segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tenha cuidado com o Poder Gn 33:1-10

Estamos encerrando a série sobre as coisas delicadas que quando manuseadas sem cuidado podem trazer prejuízos. Algo que pode ser uma benção, pode se tornar uma maldição. Já falamos sobre o sagrado, o sexo, o dinheiro e hoje vamos trabalhar o tema Poder. Poder no sentido de capacidade de realizar algo, autoridade, possibilidade..
“O poder é uma faca de dois gumes, um lado é destrutivo enquanto o outro é criativo.  Nossa escolha dita nosso futuro!”
Todos nós somos dotados de um conjunto de recursos que pode nos levar a dizer eu posso! Todos nós, de alguma maneira temos uma instância de poder.  O problema que precisamos discernir e vencer não é somente essa capacidade de poder, isso pode ser muito bom, mas existe em nós também o desejo não somente de poder, mas principalmente de poder mais. Há uma constante insatisfação dentro do ser humano que não, permite que ele simplesmente possa, ele está sempre querendo poder mais e mais. Isso é algo destrutivo.. o poder é importante, mas o poder desenfreado e a sede de poder é destrutivo. Vamos ver isso então:
I.                Como posso manusear o poder Destrutivamente?
R- Deixando-me iludir pela sua capacidade de persuasão
O poder que destrói :
      Sempre desejoso de ter mais domínio Gn 3:1-6
     Sempre se mostra invejoso 1Sm 18:7-8              
     Sempre quer mais privilégios Mt 20:21-23
    Sempre crê que tudo tem um preço At 8:18
II.               Como manusear o poder Criativamente?
R- Derrotando as potestades
Eu disse que você vence o poder do dinheiro colocando ele no lugar dele e dominando-o. Assim mesmo é com o poder. Eu derroto as potestades do poder
   Crendo que Cristo já as derrotou Cl 2:15
Se Cristo venceu por mim...eu venci.. mas preciso aqui sim, tomar posse dessa verdade, afirmando-a e vivendo-a em minha vida
   Com discernimento 1 Co 12:10
Diante de cada situação você tema chance de fazer uma escolha, venha comigo, é ou não é verdade? Essa escolha se for feita sem os princípios de Deus será uma temeridade.        Mas se é feita com discernimento e juntando os princípios de Deus. É benção para você e para o mundo.
    Enfrentando os “demônios” de nosso ser
Existe no interior de cada um de nós uma batalha interior. Uma luta.. alguém já disse que isso é como ter dois cachorros um ruim e um bom , quem vai ganhar? Quem você alimentar mais. As vozes que lutam dentro de nós são do eu e do bem comum, da vantagem e do justo... e a bíblia vai mais fundo e chama isso de luta das carne contra o Espírito ou seja de nossa vontade contra a vontade de Deus. Esses demônios são os conflitos do ser e do ter, do poder e do ordenar, da capacidade de estar por cima e a necessidade de ser humilde.      A bíblia diz que os humildes serão exaltados e o inverso, os altivos serão humilhados. Ou cremos nisso ou usaremos o poder que temos de maneira destrutiva.Portanto, o poder criativo surge quando vencemos essa briga e para vencê-la temos que perder para nós mesmos e dar prioridade a Deus.
    Por uma atitude de renúncia Mc 8:34
O poder criativo, que eu poderia chamar do poder do bem, ele surge quando há em nós a capacidade de renunciar às benesses do poder destrutivo. A renuncia não é simplesmente do eu e das coisas interiores, mas das coisas práticas que podem fazer com que exerçamos o poder de forma construtivas e benéficas. Eu dou um exemplo prático... alguém pode se achar justo porque paga a um funcionário o mínimo que a lei estabelece e seus direitos...isso não significa que é justo, mas é legal. É justo se você só puder pagar aquilo, mas se você puder pagar mais e não paga, você usa o poder de forma destrutiva.. Não promove o bem. Você não renuncia a um direito de pagar na forma da lei para pagar mais um pouco mesmo sabendo que o valor é pouco e que você pode pagar mais. Essa gana em nós chama-se ganancia.
Revestindo-se com a armadura de Deus Ef 6:10-18
       O poder que constrói :
                        Restaura relacionamentos Gn 45
                    Produz unidade At 15
                    Liberta as pessoas Jo 8:36
Encerro com a história de Esaú e Jacó
Disse, porém, Esaú: “Eu já tenho muito, meu irmão. Guarde para você o que é seu”. Mas Jacó insistiu: Não! Se te agradaste de mim, aceita este presente de minha parte, porque ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem! Gn 33:9-10
          Quando eu e você enxergarmos em cada pessoa a face de Deus nosso uso do poder será sempre construtivo e nos constrangerá usa-lo de outra forma que não seja para o bem, não apenas o nosso, mas o bem comum. Espero que isso tenha lhe ajudado a lidar com o poder em sua vida, que Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário: