Karl Marx foi quem defendeu que a religião é o "ópio do povo" !! Por um lado, eu concordo com sua tese e explico. Religião ou religiosidade de fato podem, e via de regra se tornam o escape de pessoas que se entregam a regras, liturgias, símbolos e normas vazias de sentido. A religiosidade, de uma maneira bem geral é o seguir uma religião e isso temos visto acontecer muito no mundo e no nosso caso no Brasil.
O papa visita o Brasil, coloca o pensamento oficial da igreja Católica, e, aquela que é considerada a maior nação católica do planeta se manifesta através de seus lideres, seu povo, sua juventude etc. se posicionando contra as declaraçòes do pontífice de Roma, mas todos, se perguntados, se dizem católicos... seguem algumas tradiçòes, regras e ritos, mas na realidade estão longe de serem de fato católicos...Faz sentido?
O ópio do povo é tudo aquilo que se segue cegamente sem mesmo refletir no que pensa e, especialmente no que se diz!
O futebol pode facilmente se tornar um escape, o ópio de um povo. Torcidas inflamadas como a do Sport Club do Recife e a do Corinthias Paulista por exemplo deram prova disso recentemente.
Em noticiário de horário nobre um torcedor rubro negro que na fila esperava um ingresso para comprar chegou a dizer "perdi meu emprego, mas consegui o ingresso para o jogo" Outros , que viajaram 2.500 kilometros declaram que estão dispostos a "morrer pelo seu clube"
Razão para viver, sentido de minha vida são expressões comuns nos hinos destes clubes , que hipnotizam seus torcedores!!
O ópio, é quando fazemos daquilo o centro de nossa vida...
A religião cristã verdadeira, e fundada pelo próprio Cristo, é baseada em um relacionamento direto com Deus, uma relação que se sobrepõe a ritos, liturgias, tradições e obrigações institucionais, é a religião do coração é a religação com o criador de tudo e de todos.
O apoio a uma equipe, uma torcida sadia e divertida, passa pela sobriedade do que se pensa, do que se vive e especialmente do que se fala.
Certa vez esdcutei uma frase que doeu em meus ouvidos como ferro quente perfurando " meus amigos podem não saber que eu sou cristão, mas todos sabem bem que eu sou torcedor do "....."
Gosto do futebol, do esporte em geral, fui atleta amador, sou torcedor desde criança, levado pela minha mãe alvirubra histórica... mas paro aqui para dizer
A razão de minha vida é Jesus Cristo
Tenho dado a minha vida por Ele
Sou Sóbrio por ti Jesus
Marx não conheceu o verdadeiro Deus e se tivesse vivido hoje, certamente afirmaria
"o fanatismo cego é o ópio do povo"
A ele seja dada toda a Glória e, parabéns aos merecidos campeões
2 comentários:
tudo na vida depende de um ponto de equilíbrio. O melhor local para se conduzir um carro com segurança é próximo do centro da via, nem muito para a direita nem muito para esquerda. A religião, o futebol, como tudo na vida, tem que ser consumido em dosagens corretas, concordo com você que "o fanatismo cego é o ópio do povo"
Parabéns pelo artigo,
Abraços,
Do amigo e colaborador da PAES,
Paulo Rogério (o fotográfo)
Marx falou...a religião é ópio do povo, e não Deus é o ópio do povo, não tente confundir a cabeça do leitor.
Pelo Sport tudo sim!
Não as igrejas fascistas que querem nos iludir, atrasando nossa evolução social, já roubaram muito desde a antiguidade e até hoje continuam crescendo mundo a fora como multinacional. Se somos Fanaticos? somos locos.
Postar um comentário