segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Chega de Postergar




“Oh! Amanhã será um grande dia. Mas o que acontecerá amanhã?”, Victor Hugo.




É importante avaliarmos nossas vidas nesse final de ano? sim é! mas uma das coisas que a sua vida está cheia é de planos não realizados. A maioria das pessoas vive abraçada com planos que nunca se realizaram e que a cada ano, a cada período são postergados, procrastinados, adiados e vivemos de delongas em delongas...


Sonhar é bom, saiba disso... eu diria até que sonhar é importante, mas, viver em sonho é um mal que afeta a muitos e que amarra as pessoas a uma eterna ilusão de que um dia irei realizar!


Tempos atrás, conversando com meu filho ainda pequeno, perguntei o que ele queria ser quando crescer, a resposta veio imediatamente, " Biólogo" disse ele, minha segunda pergunta foi, o que você está fazendo hoje, para ser um biólogo amanhã? ele se surpreendeu e eu expliquei. Tudo aquilo que queremos fazer no futuro começa em algum ponto no presente, hoje, você estuda e se preapara para um dia enfrentar um vestibular, iniciar uma faculdade e se formar em biologia..mas tudo isso já começou!


Eu não tenho dúvidas que o amadurecimento nos leva a pensar assim, já vimos esse filme da procrastinação, já sonhamos e acordamos sonhando. Hoje, ao fazer 52 anos de idade já tenho suficiente material acumulado para entender que o tempo futuro dirá muitas mentiras se insistirmos em contar a nós mesmos. Li certa vez que " os sonhos a dormir são de uma cor diferente dos sonhos que construímos acordados. É destes sonhos – acordados – que vem o nutriente dos adiamentos perenes. Depois, os dois tipos de sonhos chocam de frente, como se fossem as vagas alterosas de um mar incendiado por tempestades assustadoras. O corpo, entregue às aleatórias ondas que o empurram de um lado para o outro, rendido à sua incapaz vontade."
A Bíblia Sagrada em sua eterna sabedoria nos ensina algo interessante nas palavras do apóstolo Tiago " Agora escutem, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece O que vocês deveriam dizer é isto: "Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo." Tg 4:13-15
Neste ano de 2009 e em todos os dias e anos de sua vida, tome a decisão de não postergar a tarefa mais simples, adiar, a execução das etapas e viver sonhando acordado... caso contrário, você estará sempre acordado em sonhos. E o tempo? o tempo passa... fuja de viver um eu fantasiado, chega de postergar, decida!
Quer um conselho prático? aqui vai :
Estabeleça objetivos claros - Diante de uma tarefa pouco agradável, pergunte-se por que você precisa realizá-la. Ela é um passo rumo a um objetivo prazeroso? Se a resposta for sim, foque nesse resultado.
Organize seu tempo - Para isso é preciso estabelecer prioridades. Realize primeiro as tarefas menos agradáveis para curtir o alívio.
Use bem a agenda - Não basta listar as tarefas a serem feitas. Cheque ao final do dia se todas foram concluídas.
Comemore as conquistas
Miguel Uchoa

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Uma Rara e decadente estirpe de líder

