência, meu colega não entendeu e eu pedi a ele que me deixasse por um instante
2) Pedindo a Deus discernimento espiritual 1 Jo 4:6
Provai a todo espírito. Não ouça tudo como vindo de Deus, confronte com a Palavra de Deus, perceba a coerência do discurso e da prática... Há muita ingenuidade nas pessoas que ouvem tudo e atribuem a Deus.. mas será mesmo? Leia as recomendações do DIDAQUÊ, um catecismo do 1º século sobre ouvir os profetas e pregadores, você vai se surpreender com a atualidade destes textos.
3) Submetendo minha experiência a autoridade do nome de Jesus At 4:12
4) Submetendo-me à vontade de Deus revelada (Bíblia)
Relacione-se com o sagrado colocando-se a serviço de Deus. Ore como Jesus, dizemos a Deus tudo que queremos, se ajoelhe peça e derrame todas as suas lágrimas, chore a sua dor e coloque diante dele toda sua intensidade de paixão e fé e peça,mas ao final diga assim como Jesus, todavia Senhor que seja feita a tua vontade e não a minha!!
v Consequências em manusear o sagrado corretamente
ü Certeza de salvação Jo 3:18
ü Alinhado(a) com a vontade de Deus. 1 Jo 4:6
ü Sensação de estar sempre descalço Js 5:15
ü Vida plena e abençoada Jo 10:10
 #Adaptação de mensagem proferida pelo Pr Ed René Kivitz

sábado, 23 de julho de 2011

Lula diz que o que Jesus falou é BOBAGEM

Acordo cedo, faço minhas leituras, leio minha bíblia e faço minhas orações. Em seguida ao café da manhã abro o Jornal do Comércio, leio estas letras e, sinceramente, não sei mais o que dizer. Este homem é patologicamente necessitado. Somente os cegos não veem isso, mas existem cegos que não querem ver...
Tanto o EX Presidente quanto o jornalista se enganam profundamente quanto ao ensino Bíblico. O primeiro mostra até onde vai seu ímpeto populista o que já demonstrou em outras ocasiões em relação ao mesmo tema, Palavras de Jesus. Lula brinca com o sagrado como se ele fora neutro. Mas atente e tome cuidado o sagrado tem identidade e personalidade, além de caráter próprio. O segundo apenas mostra seu grau de desconhecimento, o que também é grave em se tratando de um repórter de veículo jornalístico tão importante.
Eis o que li, que me chocou, mas não me surpreendeu vindo de onde veio.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva interpretou, nesta quinta-feira, uma famosa passagem bíblica onde Jesus diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Em Salvador, ele disse que é “bobagem” o que o Novo Testamento apregoa sobre a promessa de que o reino dos céus é para os pobres. Ele discursou de manhã para uma plateia formada em sua maioria por pequenos agricultores.
— Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu . O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno — discursou Lula, para delírio das cerca de mil pessoas que lotavam o auditório de um hotel de Salvador.  Segundo a Bíblia, o consolo dos pobres que levam uma vida terrena dura e de privações seria obter os "tesouros espirituais" quando morresse.

Pouco antes de falar, recebeu de presente uma garrafa de cachaça. Como se ainda estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, Lula fez um balanço de suas realizações.

Jornal do Comercio 22.07.11

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Separem os levitas, Vai em paz Américo


Separe os levitas do meio dos israelitas e purifique-os Nm 8:6
Na história de Israel, sempre se fez menção aos levitas, aqueles homens especiais, cuja tarefa era cuidar da casa do Senhor. Eles viviam muito próximos de Deus e assim deviam viver santificados, ou purificados.
Todos nós fomos acordados na manhã, dessa terça feira com a triste notícia do falecimento de nosso amado irmão Zé Américo. Levita na casa do Senhor. Dúvidas, questões, tristezas tomaram nossos corações. Isso é mais do que natural, não entendemos as situações por que não conseguimos enxergar do ponto de vista de Deus. O quadro que Deus vê é completo, o que nós vemos é bastante limitado e assim incompleto.
Américo, nós temos saudades. Saudades dos momentos especiais em que com sua voz e violão, nos levava a refletir com suas canções de letras simples mas intrigantes, saudades do convívio amigo, saudades de todos os momentos que compartilhamos e que levaremos em nossa memória para sempre.
Américo, você agora desfruta da presença plena de Deus, o que nós nem de perto podemos vislumbrar, você meu irmão, foi separado por Deus em meio a tantas pessoas para ser levita e assim purificado.
Mas posso ver você Américo diante do trono, de vestes brancas, pisando nas ruas de ouro da nova Jerusalém, vendo com seus olhos a glória de Deus, posso ver você cantando (com voz, mas sem violão), Santo, Santo é o Cordeiro que venceu!!! Posso ver você ao lado do Leão de Judá, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Seu bom pastor, sendo chamado pelo seu nome e ouvindo a frase que um dia desejamos também ouvir: Venha servo bom e fiel, entra para o descanso do teu Senhor!!
Ahh!! meu irmão Américo, você, como levita que é, foi chamado pelo Senhor para ser purificado. Nós continuamos aqui, na nossa missão, até o dia em que nos ajuntaremos a você neste imenso coral e juntos entoaremos o cântico de vitória ao Nosso Deus.
Fica em paz, nós estaremos aqui cuidando dos seus, nada faltará a Narly e à sua princesinha Nathy, porque nós temos aprendido a ser IGREJA.
            Com saudades, mas confiantes na graça de Deus
Seu pastor e todos os seus irmãos(ãs) da PAES


