sábado, 30 de janeiro de 2010

Férias, não tenho tempo para isso!!


Certa vez conversava com um colega pastor e perguntava a ele, quando é o seu dia de folga? De pronto ele respondeu.. “ não tenho algo assim estabelecido, estou na igreja todos os dias e, se precisar, tiro uma folga” . O que você pode ver por detraz dessa declaração? Eu vejo várias coisas, mas a principal delas é o pecado. Entendemos pecado como nos desviarmos do propósito de Deus e costumamos afirmar que não há pecadinho e pecadão.. mas na prática , aqui está um bom exemplo de pecado voluntário.
Li certa vez algo em um livro que creio ter sido do Pr Edson Queiroz, esse grande homem de Deus alí em Santo André, (SP). Ele falava sobre os momentos de lazer dos pastores e como muitos tem até receio de serem vistos de folga, receio de serem considerados folgados e essas coisas que vocês sabem.
Agora , a minha resposta àquele colega que não tinha dia de folga foi simples... para seu espanto eu disse “ você costuma matar pessoas? Tem adulterado?, cobiça muito?... O que é isso Miguel! Disse espantado!  entenda, eu somente queria saber se há outros mandamentos que você também despreza porque o 4º você tem desprezado voluntariamente”. Claro que queria chamar a atenção daquele colega, fiél servo, para a importância do lazer e das férias na vida de qualquer ser humano.
Não temos o direito de achar que não precisamos, porque o Senhor já disse que é necessário, não é algo que você faz quando sente, mas sim de maneira rotineira e regular. Isso faz parte de nossa espiritualidade. Sugiro a leitura do excelente trabalho de Timoteo Carriker chamado “ Espiritualidade” quando ele procura trazer para a prática diária as expressões de espiritualidade.
Estou voltando de meu período anual de férias, um mês onde pude ler, descansar, orar, refletir, não fazer nada, pescar, caminhar na praia, surfar, estar com amigos ( crentes e não crentes), estar mais com meu filho mais velho, surfar com ele, estar mais com meu caçula e conversar..tantas coisas que no dia a dia do ano raramente posso fazer com a liberdade que faço em minhas férias, mas também tem algo que eu adoro.. nas férias, não tenho planos, meus planos são não ter compromisso, não estar sobre a pressão da agenda, das entrevistas, das reuniões.. vou se quiser, faço se quiser e assim por diante...
O resultado disso é divino, baterias recarregadas, visão refletida, idéias frescas, corpo em paz e mente em forma...
Isso se estende a todos, especialmente aos cristãos confessos pois não fazê-lo é ato de desobediência. Já se foi o tempo onde as empresas contratavam pessoas pela paranóia do trabalho e do trabalho apenas ele. Hoje se sabe que rende mais quem equilibra a vida no trabalho com lazer, família e saúde. Portanto, esteja ligado nisso e deixe para longe de você o pensamento do tipo, meu nome é trabalho..porque meu nome é Miguel, que trabalha, se diverte, tem amigos, preza pela saúde e procura desenvolver uma vida que agrade
a Deus e sirva para servir a Ele. Assim posso dizer  ... Férias, sim tenho sempre tempo para isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pastor to criando um blog pro conexão... adicionei o seu como favorito Ok! Abraço. (www.conexaonaweb.blogspot.com)

Rominho

Unknown disse...

Valeu Rominho