Eu sei que cada um tem a liberdade de ser o que desejar ser, crer no que desejar crer, expressar o que desejar expressar. Mas existe um limite, especialmente quando se está à frente de uma cidade que em sua região metroplitana possui mais de 3 milhões de habitantes, gente de todo tipo e de todas as crenças.
A cidade do Recife é liderada pelo prefeito João Paulo, que, com suas crenças exotéricas envolve a prefeitura nas suas crendices. Existe um vácuo de liderança no Brasil, Rick Warren defende que um dos gigantes que oprimem a sociedade humana em todo grupo é chamada lideranças egocentricas e frágeis. Quando o prefeito de uma cidade como o Recife vai ao rádio para dizer que a visita do presidente da república que seria no dia 29 de Dezembro foi adiada a seu pedido, porque ao consultar os astros ele percebeu que nesse dia Mercurio está plenamente oculto em Vênus e isso é muito ruim para a mídia. “ tive que consultar os astrologos e convenci o presidente” explica o prefeito.
O Sr prefeito deveria consultar sim, a comissão de licitação para instalar em plena Av Boa viagem no reveillon de 2007/2008 uma super tenda exotérica para consultas, leitura de mãos, tarô etc. Uma estrutura Spilberguiana , toda climatizada que custou alguns milhões de reais ao erário público. O estado brasileiro é laico e não religioso, portanto Sr prefeito, assim deve ser a sua postura, isenta nesse particular. Em sua casa, na sua intimidade, o sr pode consultar vivos e mortos , astros e estrelas e isso é apenas de sua conta.
Lamentável se torna ainda mais quando o presidente da república de uma das 10 maiores economias do planeta se rende a um apelo exotérico e atende a um pedido desses mudando sua agenda por conta de Venus, que se intimida e se esconde em Mercúrio.
É lamentável que a cidade esteja entregue a uma espiritualidade assim e que assim mesmo, ainda recebe apoio de líderes evangélicos que ousaram sugerir que quem não estava com ele, nas ultimas eleições , não estaria com a verdade.
A capacidade adminsitrativa do prefeito, não tem nada a ver com isso, mas a minha capacidade de aguentar tamanho devaneio, me faz ter inveja de cidades que são lideradas por gente diferente...
Lamento que estejamos sendo governados por este e por outros tipos de líderes, que se confundem no poder, perdem a noção de quem são e se esquecem de onde vieram... como dizia JK, “ O homem público nunca deve esquecer de onde veio e a que veio “ . Alguém diga ao prefeito, que ele veio para governar a cidade e não entregá-la aos astros. Assim, esse tipo de líder vai se tornando uma rara e decadente estirpe de líder
Miguel Uchôa

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Monte um Presépio

Este ultimo domingo dia 30 de Novembro, deu início pelo calendário da igreja cristã ao período que é chamado de Advento. É o início do ano cristão. Mas é também a abertura da mais singela temporada que vivemos. O advento, como a palavra já diz anuncia a chegada de Jesus Cristo a esse mundo, e é portanto a preparação para o período natalino a celebração da natividade de Jesus Cristo.
Quando criança me recordo bem que esperava com ansiedade quando minha mãe iria abrir a caixa onde estavam guardadas as peças do presépío. Mas que palavra é essa? Ela significa estábulo, lugar onde se recolhe o gado e ficou conhecida como a representação do local do nascimento de Jesus Cristo.
Andando pelas ruas, nos centros comerciais, shopping centers procurei em toda a decoração que supostamente deveria ser natalina , a figura de um presépio, mas talvez esteja fora de moda e exista uma representação mais pós moderna daquele estábulo onde veio ao mundo o nosso salvador. Lêdo engano... não há, não há sequer um figura do menino Jesus, não há estábulo, não há presépio. No local estão duendes, papai noel, bonecos estranhos, figuras alheias a festa natalina, fabricas de intrumentos, de chocolate...
Meu coração se entristece porque não se pode roubar uma festa assim, trocar o aniversariante, tirá-lo de seu lugar.. é uma agressão aos cristãos o que estão fazendo com o natal.. na realidade a sociedade hoje celebra um natal sem cristo , celebra a natividade de um Deus chamado dinheiro, consumo e em nenhum momento essa festa se relaciona mais com a natividade do Senhor.
Minha sugestão a você, que ainda tem o sentimento natalino em seu coração, que ainda crê que Jesus o filho de Deus veio ao mundo para nossa salvação, que ainda celebra com propriedade a natividade do Senhor, tome algumas atitudes. Neste advento, vá a uma igreja, celebre cultos de advento, encha-se da espectativa da vinda do Senhor, leve isso aos seus filhos e talvez, uma das maneiras ,mais singelas e pedagógicas de lhes ensinar o verdadeiro sentido do natal seria essa, monte um presépio...

domingo, 23 de novembro de 2008

Faz sentido?


