sexta-feira, 1 de março de 2013

6a Feira 17o Dia de Escuta


Acorda Jesus!!

Mc 4:35-41;1 Co7:1-9
Clamar por socorro pode ser uma de nossas mais corajosas atitudes
M. Andrade
 
Quando conheci pela 1ª vez o grande lago conhecido comumente como “Mar” da Galileia, lago de Genesaré ou ainda como é chamado na forma hebraica “Kneret”, por ter a forma de uma harpa, fiquei me perguntando onde num lugar assim, tão calmo e de águas tão tranquilas poderia haver uma tempestade ao ponto de ameaçar a segurança de uma embarcação ainda que pequena como era o modelo dos barcos da época de Jesus? Eu estudava Engenharia de Pesca e estava em Israel fazendo um trabalho voluntário e estagiando em uma estação produtora de peixes. Em uma ocasião, visitando um centro de pesquisas nesta região do “Mar” da Galileia, fiquei sabendo que em certas ocasiões sopram fortes ventos e as águas podem sim ficar bem ameaçadoras, especialmente para pequenas embarcações.
O evangelho não está dizendo nada fora da realidade e nem sempre uma visita rápida e superficial a uma localidade deve nos levar a tirar conclusões precipitadas. Os discípulos e Jesus estavam em um barco que de fato corria perigo e eles ficaram temerosos que aquilo significasse o fim de suas vidas se surpreendendo com a tranquilidade de Jesus, dormindo em meio àquele tumultuo generalizado. A atitude deles de acordarem Jesus não foi diferente da atitude que nós teríamos em uma situação semelhante. Falo pelo menos por mim, para não incorrer no erro de julgar o seu coração.
Certa vez estava pregando nesse texto e insisti que em muitas situações nós precisamos sim, acordar Jesus e clamar por socorro.. muitas vezes precisamos sim dizer Jesus, Tu não estás vendo o que vivo? Ajuda-me Senhor!!! Alguém me procurou após a mensagem pra dizer que os discípulos foram fracos ao tomarem a decisão de acordar Jesus e me indagou porque eu motivei as pessoas a fazerem o mesmo? Ora respondi, porque Jesus conhecendo o nosso coração sabe de nossas limitações e quando Ele nos diz para pedir, clamar, orar, buscar e até insistir, dando o exemplo do Juiz que atendeu por insistência, não me resta outra opção senão seguir seu conselho. Claro que Jesus estava aproveitando a oportunidade para ensinar sobre fé aos seus discípulos e claro que eu e você aprendemos com essas situações da vida quando nosso barco parece estar indo a pique e o Senhor dos mares simplesmente, em uma ação sobrenatural nos surpreende com seu poder, que nos leva a exclamar de forma semelhante aos discípulos Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”  quem é esse que domina sobre todas as coisas?
A resposta a essa nossa indagação vem sendo respondida a mais de dois mil anos de maneira impressionante, esse é aquele que dividiu a história em duas partes distintas, antes e depois de Sua existência, no entanto, mais relevante ainda, é aquele que dividiu as nossas vidas também em duas diferentes partes, a saber, antes e depois de conhecê-lo pessoalmente.
Quando o apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios ministra aos seus corações sobre a dinâmica dos relacionamentos amorosos, ele está tocando em uma das áreas mais difíceis da existência humana. Não é a toa que a Bíblia e o próprio Jesus compara a Igreja com uma noiva e Jesus como noivo. Isso dá uma dimensão de profundidade ao relacionamento amoroso e sexual do ser humano, especialmente dos cristãos. Essa relação é a mais profunda relação que pode existir entre os seres humanos, notadamente entre um homem e uma mulher. Aquele que acalma até os mares, pode também fazer com que nós em todas as nossas limitações possamos desenvolver relações humanas e casamentos que sejam exemplo de benção, gerem vida e promovam uma sociedade mais harmoniosa e fraterna.
Talvez você esteja vivendo hoje um grande desafio em sua vida, talvez o mar de sua existência esteja revolto e o seu barco esteja sendo sacudido de um lado para o outro. Creio que dificilmente um leitor hoje não esteja vivendo algum tipo de desafio, seja na vida familiar, afetiva, emocional, profissional, ministerial ou de qualquer outro tipo. Se esse for o seu caso, não se intimide de correr para Jesus e dizer em alta voz: Jesus acorda! Não se intimide, não se ache menor por isso porque são estes menores que o Senhor amou e disse que mesmo os conhecendo os amou até o fim. Deixe para os fariseus a tarefa de dizer e pensar que podem por si mesmo e por suas forças e leis resolverem seus problemas, A casa não vai bem, o relacionamento com a esposa ou marido não vai bem, seus filhos não estão seguindo o caminho que seja do Senhor?  Grite bem forte: Acorda Jesus, meu barco está prestes a afundar!!!
Tenho certeza que haverá mais alívio em seu coração quando Ele se aproximar e perguntar onde está a sua fé? E você responder com convicção: Crescendo Senhor, crescendo, mas preciso de Tua ajuda sempre.

Minha Oração

Senhor, nem sempre consigo passar pelas tempestades sem clamar pelo teu nome, na realidade meu Deus, já me conheço o suficiente e mais ainda conheço a Ti, para entender que sem Ti nada eu posso fazer, por isso, sei que me entendes quando eu clamo e digo, por favor Jesus acorde e me socorra!

 

 

 

Nenhum comentário: