sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Essa Equação Não Está Correta


Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.  At 4:12

 X + MAS = Natal

Estamos na quase véspera de natal, amanhã todos estarão felizes e cantando canções natalinas, muita confraternização, muita festa e tudo que nós já sabemos. Resta-nos então a pergunta que equação é essa  X+MAS+ Natal ? O fato é que nos países de língua inglesa, ou seja em boa parte do mundo ocidental, esta se celebrando uma festa, mas não necessariamente o natal assim como é proposto, a natividade de Jesus Cristo em Belém de Judá na palestina de cerca de 2000 anos atrás.
Li uma tentativa de remendar esse descaso onde alguém dizia que isso era apenas uma maneira de facilitar as coisas e que o X é a letra c do alfabeto grego e que traz o som de Cri ou coisa semelhante. Não é necessário ser linguista para saber que a letra c do alfabeto grego tem o som de chi, a ideia de K e não dá para substituir o CHRIST, como propôs alguém.
Na realidade, por trás disso tudo está a palavra secularismo que significa o seguinte segundo o dicionário Michaelis_ Sistema ético que rejeita toda forma de fé e formação religiosas e aceita como diretrizes apenas fatos e influência derivados da vida presente.
Portanto a secularização do natal leva essas pessoas a não aceitar a festa com a sua proposta inicial, onde se celebra a natividade do Senhor e Salvador da humanidade Jesus Cristo. Mas, entendendo que a festa é boa, que propõe amizade, amor, promove confraternização e um espírito desarmado, ou seja, traz benefícios a todos, vamos celebrar, no entanto retira-se a componente religiosa, a saber, o Cristo e coloca-se algo semelhante na pronuncia, mas que não seja tão cristão como o nome CHRIST.
Assim, como numa equação onde X pode ter qualquer valor, você atribui o valor que quiser, contanto que se celebra, festeje e se promova a vida e a alegria. Nessa nova equação o X pode ser igual ao que você quiser, por exemplo:
X+MAS= Natal  onde X= confraternização logo confraternização + festa = Natal
Coloque o que você quiser no lugar do X e sua festa está legitimada pelo processo de secularização que vive a sociedade hoje, especialmente dentro de sua componente pós-moderna onde tudo se relativiza e os absolutos morreram e foram sepultados faz algum tempo.
Para nós cristãos essa equação está errada e a única maneira de resolvê-la é dando ao X o valor que lhe é devido novamente  
X+MAS = Natal  ,   onde X= CHRIST ,  logo, Christ + MAS = Christmas ou seja, Natal
Dessa forma não retiramos o Cristo do natal e mantemos o verdadeiro sentido dessa celebração. A cristandade não pode aceitar as nuanças do secularismo e necessita sempre afirmar seus valores, custe o que custar.
Feliz natal a todos, celebramos nesse dia, o dia que Deus decidiu vir ao mundo e oferecer seu amor aos seres humanos. Seu nome foi Jesus Cristo o nome sobre todo nome. Assim seja

Um comentário:

Anônimo disse...

Muita boa mensagem Pastor Miguel. Que o nosso Cristo (Christmas)sempre faça parte do nosso Natal. Um abençoado Natal pra todos voces! Abraços, Lu