Sei que muita gente vai dizer que tudo isso é relativo, mas sinceramente existe um limite para esse relativismo? Será que não? Existem coisas que ainda me chocam e espero que continue assim, me chocando.. vivemos em um mundo injusto, com regras injustas e sem principios que levem os seres humanos a refletirem naquilo que fazem, vivem, ouvem e dizem...
Faz sentido que em meio a uma crise mundial, não bastasse a crise que já acompanha os paises pobres a séculos, que escraviza nações , que explora tanta gente, estejamos vendo tantos abusos financeiros?
Na 4ª feira 19.11 a ONU inaugura uma sala de reuniões em Genebra com uma obra de arte que tem se chamado de “ Capela sistina da ONU” uma obra de arte no teto custou nada menos que 30 Milhões de doláres e que foi custeada pela Espanha sob a justificativa que “ arte não tem preço”
Nesta ultima 5a feira dia 20.11 foi inaugurado o hotel “ Atlantis, The Palm” Dubai. Uma mega contrução de 1,5 bilhões de dólares, numa festa de 2.000 convidados e que nela foram gastos nada menos que 20 milhões de dólares...
Podem me achar desinformado, radical ou qualquer coisa do genero, mas mesmo sendo parte deste desequilíbrio social que vivemos, me parece ir longe demais se gastar 20 milhões de doláres para uma festa e 30 milhões para decorar uma sala de reuniões. Olhando para o sertão Nordestino e o estado das pessoas que lá vivem, para as nações africanas e asiáticas que vivem no limiar entre a vida e a morte.. não posso achar que isso é relativo.. não, não é relativa a morte por inanição, não é relativa a desnutrição infantil e a total ausência de alimentos em tantos cantos desse mundo...
Não é relativo que os danos do Tsunami na Ásia tenham sido tão divulgados no início e que hoje, exista tanta miséria naqule local já esquecido de todos. 50 milhões cairiam bem por lá!
Não é relativo que um treinador de futebol possa receber 500 mil reais por mês no pais onde a maioria da população vive com menos de ½ salário mínimo...
Não é relativo, é fato, que tudo isso esteja acontecendo debaixo das barbas daqueles que tem o poder e a influência para fazer alguma diferença, mas não fazem...
Eu acho que Deus pedirá conta de todos nós, por tudo que temos visto e especialmente por aquilo que poderíamos, mas insensíveis, nos negamos a ver e apenas dizemos: isso é relativo!
Não sei se você, assim como eu, podemos fazer algo, mas pelo menos me permita o direito de ficar indignado.. porque para mim a perguntra ainda é essa : Faz sentido?

sábado, 15 de novembro de 2008

P.E.A.C.E. fazendo a missão integral

Uma plano novo, para uma missão antiga
Nunca será errado afirmar que "Missões está no coração de Deus" até porque o desejo do coração do Senhor está explícito no evangelho de Mateus ...da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca. Mt 18:14 . O maior desafio será sempre levar esta, tão obvia afirmação, para o centro do coração de cada cristão. Mas talvez, mais difícil seja compreender que missão não se faz apenas na Africa ou no sertão, numa comunidade carente ou nas ruas.. tudo isso faz parte de nossa missão.
Estou convencido que o Plano PEACE, lançado pelo Pr Rick Warren lançou há alguns anos atrás é uma poderosa ferramenta para a igreja realizar a missão da igreja de forma integral, abrangendo todas as dimensões do Ser Humano. Veja bem se nao é assim:
1o Identificamos 5 Gigantes que destroem e oprimem a humanidade e as 5 soluções para estes males
1 - Carência Espiritual P - Promover reconciliaçào com Deus e entre os homens
2 - Lideres centrados em si E - Equipar líderes
3 - Pobreza A - Assistir aos pobres
4 - Doença C - Cuidar dos doentes
5 - Ignorancia E - Educar a próxima geração
2o Nos movemos na direção de atacar cada um desses gigantes
3o Ministramos essa missão como centro de nosso relacionamento com Deus
4o A igreja acorda para realizar o PLANO PEACE
5o O mundo sofre uma transformação radical
Parece uma opção muito simplória para trasnformar toda uma sociedade e um planeta tão marcado por tantas desigualdades e opressão, mas não é. A Igreja é a maior rede de agencias em todo globo. Existem igrejas que fazem diferença em suas regiões porque obedecem o mandato bíblico, e se todas se conscientizarem desse mandato integral que pode transformar todos os seres humanos e o ser humano como um todo?
Não foi ilusão e está registrado na história os efeitos profundos do avivamento evangélico liderado por John Wesley no Século 17 na Inglaterra, não é ilusão e está registrado na história que um homem , um cristão convicto chamado William Wilberforce, durante mais de uma década apresentou a "absurda"emenda parlamentar que acabava com o tráfico escravos na Inglaterra e conseguiu sua aprovação...
Não é ilusão que Jesus Cristo dividiu a história em duas partes e marcou a humanidade para a eternidade... e esse Jesus disse " coisas maiores que essas vocês farão..." nós somos esses vocês, eu creio na trasnformação da humanidade, ela pode ser melhor... o plano pode ser novo, mas a missão é muito antiga
Miguel Uchôa

