sábado, 26 de janeiro de 2013


Na minha primeira juventude, já não sei mais em que juventude estou agora, eu pulei  carnavais. Na realidade nós nos preparávamos para esse período, sou do tempo que havia o corso no centro do Recife e os bailes dos clubes faziam o clímax da festa. Prévias eram "Carnaval em preto e branco" do cabanga iate Club e o "Mamãe quero voar" do clube de oficiais da aeronáutica. Olinda? Isso não fazia parte da agenda, carnaval de rua muito menos. Num segundo momento aconteceu.
Digo isso para que alguém não se antecipe e me julgue como sendo um daqueles que diz que o
livro não presta sem sequer ter lido o prefácio. Sim eu pulei intensamente alguns carnavais. Conheço bem mais do que o prefácio dessa festa.

Hoje eu PULO O CARNAVAL ( PULO_ do verbo pular, saltar por sobre ), sim desde o dia 21 de Dezembro de 1979, quando conheci a Cristo e por ele me apaixonei, pelas suas palavras decidi guiar a minha vida, pelo seu ensino decidi procurar viver, pela sua ética resolvi pautar a minha vida e assim por diante. Entendi que existe uma hierarquia nas coisas deste mundo e que elas devem estar relacionadas sempre com o mundo espiritual. Desde então passei a pensar da seguinte forma “ o que Jesus faria em meu lugar”  lembra do livro, filme, pulseira? Lembre então do evangelho : aquele que quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Por isso entendi que não deveria gostar daquilo que Jesus não gosta, amar o que ele não ama, estar onde ele não estaria, me deleitar naquilo que ele repudia. Por isso eu hoje PULO O CARNAVAL.

PULO O CARNAVAL  porque não acredito mais na festa como uma expressão apenas cultural. Não costumo demonizar a cultura, mas presto atenção para ver onde o demônio está misturado na cultura, isso eu faço. O carnaval é uma festa ambígua, não posso deixar de ver o lado cultural de tantas manifestações, do espírito do artista brasileiro. É indiscutível que a criatividade do povo não se esgota. Muitos vão se lembrar da história daquele folião que vinha no meio da multidão puxando uma coleira e gritando vem Bob vem Bob!  As pessoas abriam caminho com receio de um cachorro para depois perceberem que ele apenas puxava um “bob” de cabelo e outras iniciativas hilárias.
No entanto é inegável que o carnaval não se restringe a isso,  há muito perdeu a ênfase folclórica e deu vez a uma busca por algo mais, um extravazamento do ser que persegue uma satisfação qualquer e que em nome disso esquece qualquer limite e se entrega a tudo e a todos. Como em tudo, não podemos generalizar, mas não há como negar que essa é a ênfase da grande maioria, o que vem tornando a festa cada vez menos segura e cada vez mais um terreno fértil para o uso exagerado de bebidas, o consumo de drogas e a prática de uma sexualidade desenfreada. Como cristão, esse não é o meu lugar, não preciso disso, não estou em busca dessa alegria regada a prazeres da carne que depois retornam com a depressão da alma. Se você é um cristão(ã), saiba que esse não é o seu lugar.

PULO O CARNAVAL  porque existe na festa uma componente espiritual muito forte e verdadeira. Nunca duvide disso. Não seja ingênuo(a) em dizer que “ se para você esse não é o sentido, não me atinge” ledo engano. Ninguém passa por uma carvoaria de roupa branca e sai sem estar manchado de preto. O espírito que domina este mundo está intensamente presente nessa festa. A maior prova está na dedicação da festa. Em todos os cantos com diferentes aparatos e mascaras culturais esta festa é entregue ao deuses e orixás. Ano passado, o líder de um dos grupos “folclóricos” disse em entrevista, falando sobre a noite dos tambores silenciosos “ este é um momento de entrega, um momento religioso, essa festa é uma festa religiosa para nós, estamos entregando a festa ao orixás” entrevista ao jornal NE TV da rede globo de televisão. Se você é um cristão(ã) esse é o angulo que você precisa observar essa festa. Não há como participar disso tudo e não ser parte disso tudo. Essas coisas são inseparáveis.

