terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pera ai, já estão querendo misturar natal com religião!!



Uma empresa realizava a sua confraternização de natal, muitos falaram, homenagearam os chefes, falaram dos avanços, mencionaram estratégias que deram certo.. até que chegou a vez de um funcionário falar. Esse rapaz começou a falar do sentido do natal e mencionou o nascimento de Jesus Cristo que é o nosso salvador.. e daí, alguém da plateia disse a seu vizinho... Pera ai, já estão querendo misturar natal com religião...

Estamos vivendo esta época “ mágica” que é o período natalino. Existe no ar algo especial e isso é incontestável. Preste atenção, um sorriso se expressa com maior facilidade, um gesto de solidariedade é mais comum, e parece que olhamos mesmo para o mundo e para o próximo, com um olhar mais divino e menos interesseiro, mais amoroso e menos rancoroso, mais perdoador e menos vingativo.. esse é de fato, um tempo especial.
É pena que seja um período tão fugaz uma época tão passageira... você pode imaginar se vivêssemos assim os 365 dias do ano? Algo mudaria na sociedade humana. Teríamos uma sociedade mais humana e mais justa, mais fraterna e mais compreensiva, mais altruísta e menos interesseira.
Mas o que estamos celebrando para que as pessoas mudem tanto assim? Para mim, não sobra nenhuma dúvida, ainda é o Espírito de Deus, que celebra a natividade do Senhor Jesus que ainda consegue vencer tantas barreiras, saltar tantos obstáculos e fazer com que o ser humano veja as coisas por outra ótica.
Sim, quando chamamos a todos para celebrar o natal, estamos chamando para a celebração da vinda do Senhor, do cumprimento de inúmeras profecias, do propósito de Deus realizado, da maior demonstração de amor de todas as eras, Deus encarna, se faz ser humano e habita entre nós. Estamos celebrando o Emanuel, Deus conosco...
Mas, lamentavelmente muitos tem vivido um natal sem Cristo, mesmo isso não fazendo qualquer sentido. O natal apenas das festas, da comida e da bebida, de uma mesa farta e de muito congraçamento, o que entendo ser positivo. Mas não se completa se nesse natal, não tiver lugar para a manjedoura, para o menino Jesus.
O natal sem Cristo é tão sem efeito que seu poder se encerra e se empacota junto com os adornos, o presépio(mesmo meio fora de moda) e a árvore de natal. O natal sem Cristo é um natal pagão, agnóstico, meramente humano e assim, não subsiste ao tempo e se apaga com as luzes dos enfeites.
Me impressiona como se consegue fazer uma reversão de sentido em algo tão precioso. Procurei nas lojas, nos shoppings centers, nas ruas e ainda não encontrei nenhuma referência a Jesus Cristo, não vi nenhum manjedoura, presépio nas praças ou coisas deste tipo. Mas, para minha tristeza vi um shopping aqui em Recife, cujo tema natalino é o garoto, mas o garoto Pinóquio!!! Pasmem, é pura verdade. Em outro centro comercial desses vi até gasparzinho, o fantasminha camarada, vi o pássaro piu piu, o patolino.. vi muitos duendes, fábricas de brinquedos...mas , lamentavelmente, não encontrei uma referência ao nascimento de Jesus Cristo.
Eu, e milhões de cristãos em todo o mundo somos ainda daqueles que insistem que esta festa só faz sentido se seu sentido for a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Quer uma sugestão arriscada? Aqui vai: Onde você estiver nessa noite de natal, diante de uma mesa, num grupo de amigos mencione o sentido do natal, fale do nascimento de Jesus e perceba a reação das pessoas... alguns poderão dizer ainda assim: Já estão querendo misturar natal com religião!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Por isso só descobri a alegria de celebrar o Natal quando encontrei Jesus.
Reverendo Miguel Uchoa gostaria muito mesmo que o Senhor visitasse o meu blog DAY BY DAY e lesse a respeito da postagem onde dou algumas DICAS QUE JAMAIS DEVEM FALTAR NO NATAL!!!!!
(http://nayaramaranhao.blogspot.com)
Um abraço no amor de Jesus Cristo que nos une e permenece para sempre.

Monica Modesto disse...

Compartilho com vc esse mesmo sentimento, de que as pessoas estao abandonando a verdadeira essencia do espirito de natal que eh o Nascimento do menino Jesus!!!!