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Onde andam nossos filhos?


Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. Pv 23:24


Quando movido por forte emoção, sepultava uma jovem que havia tirado a própria vida e que durante algum tempo conviveu em nossa comunidade, fiz essa pergunta aos pais presentes: Onde andam os seus filhos? Novamente, foi essa a pergunta que veio a minha mente quando assisti a notícia que 5 jovens de classe média alta do Rio de Janeiro atacaram e espancaram uma jovem indefesa num ponto de ônibus. Continuei a fazer essa pergunta quando assisti junto com todo Brasil um jovem que , considerado por todos como pacato e amigo, sequestrava duas jovens mantendo-as reféns em cárcere privado por vários dias e que resultou na trágica invasão do domicílio e na morte da joven Eloá. Muitos atribuiram culpa a atuação da polícia, outros ao sensacionalismo da mídia que tornou o sequestrador um campeão de audiência.
Ora, nem a mídia, nem a polícia, nem mesmo o jovem " pacato" , mas a razão de tudo isso está em uma família desestruturada e em uma educação miserável. Uma pesquisa simples nos sites de relacionamento detectaram que o " jovem pacato" era frequentador das mais estranhas, bizarras e violentas comunidades destes sites. Comunidades como " Ainda mato meu amor" "odeio a polícia militar" e outros do gênero, mostram que de pacato e amigo aquele jovem nada tinha. Mas onde estava a família nestes momentos, onde elas imaginavam estarem seus filhos? está é a pergunta que deve ser feita.
Seja espancando pessoas indefesas, seja ateando fogo em “mendigos” , seja sequestrando colegas e namoradas, a juventude carece de direção e pede por isso. Li uma pesquisa que dizia que a maioria dos jovens se ressente da falta de direção e limites que deveriam ser dados pelos pais. Como cristãos, não podemos nos render a atitude irresponsável de jovens mal criados, não educados, sem limites e assim, sem destino.
Isso nos chama a responsabilidade de, como pais, procurarmos saber onde andam os nossos filhos (as). Não falo de policiamento, cerceamento ou coisa do gênero, falo sim de acompanhamento, de presença, e direção. É certo que muito dependerá da atitude de cada um mas, tal atitude, é via de regra, baseada no exemplo que vê.
Como cristãos recebemos da Palavra de Deus as sábias instruções que, quando seguidas, elevam as possibilidades de vermos em nossos filhos, instrumentos para o equilíbrio da sociedade que almejamos.
Acabo de ministrar na PAES uma série de mensagens sobre a família chamada de " Valores que edificam uma família" onde fiz uma análise detalhada dos valores da fidelidade, honestidade, verdade, respeito e espiritualidade. Alí vimos a importância de introduzirmos Deus no seio da família.
Que os fatos e as terríveis cenas vistas por todo pais nestes tempos, sirvam para nos alertar e para mantermos firmes em nossa mente a pergunta: “onde andam, com quem andam, o que fazem, o que pensam os nossos filhos... e o que estamos fazendo a esse respeito.

sábado, 5 de julho de 2008

Bem alí, onde o Espírito de Deus veio em Poder


Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados At 2:1-2

Deus tem me dado muitas experiencias maravilhosas, uma delas é ser o reitor de uma comunidade tão amorosa e visionária como a PAES. Eu sou muito grato a Ele por esse privilégio. Porém, eu creio que nesta ultima 4ª feira 25.06, experimentei aqui em Jerusalém o que eu entendo ter sisdo a mais profunda das experiencias vividas em meu ministério e vida como cristão.
A direção da conferência GAFCON que agora participo aqui em Jerusalém convidou esse pastor para sero pregador do culto ao ar livre que acontceu nas escadarias do templo de Jerusalém, no local onde Pedro teria pregado o seu sermão de pentecostes, local onde Jesus passou tantas vezes para entrar no templo, local que assistiu a cura daquele aleijado ministrada por Pedro e João, que deram a ele o que tinham e não era ouro nem prata.
As orações de vocês me seguraram, me apoiaram me ungiram, me deram ousadia para falar para mais de 1200 líderes de todo mundo, 300 bispos, muitos primazes...meu coração pulava até que me disseram : “reverendo, é a sua vez” a partir dai, me senti no meio de vocês, no meu pulpito, na minha casa, estava providencialmente rodeado por bispos e pastores parceiros da PAES, amigos de longas datas que intercediam por mim...
Obrigado a todos vocês por fazerem parte de minha vida e ministério.. e continuo crendo que..o melhor de Deus ainda está por vir...
Após o culto, o Arcebispo da Nigeria, maior igreja anglicana do mundo com 19 milhões de membros, procurou o bispo Robinson para dizer “poderosa a mensagem desse seu garoto”. Gostei, gostei de , aos 51 anos de idade ser chamado de garoto..o poder? O poder passa longe de mim, e veio do mesmo que a 2.000 anos ungiu um pescador chamado Pedro, naquele mesmo lugar, bem alí onde o Espírito veio em poder..
Mais uma vez Obrigado PAES, vocês me motivam a seguir adiante
Miguel Uchôa

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pelo Sport tudo! Corinthias eu morro por ti!

Karl Marx foi quem defendeu que a religião é o "ópio do povo" !! Por um lado, eu concordo com sua tese e explico. Religião ou religiosidade de fato podem, e via de regra se tornam o escape de pessoas que se entregam a regras, liturgias, símbolos e normas vazias de sentido. A religiosidade, de uma maneira bem geral é o seguir uma religião e isso temos visto acontecer muito no mundo e no nosso caso no Brasil.
O papa visita o Brasil, coloca o pensamento oficial da igreja Católica, e, aquela que é considerada a maior nação católica do planeta se manifesta através de seus lideres, seu povo, sua juventude etc. se posicionando contra as declaraçòes do pontífice de Roma, mas todos, se perguntados, se dizem católicos... seguem algumas tradiçòes, regras e ritos, mas na realidade estão longe de serem de fato católicos...Faz sentido?
O ópio do povo é tudo aquilo que se segue cegamente sem mesmo refletir no que pensa e, especialmente no que se diz!
O futebol pode facilmente se tornar um escape, o ópio de um povo. Torcidas inflamadas como a do Sport Club do Recife e a do Corinthias Paulista por exemplo deram prova disso recentemente.
Em noticiário de horário nobre um torcedor rubro negro que na fila esperava um ingresso para comprar chegou a dizer "perdi meu emprego, mas consegui o ingresso para o jogo" Outros , que viajaram 2.500 kilometros declaram que estão dispostos a "morrer pelo seu clube"
Razão para viver, sentido de minha vida são expressões comuns nos hinos destes clubes , que hipnotizam seus torcedores!!
O ópio, é quando fazemos daquilo o centro de nossa vida...
A religião cristã verdadeira, e fundada pelo próprio Cristo, é baseada em um relacionamento direto com Deus, uma relação que se sobrepõe a ritos, liturgias, tradições e obrigações institucionais, é a religião do coração é a religação com o criador de tudo e de todos.
O apoio a uma equipe, uma torcida sadia e divertida, passa pela sobriedade do que se pensa, do que se vive e especialmente do que se fala.
Certa vez esdcutei uma frase que doeu em meus ouvidos como ferro quente perfurando " meus amigos podem não saber que eu sou cristão, mas todos sabem bem que eu sou torcedor do "....."
Gosto do futebol, do esporte em geral, fui atleta amador, sou torcedor desde criança, levado pela minha mãe alvirubra histórica... mas paro aqui para dizer
A razão de minha vida é Jesus Cristo
Tenho dado a minha vida por Ele
Sou Sóbrio por ti Jesus
Marx não conheceu o verdadeiro Deus e se tivesse vivido hoje, certamente afirmaria
"o fanatismo cego é o ópio do povo"
A ele seja dada toda a Glória e, parabéns aos merecidos campeões

segunda-feira, 26 de maio de 2008

2a feira, ahh, dia de trabalho!

O domingo passa a ser monótono e para alguns entediado a partir do período da tarde, isso porque se aproxima a 2a feira, o dia da volta a rotina do trabalho. Pondere comigo esta questão e veja se algo assim faz sentido, ver o trabalho como um mal necessário!

Naturalmente que existem muitas causas, razões e explicações para isso. Arrisco um palpite simples, nossa herança colonizadora .
Os registros dos colonizadores não portugueses que estiveram pelo Brazil mostra-se interessante. Holandeses protestantes, amantes do trabalho se escandalizaram com o fato de que "tudo nesse país é feito pelos escravos, até as tarefas mais simples". Claro a escravidào poderia ser uma das razões, mas, em outros países houve escravidão e nem por isso o povo cultua o estado de latência e reverência ao ócio, vendo o trabalho como aquele "mal necessário". Pince apenas os EUA, uma das nações do topo do escravagismo e veja onde eles chegaram. Naturalmente, sugiro guardar outras questões ideológicas que não estamos tratando aqui.

A busca da facilidade no Brasil parece com o curso de um rio, que forma seu leito procurando sempre o caminho mais fácil, forma-se o leito, mas alonga-se o caminho sobremaneira, ao ponto de praticamente passar duas ou mais vezes pelo mesmo caminho em cortes sinuosos.

A cultura da facilidade do serviço público é fruto desta cosmovisão retrograda e os cursos preparatorios para os concursos públicos permeiam a nação de ponta a ponta. Esta busca incansável pela função pode ser entendida como algo facilitado e de carreira curta e finaceiramente promissora. Uma enxurrada de pessoas competentes, talentos potenciais que se trancarão em salas refrigeradas carimbando papéis e esperando a desejada aposentadoria pública. Nem sempre é assim, mas me parece que esse é o mote do momento!

O serviço público brasileiro nunca foi tão numeroso desde os tempos do Império e isso também pode mostrar a falta de oportunidade nos demais setores .Chamou a atenção dos europeus colonizadores e visitantes, escritores e intelectuais do velho mundo a "busca desenfreada de depender do erário público pela sugerida garantia e estabilidade".

O trabalho honra o ser humano e é um presente de Deus. Abençoado aquele que faz de seu trabalho um veículo de benção para a sociedade. Cumpramos o mandato cultural outorgado na Bíblia Sagrada no livro de Genesis em fazer todas as coisas com excelência e para o bem comum.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Hipocrisia Americana e Europeia

Jornais dos estados Unidos e Europa estamparam hoje críticas ao Brasil no que eles estão insinuando ser arrogancia acharmos que a Amazonia é nossa. A renuncia da competente ministra do Meio Ambiente Marina tem deixado o mundo louco. Louco ao ponto de insinuar como os americanos estão fazendo, que a Amazonia deve ser internacional pois a maneira que os Brasileiros estão tratando a floresta é uma ameaça ao planeta.
Eu tenho que rir e espero que você da mesma forma ria para não chorar com tamanha hipocrisia.
Os Estados Unidos da América , a maior força destrutiva do planeta, o exército mais dominador e a nação que possui capacidade para destruir toda a espécie de vida do planeta mais de 34 vezes em um instante... Ousa insinuar que a Amazonia é mal tratada e por isso deve ser internacionalizada!
Como Brasileiro, defendo a Amazonia até o fim e de todos os modos, mas como brasileiro e crítico que não caiu no encantamento de Luiz Inácio Lula da Silva, sei que a Amazonia nunca foi tão ameaçada como agora está sendo, nunca foi tão desprezada como agora está e nunca, um governo que se diz progressista e socialista , pelo menos se disse um dia, tratou tão mal a questão ambiental.
Quem lutava pela vida e o meio ambiente como os petistas de antes lutavam, geram estranheza ao tentarem agilizar as licenças para as obras na Floresta e em outras grandes "reservas" Brasileiras.
Quem lutava contra o projeto Jari, hoje luta para a liberação das licenças para a contrução da hidroelétrica do Rio Madeira.
A ministra Marina não aguentou , provavelmenrte tamanha hipocrisia e optou pela coerência.
parabéns Marina, a Amazonia está desconfiada, insegura, mas tudo tem um limite e você, optou pela dignidade.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Cultura da Cidadania

