sábado, 16 de janeiro de 2016

Comunicado do Bispo Miguel Uchoa



Comunicado

Somos profundamente agradecidos a Deus pela liderança que Ele tem levantado nestes últimos tempos na maioria das províncias da Comunhão Anglicana. Estes líderes formam o GAFCON/FCA e as principais províncias do Sul Global.  A mesma gratidão se estende a esses mesmos  lideres que reconhecem oficialmente a Igreja Anglicana-Diocese do Recife como uma Igreja Legitimamente Anglicana.
Durante esta semana os Bispos Presidentes (Primazes e arcebispos) das 38 províncias e os moderadores das igrejas Unidas atenderam a uma convocação do Arcebispo de Cantuária Justin Welby para orar e refletir sobre a situação atual e fraccionada da Comunhão Anglicana no que diz respeito ao ensino tradicional e milenar da igreja sobre o conceito de casamento e sexualidade.
A maioria da Comunhão é considerada como conservadora neste aspecto e como nós aqui em Recife, defende o casamento entre um homem e uma mulher para toda vida como sendo o plano de Deus.  Mas A Igreja está dividida desde que TEC (Igreja Episcopal dos EUA) ordenou um bispo homossexual e agora em 2015, mudou o conceito de casamento em suas liturgias oficiais e no ensino regular da mesma passando a considerar a normalidade das relações homossexuais. Desde então, a crise somente veio se agravando não obstante todas as tentativas de retorno ao ensino bíblico. TEC nunca respeitou as decisões da Comunhão a este respeito e seguiu sua agenda liberal, revisionista e independente.
Na reunião desta semana os primazes de toda comunhão votaram por maioria superior a 2/3 por uma sanção disciplinar contra a TEC banindo-a de todas as instancias decisórias da Comunhão Anglicana por três anos. O Status de observadora foi dado a TEC nesse período.
O comunicado oficial dos Primazes foi forte, mas não o suficiente por não ter incluído outras províncias que têm seguido a agenda da TEC, a exemplo da Igreja Anglicana do Canadá, País de Gales, Brasil (IEAB) etc. Mas, de qualquer forma é o inicio de uma pavimentação do caminho que nos levará possivelmente à restauração  do ensino bíblico, mas vai requerer muito mais se de fato quisermos restaurar a Comunhão Anglicana como um todo.
Finalmente o GAFCON/FCA saiu fortalecido de tudo isso, mais províncias pediram filiação ao movimento que hoje congrega em torno de 80% de toda a membresia da Comunhão Anglicana.
Como uma Igreja Anglicana a Diocese de Recife  se orgulha de ser parte desse Movimento GAFCON e representa-lo no Brasil, movimento que levanta a bandeira do Evangelho bem alto e assim, enxerga que uma luz surgiu lá no fim do túnel e uma aurora sob essa Igreja pode chegar. Mas Ainda há muita terraplanagem a ser feita nesse caminho. Que nessa jornada, nos ajude o Senhor!

Recife (PE), 15 de Janeiro 17 de 2016.

Revmo. Miguel Uchoa Cavalcanti
Bispo Diocesano
Igreja Anglicana-Diocese do Recife

Extra Provincial para o GAFCON/FCA

2 comentários:

Aldivania F. disse...

Amém! Tenho muito orgulho de fazer deste povo que defende o evangelho genuíno, que não se dobra "às modernidades deste tempo". Amo a Cristo, amo minha igreja.

Unknown disse...

Miguelão! Permita-me assim chamá-lo como sempre o chamamos com todo o respeito.
Como o Apóstolo Paulo foi criado aos pés de Gamaliel, foste criado aos pés de D. Paulo Garcia, espiritualmente falando.Um bom aluno nunca esquece os ensinamentos de seu mestre, por isso você sempre se posicionou defendendo o genuíno evangelho de Jesus Cristo! Parabéns Bispo Miguel Uchoa. Estamos em oração pela IEAB.

Abraços fraternos,
Ana Maria e Clio.