PULO O CARNAVAL porque quando conheci a Cristo decidi pela Escritura que somente a Ele prestaria culto, que somente a ele meus lábios louvariam. Você também pensa assim? Pois bem, portanto preste atenção nas letras das musicas do carnaval, que por detrás de um ritmo alucinante , contagiante estão repletas de louvações a deuses afros, frases de abominação a Deus. Talvez alguém lembre de um dos mais novos blocos do carnaval de Recife se chama “Culto a Baco”, criado em 2007 o grito de “fé” desse bloco irreverente é: Eu não vou ao culto orar, eu vou ao culto a Baco! Ora Baco é o mitológico Deus do vinho e não precisa ir mais adiante para perceber que isso vai além de uma simples irreverência. Talvez isso seja difícil de entender para alguém que não conhece a Cristo e confessa essa fé, mas  você que sabe disso, pode facilmente perceber o que de fato está por detrás dessa festa. Nada mais contagiante do que os desfiles das escolas de samba, especialmente do Rio de Janeiro. Mas seria ingenuidade ou cegueira eletiva tentar omitir de nossas mentes que por detrás de tudo aquilo está uma componente espiritual muito intensa. Muitas das letras dos sambas enredos, além de passagens históricas fazem alusão e louvação a entidades do candomblé e de outras tendências religiosas espiritualistas. Não é novidade para ninguém que os líderes destes grupos são em sua maioria esmagadora devotos de “santos guerreiros”, filhos de “santo” e com suas histórias totalmente ligadas a estas práticas, trazendo assim para suas escolas a louvação a estas entidades, o que compromete a imparcialidade espiritual do movimento. Se você é um cristão(ã) pense nisso para formar a sua opinião e para informar a quem tem ainda dúvida.

PULO  O  CARNAVAL porque como cristão entendi que minha vida deve servir de exemplo em tudo e , em toda minha luta para fazer isso verdade, se inclui o meu comportamento, minha moderação e minha sabedoria. Não levantarei minhas mãos ao céus para dizer frases que não louvem a Deus e sim a falsos deuses, não terei prazer naquilo que não dá prazer ao meu Senhor, não é para mim alegria aquilo que entristece o coração de meu Deus.  A festa pode ser bonita, e em muitos casos é, mas o diabo se faz de cordeiro para iludir a muitos. Eu não serei um desses, meu entendimento mostra, minha razão testifica que essa festa e algo que não me diz respeito. Se você e um cristão(ã), está na hora de pensar em que tipo de exemplo você deseja ser.


PULO O CARNAVAL porque além de tudo isso e de muitas outras coisas que poderiam aqui ser colocadas quero ser alguém que faz diferença. Com estes exemplos e com a prática de um período de exageros e como citei extravasamentos do ser, esta festa se torna a cada dia e de fato a festa da carne e os cristãos, por não se sentirem motivados ao extravasamento da carne e sim a busca de um controle de seus impulsos carnais e a busca de uma vida limpa e pura diante de Deus devem se afastar desse momento e devem ensinar aos seus filhos que da mesma forma se afastem de tudo isso, toda a raiz está comprometida, as intenções estão maquiadas, e a espiritualidade pagã permeia toda a festa. Tenho dito que por detrás da mais simples fantasia de uma festividade infantil escolar nesse período, está uma intenção espiritual que reveste toda a festa. Não há como separar. Se incentivo meu filhinho a se fantasiar hoje e participar das festividades, não poderei me queixar que, quando jovem ou adulto ele deseje seguir adiante e se envolva na totalidade da festa, se expondo a estes riscos e à contaminação espiritual. O que a sabedoria de provérbios diz é que devemos ensinar a criança no caminho que ela deve andar e quando adulta não se desviará desse caminho!
Como Bispo e líder espiritual da Diocese de Recife e como Reitor da PAES quero dizer que essa é a nossa posição, essa a postura que espero de todos os cristãos que estejam sob minha cobertura espiritual tenham e que também se decidam por PULAR O CARNAVAL.

+Miguel Uchôa Cavalcanti
Bispo de Recife
Reitor da PAES

10 comentários:

Mercya Andrade disse...