A Cultura da Cidadania

Há instalada em nosso país uma anti cultura da cidadania. Isso está atestado no ansioso desejo de todos de fazer justiça com suas próprias mãos. Na forma mais violenta e agressiva somam-se os grupos de extermínio. Mas não são estes extremos que constituem a maioria dos casos.
Você sabia que o uso de algemas é regulamentado por lei e somente podem ser usadas quando o detido for uma ameaça a integridade dos policiais que efetuam a prisão, ou exista suspeita de fuga iminente? No Brasil, policiais abusam deste instrumento algemando pessoas que se entregam pacificamente, exageram, e isso pode gerar um processo contra o estado por abuso de autoridade. Porque algemar o casal Alexandre Nardoni e Ana Jatoba, que se entregam pacificamente e não ameaçam os policiais responssáveis? Porque algemar o empresário que se rende dentro de sua casa e se entrega a justiça sem resistência? Porque algemar o político que é preso e da mesma forma pacificamente se entrega? Abuso de autoridade e show dramático que soma crédito político, pode ser uma resposta.
Tudo isso é feito, tenha certeza, porque agrada a população ver estas pessoas humilhadas, satisfaz o desejo pessoal de vingança de cada um(a). A Polícia Federal tem realizado grandes espetáculos, prendendo suspeitos que muitas vezes são senhoras, homens idosos e que são algemados como se capazes fossem de reagir àquele aparato instalado... e isso, com todo o alarde que cabe a um show em horário nobre.
Satisfaz à população, que esquece os direitos constitucionais de cada um, que esquece que existem leis para serem cumpridas e esquece, que um dia, tudo isso pode se virar contra eles mesmos e ninguém clamará pelos seus direitos.
A Bblia Sagrada adverte “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.” Rm 12:19.
Como cristãos, exerçamos a cidadania integral, que olha para tudo dentro dos parâmetros da lei e da ordem e deixemos que qualquer vingança, se existir, que seja feita pela justiça de Deus, assim colaboramos com a cultura da cidadania.
Miguel Uchôa

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Hoje é o dia das mães

Não é necessariamente porque hoje é o dia das mães que devemos fazer uma homenagem a elas, a data é significativa e vai além de um apelo comercial, muito além. A maternidade é algo intrigante e deve ser observada com atenção, é algo singular. Não há nada como uma mãe. Tem algo que Deus colocou somente nelas e em mais ninguém. Observo as mães e percebo:
Seu ser sacrificial, elas são capazes de ir tão longe para proteger seus filhos. Negam a si mesmas, desafiam gigantes, enfrentam a tudo e a todos para salvaguardar sua “prole”
Sua oração, Não há nesse mundo uma oração que vare os céus mais rapidamente do que a oração de uma mãe desesperada, esse clamor é tão verdadeiro que constrange
Sua tenacidade, uma mãe não desiste fácil, ela persevera mais que tudo para dar aos seus , uma condição melhor de vida.
Seu cuidado, a figura da galinha com seus pintinhos guardados embaixo de suas asas é a figura de uma mãe protetora e sempre parcial, para ela, seus filhos são os mais bonitos , os mais sabidos...
Sua esperança, as mães, via de regra, enxergam o melhor e as vezes parece que são elas que escrevem o futuro, tamanha a esperança que demonstram
Eu poderia seguir listando tudo aquilo que vi, crescendo em um lar onde a minha mãe assim me parecia, sempre aquela figura imbatível... Mas atesto minha experiência pessoal colocando-a ao lado das mães na Bíblia, das mães que tenho conhecido na igreja, naquelas que conheço de outros círculos e não mãe de meus filhos, que de perto observo.
Uma mãe que conhece a Deus se multiplica em um exército e muitos filhos de mães assim tem sido os agentes de transformação da sociedade.
Deus as mantenha sempre assim Mães, imbatíveis, incansáveis, ilimitadas...
Miguel Uchôa