terça-feira, 26 de julho de 2011

Tenha cuidado com o Sagrado ( Js 5:13-15)

Existem coisas que são muito delicadas e que ao mesmo tempo contém algo muito bom para nós. Um bom exemplo disso são os ovos de galinha como alimento. Eles são um dos mais completos alimentos conhecidos. Mas o surpreendente é que tudo isso está evolvido em uma estrutura muito frágil e por isso requer que seja manuseado com muito cuidado. Assim são muitas coisas em nossas vidas, elas são bênçãos de Deus, feitas para nosso benefício, mas quando manuseados sem cuidado, facilmente se tornam maldição.
O sagrado é algo assim, que quando manuseado sem cuidado pode se perder e causar danos a nossa vida Por isso uso a comparação com a fragilidade e o benefício de um ovo. Sociólogo Francês Émile Durkheim disse "O sagrado é aquilo que não se pode tocar impunemente... Ao longo da História existe essa consciência de sagrado o sagrado está presente em todos os tempos. Mas a modernidade com o racionalismo aboliu a noção de sagrado ou condenou o sagrado a uma categoria de foro intimo. Como disse o filósofo brasileiro Felipe Condé:
Depois de Marx, um religioso é um alienado
Depois de Nietzsche, um religioso é um covarde
Depois de Freud um religioso é um retardado
I. Quando eu manuseio errado o sagrado?
1) Quando considero as forças espirituais neutras
Não há neutralidade no mundo espiritual, nenhuma possibilidade. O mundo espiritual é preto e branco de forma bem definida, aliás isso foi o que Jesus disse : Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.. Mt 6:24ª
Devemos saber que a realidade do mundo espiritual trabalha com luz ou trevas com o divino ou diabólico. Quando alguém quer se relacionar com o sagrado deve ter a noção que ou lida com o divino ou lida com o diabólico.
2) Quando acredito que não haverá consequências
Veja a história de Acã em Js 7:19-25
Veja a história de Nadabe e Abiú Nm 3
Veja a história de Uzá 2 Sm 3:6-8
3) Quando pretendo manipular o sagrado (especialmente a meu favor)
O SH acredita que existe um segredo que explica uma trajetória vencedora e outra perdedora e parece que nós acreditamos que isso é acessível e manipulável. Vou fazer vestibular e eu creio, recebi uma palavra, que eu vou passar esse lugar é meu? O correto seria: Nós oramos, preparamos a pessoa emocionalmente e espiritualmente, que desenvolva confiança e que acima de tudo ESTUDE. Eu fui para uma reunião no morro tal e recebi a palavra que aquela concorrência é minha!! O correto seria: Trabalhe, seja justo , dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus e siga sua luta, Deus estará com você ganhando ou perdendo aquela causa
v Consequências em manipular o sagrado
ü Invocar a ação de entidades do mal
ü Atrair para mim o juízo de Deus
II. Quando eu manuseio corretamente o sagrado
1) Reverentemente
Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o taberná­culo. Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Ex 40:34-35
Quem me conhece sabe que eu não sou ritualista, quem me qualifica usa até outros adjetivos. Mas me preocupa de certa forma a ausência de reverência em muitas celebrações. Eu sempre digo que espontaneidade e liberdade , informalidade é diferente de bagunça, descaso. Por isso fico atento a esta passagem quando o anjo diz a Josué: tira as sandálias dos pés porque este lugar é santo. Claro que não é apenas ritualismo
Quando vivi em Israel e pela primeira vez me aproximei de Jerusalém à distância avistei a cidade santa e fui tomado por um momento de emoção tão forte, não consegui andar e fiquei parado e de meus olhos derramaram-se as lagrimas da reverência, meu colega não entendeu e eu pedi a ele que me deixasse por um instante
2) Pedindo a Deus discernimento espiritual 1 Jo 4:6
Provai a todo espírito. Não ouça tudo como vindo de Deus, confronte com a Palavra de Deus, perceba a coerência do discurso e da prática... Há muita ingenuidade nas pessoas que ouvem tudo e atribuem a Deus.. mas será mesmo? Leia as recomendações do DIDAQUÊ, um catecismo do 1º século sobre ouvir os profetas e pregadores, você vai se surpreender com a atualidade destes textos.
3) Submetendo minha experiência a autoridade do nome de Jesus At 4:12
4) Submetendo-me à vontade de Deus revelada (Bíblia)
Relacione-se com o sagrado colocando-se a serviço de Deus. Ore como Jesus, dizemos a Deus tudo que queremos, se ajoelhe peça e derrame todas as suas lágrimas, chore a sua dor e coloque diante dele toda sua intensidade de paixão e fé e peça,mas ao final diga assim como Jesus, todavia Senhor que seja feita a tua vontade e não a minha!!
v Consequências em manusear o sagrado corretamente
ü Certeza de salvação Jo 3:18
ü Alinhado(a) com a vontade de Deus. 1 Jo 4:6
ü Sensação de estar sempre descalço Js 5:15
ü Vida plena e abençoada Jo 10:10
 #Adaptação de mensagem proferida pelo Pr Ed René Kivitz

Nenhum comentário: