sábado, 14 de novembro de 2009

O fim do mundo, quando será?



Ontem foi lançado em todo mundo o filme de Roland Emerich, Dooms day, em português “ O ano da Profecia” . Mais uma super produção com impressionantes efeitos especiais e que com certeza causara grande impacto na mente da sociedade. Mas esse impacto não será causado pela qualidade do filme ou pelo roteiro do mesmo. Na realidade, esse “ roteiro” já está na mente e nos corações dos seres humanos, que vivem numa , quase expectativa, de que este mundo de fato acabe, afinal de contas , estamos tentando acabar com ele mesmo quando o tratamos com tanta negligência .
A Bíblia narra o desejo de Deus em aqui nos colocar. Em Gn 2:15 ela diz que Deus nos colocou aqui para cuidarmos desse jardim. Diante desse mandato e do descaso ao mesmo por parte da humanidade, não é estranho que estejamos levando o planeta ao colapso total. Não tenho dúvidas que haverá um fim, pelo menos para esta dimensão de planeta, creio que , segundo as escrituras sagradas, Jesus haverá de voltar e sua volta iniciará um novo período na história da criação. Mas mesmo assim, me parece lógico que o fim desse mundo esteja mais perto do que longe, pelo esgotamento dos recursos naturais.
Na pós modernidade, com tanta ênfase no individualismo, no prazer pessoal, na vantagem que eu tenha, no interesse próprio em detrimento do comunitário, descarrega-se tanto sobre o planeta, polui-se pelo lucro imediato e os dados são aterrorizadores. A tónica é pelo lucro imediato e o que isso implique no futuro de nossos próprios descendentes, parece não interessar mesmo.
Mas, mesmo com tantos sinais, mesmo apelando-se para um calendário Maia que se encerra em 21 de Dezembro de 2012, mesmo estando diante do temor do fim pela lógica dos acontecimentos... cada cristão tema tranquilidade de saber que : 1º haverá sim um fim e 2º que se ele(a) for um fiel seguidor de Jesus Cristo, aconteça o que acontecer ele(a) estará a salvo dentro do propósito de Deus.
Ao longo da história e em diferentes grupos, sendo eles cristãos ou não, seitas apocalipticas tem tentado datar o fim do mundo e todas elas tem falhado e re-programado suas datas e as falhas continuam se sucedendo. Jesus, em Mateus 24 traz uma descrição do final dos tempos, ela é bem pertinente, mas no verso 36 ele diz : “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mt 24:36” O que Jesus nos diz é que ninguém há de saber o dia do fim, ou, não nos cabe este saber.
A mais recente novidade nessa área é o grupo ligado à familyradio que segundo o portal creio esteve distribuindo folhetos com a marcação da data do fim do mundo para 21 de Outubro de 2011 na cidade de Belo Horizonte. ( cf web sites)
O que tenho a dizer nesse particular é que, estejamos atentos, não ao final dos tempos, mas ao presente tempo, pois foi esse tempo que Deus nos deu e aqui nos colocou para que fizéssemos diferença nele. Gostei de um outdoor que esta exposto em vários locais da cidade dizendo assim “ Viver sem Jesus é ruim, pior mesmo é morrer sem Ele”

Um comentário:

Unknown disse...

Primeiramente quero me apresentar: sou adoradora e sou membro no quartel general Igreja Presbiteriana de Candeias, com o Rev. Halley Franco. Descobri seu blog por meio da Telma do Pr. Geremias Linhares.
Gostei da maneira como falou dos assuntos: em blog todos tem acesso e mesmo que sejamos doutordos, PHDs temos que ter uma linguagem que todos compreendam.
Já conheço o senhor, e tenho eu e meu esposo boa recordação. Antes de irmos para a IPC passamos quase um mes visita a igreja onde o senhor pastoreia, e durante esse tempo, recebeu-nos em seu gabinete que durante mais de uma hora respondeu a todos os meus questionamentos com paciência e amor.
Estou seguindo o seu blog.
Um abraço no amor de Cristo.