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Eu recomendo, Paixão, Performance e Propósito

Confesso que conhecia muito pouco ou nada desse nome: Zig Ziglar, mas ganhei de meu amigo Mario Simões o livro Automotivação Alta performance. De cara, preste atenção no título e nos dois autos AUTOMOTIVAÇÃO, ALTA PERFOMANCE. Pode parecer uma simples questão de semântica, mas não é , é sim a ênfase deste excelente livro que depois de lê-lo, fico agora questionando meus atos, minha paixão pelo que faço, meu propósito no que faço e o quanto tenho investido na minha performance para fazer o que faço da melhor maneira possível.
Ziglar é um cristão que procura associar e consegue os princípios bíblicos com a motivação para a vida e para ser útil nesse mundo obtendo “sucesso” naquilo que faz. A Alta Perfomance deve ser uma paixão e não simplesmente aquele “sonho” de um dia alcançar algo, mas que na realidade a maioria das pessoas vive e morre sem sequer chegar perto, simplesmente porque a maioria delas nunca começa a jornada em direção ao sucesso e não está preparada para encarar o fracasso. Boa parte das pessoas vê o fracasso como um ponto final, mas de fato ele é um evento, um episódio, algo pontual e não determina o sepultamento de seu projeto.

Olhe na história e você vai ver quantas vezes fracassaram grandes nomes da ciência, da política e das artes. Para registrar um caso pince a vida de Abraão Lincoln, a carreira deste homem foi um dos maiores altos e baixos da história e com muitos mais baixos do que altos, perdeu praticamente pra tudo que concorreu, mas quando ganhou, ganhou a mais importante função a de Presidente dos EUA e os estudiosos dizem que foi a providência que o colocou ali nos tempos da guerra civil e da abolição da escravatura. Se Lincoln tivesse chegado a conclusão, como muitos de nós chegamos, que o fracasso era um ponto final, os EUA poderiam estar hjoje em uma situação bem diferente. O fracasso é um professor sempre disposto, um tutor da melhor qualidade. Olhe para ele com mais carinho e atenção porque ele nos ensina:

               A depender de Deus
               A sermos humildes
               Que nem sempre podemos ter o que queremos
               A corrigir o curso da ação
               A desenvolver o caráter
               A perseverar
               Que podemos sobreviver
O que o sucesso lhe ensina? Ora, que o fracasso é um trampolim para ele. O sucesso é algo delicado e quando ensinei em minha igreja que “há perigo nos pastos verdejantes” é porque no vale da sombra e da morte tendemos a nos agarrar nos braços do Senhor e nos pastos verdejantes tendemos a creditar tudo à nossa capacidade.
As pessoas de sucesso, sem exceção, vivem com paixão ( auto motivação) para assim poderem desenvolver uma ação eficaz (alta performance). Associado a isso temos que destacar o propósito em tudo que fazemos. Ziglar tem uma frase contundente, diz ele “ A alta performance na vida só é alcançada quando exercito minha paixão para realizar aquilo que acredito ser meu propósito na vida.”
No quesito propósito está a certeza de que se está contribuindo para um bem maior e não apenas para a realização  de um sonho pessoal. John Wesley, maior avivalista da Inglaterra e que transformou com a pregação do evangelho o mundo que vivia, a Inglaterra “apodrecida” do século 18. Manteve-se firme em seu propósito, pregar as boas novas da graça de Deus, para isso enfrentou a estrutura eclesiástica insana de seu tempo e ao ser proibido de pregar nas igrejas simplesmente disse O Mundo é a minha paróquia, manteve seu propósito, elevou sua performance e foi sustentado pela sua paixão ( salvar vidas e transformar as estruturas malignas e injustas de seu tempo.

A leitura de Zig Ziglar me ajudou a ver isso com mais nitidez portanto eu recomendo e que Deus lhe abençoe.
Automotivação, Alta performance
Zig Ziglar Ed Mundo Cristão