Excelente!! Consegue traduzir em palavras claras, simples e objetivas por que devemos, obrigatoriamente, sendo cristãos PULARMOS o e/ou do carnaval!! Acrescento apenas que ficarei em oração pelos que ainda caem na ilusão da vã alegria festiva...e que um dia, quando, apenas Deus o sabe, todos verem a Cristo...se lembrarão que foram advertidos por alguém profundamente conhecedor da palavra de Deus e alma humana!! Parabéns ao nosso Bispo e Pastor!! Mercya Andrade (membro da PAES)

Anônimo disse...

Tambe'm a exemplo de muitos sai' 'as ruas no carnaval a fim de buscar alegria... nunca a encontrei por la' e essa verdade ja' me acompanhava antes mesmo de poder discernir o mundo espiritual atrave's do Espi'rito Santo. A primeira vez que sai' pra' evangelizar no carnaval, ainda nova convertida, deu trabalho pra' ser liberada pelo meu pastor, que me orientou a orar e jejuar com veemencia antes de enfrentar tal batalha: fiquei impressionada com a experiencia, podia entao perceber e sentir a malignidade que existe por tra's da "festa" e digo sem medo de estar errada, pessoas nascidas de Deus nao conseguem estar ali como participantes. Oremos para que os afastados e frios espiritualmente que pretendem se meter nisso esse ano, sejam tocados e renovados espiritualmente.

Melânia disse...

Texto simples e sábio sobre a ilusão de uma alegria que deixa um saldo tão negativo na vida de muita gente!
Pastor Miguel, como sempre, muito pertinente suas reflexões. Eu também PULO O CARNAVAL!!!

Anônimo disse...

FALOU E DISSE, BISPO MIGUEL ( ESTRANHO CHAMÁ-LO ASSIM) MAS..." QUEM HONRA, HONRA...".SUAS PALAVRAS FORAMM CHEIAS DE SABEDORIA E ESCLARECIMENTO. SE ALGUÉM AINDA TINHA ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, SÓ O FARÁ SE QUISER! " O SANGUE NÃO RECAIRÁ SOBRE SUA CABEÇA". ABRAÇOS, ANA E CLIO.

Anônimo disse...

A vida ,e feita de escolhas,a felicidade esta dentro de nos,a certeza de termos Jesus e poder usufruir de tudo,sem mas intencoes em e deixando o exemplo cristao nas atitudes,Carnaval,nao pode ser responsabilizado pelos pecados dos q vao para extrapolar,beber e etc.ANABEL

Unknown disse...

Excelente e esclarecedor, pastor, compartilhando.

Anônimo disse...

Maravilhoso texto. Lamentável ver amigos das antigas se enganando e participando dessa festa

LAMARTINE disse...

Lamartine Lyra Cruz

Nasci em um lar cristão. Dos 17 aos 32 anos frequentei o mundo e participei até 28 anos daquilo que ele oferecia. Ainda aos 32 anos retornei de livre e espontânea vontade ao convívio cristão (evangélico). Também, naquele período constatei que o mundo e suas atrações não me dizia mais nada, assim larguei-o.
PULEI (do verbo pular)o CARNAVAL.
09/02/2015

Anônimo disse...

Esta é a postura da Igreja de Cristo. Destarte, também não esqueçamos que devemos ter misericórdia daqueles irmãos mais fracos na fé, ou ainda engatinhando, que não conseguiram vencer as tentações e caíram na folia. Devemos recebê-los como o Pai recebeu o filho pródigo, não como o irmão orgulhoso e cheio de si a apontar para o outro como um derrotado. A família de Deus não se compraz na queda do doutro e nem se acha melhor por não ter caído em tal área. Um terno abraço

Marcya Andrade disse...

Esse texto do Bispo Miguel, escrito em 2013, não deixará nunca de ser relevante em sua atualidade, justamente por ser pautado na perenidade da palavra de Deus! Que bom seria que as manifestações culturais populares, muitas só se manifestam durante o Carnaval, não carregassem em si o peso de uma espiritualidade que diverge da de Cristo! Também pulo o Carnaval!