segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estou lendo, estou escrevendo, estou vivendo


Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.  2Tm 4:13

Acabei de ler esta maravilhosa biografia escrita por Eric Metaxas, uma narrativa impressionante sobre a vida desse pastor, espião e mártir chamado Dietrich Bonhoeffer. Tenho a prática de ler pelo menos uma biografia relevante  a cada ano, tenho aprendido muito com elas, são experiências de vidas que marcaram a história da humanidade.
A leitura é algo tão edificante e tão importante que não posso imaginar alguém que vive e não lê. E, ao mesmo tempo posso imaginar quem vive e lê o que o mercado produz de lixo editorial. O importante não é somente ler, mas o que ler. Certas leituras também alienam.
Como cristão a minha leitura primeira é a Sagrada Escritura, dela não abro mão, dela não me afasto e nada pode substitui-la em minha prática de ler. No entanto, não posso me deter a ela, vivo em um mundo secularizado, globalizado e bem, movimentado. Em um país tão dinâmico quanto a sua gente e tão criativo quanto se possa imaginar tanto para as coisas boas quanto para as coisas más. Por isso, como costumava mencionar nosso saudoso Bispo Robinson Cavalcanti “ Um Cristão deve ter em mão sempre o jornal, a revista da semana e a bíblia” creio mesmo que esse conjunto, esse tripé, forma e informa e associado a ele, os livros cristãos de qualidade que temos disponíveis, os romances e a boa literatura  que existe em abundância.

Eu estou lendo, nesse momento leio, além do tripé insubstituível, o livro publicado pela missão aliança e ediciones Kayros Igreja: Agente de transformação. Uma coletânea de textos sobre a missão da igreja numa perspetiva integral para todos os seres humanos e para todo o ser humano. Ganhei esse exemplar do Bispo Robinson quando de sua ultima visita a nossa igreja para a sua também ultima confirmação entre nós. Leitura estupenda, cheia de riquezas e ensinamentos que nos levam a sermos mais que sal em um saleiro, mais que uma igreja dentro de um templo, mais que uma placa que indica um local de reunião. De fato estou amando o material .

Estou escrevendo, nesse momento um texto onde narro a minha experiência coma enfermidade e o que ela me mostrou em relação a igreja. Durante esse período eu pude perceber numa lição prática insubstituível ‘Quando a iGREJA é Igreja”. Além disso estou iniciando o 2º devocional que estarei escrevendo para ser usado no período da quaresma 2013. Para aqueles do meio cristão evangélico que desconhecem estes termo, são aqueles 40 dias que estão entre a 4ª feira de cinzas e o domingo de páscoa. Período tradicionalmente separado na igreja para reflexão, meditação em preparação para a semana santa e a páscoa. No prelo está o texto “ para dizer sim com convicção, sugestões para se chegar ao altar em paz”. A ser lançado pela Ed Mundo Cristão em breve.

Estou vivendo, nesse momento, com toda a intensidade que me é permitida. Olhando o presente e procurando enxergar onde posso ser o mais útil possível ao Reino de Deus e a concretização de sua vontade para a sociedade humana. Algo tenho certeza, que vivo dentro de Seu propósito, mas não sei o que me aguarda porquanto nunca me foi dado o direito de saber esse tipo de coisa. Como me disse alguém uma vez, “Miguel, Deus faz como aquela voz que anuncia a próxima estação no metrô, ela só anuncia a próxima estação e não toda a viagem.” Creio que é mesmo assim, Deus vai nos dando as pistas e nós vamos seguindo-as e lá na frente até nos surpreendemos por onde andamos e onde conseguimos chegar e aí reconhecemos que assim foi pela Sua grande misericórdia.
Vivo em paz comigo, vivo em paz com meu próximo, vivo em paz com Deus. Tenho uma família abençoada, um ministério que me dá prazer e que vejo como estando no centro da vontade de Deus. O que mais poderia desejar? O que mais me realizaria se a isso e para isso entreguei a minha existência, se nisso se resume toda a satisfação de minha vida? Tudo mais considero que me tem sido acrescentado e muito tem de fato sido.
Não me deleito mais com coisas que não estão no centro do coração de Deus, não perco meu tempo com aquilo que não ajuda a cumprir minha missão tenho aprendido na prática o que a bíblia chama de remir o tempo. Isso aprendi e não quero perder jamais essa noção. Tudo que eu faço, que seja para agregar valor ao Reino de Deus.
Por essas razões é que digo que tenho a necessidade de estar: Lendo para me enriquecer e informar, Escrevendo para transmitir um pouco daquilo que tenho vivido e, vivendo para ser útil a Deus e ao próximo como parte expressiva de minha missão nesse mundo, até que ele me chame.

2 comentários:

Juanna disse...

Pastor Miguel, como de praxe, suas palavras são muito edificantes para mim.

Louvo a Deus por sua vida. Louvo ao Pai por colocar um Pastor, Ministro do Evangelho e Servo fiel em minha vida e na vida dos meus familiares, amigos e irmãos.

Obrigada Pastor! Bjsss.

Anônimo disse...

PASTOR...O QUE DIZER DAS SUAS PALAVRAS....O QUE ESTOU LENDO....O QUE ESTOU ESCRVENDO...O QUE ESTOU VIVENDO....

PRIMEIRAMENTE ,AGRADECER....PQ TODAS AS SUAS PALAVRAS DEIXAM UM POUCO DE REFLEXAO DE ENSINAMENTO...

SEGUNDO...QUE O TRABALHAR DE DEUS NA SUA VIDA, É RESPOSTA DE ORAÇÕES E VIVENCIAS NA CAMINHADA COM CRISTO..

SOMANDO TUDO ISSO...NOS QUE O CONHECEMOS ..SOMOS RICAMENTE ABENÇOADOS POR VER,OUVIR,LER E APRENDER SEMPRE MAIS COM A SUA VIDA!

OBRIGADA PELA SUA DEDICAÇAO EM SERVIR E PASTOREAR MUITO BEM AS OVELHAS QUE O SENHOR JESUS CRISTO AS DEU..

FIQUE NA PAZ E TENHA UMA EXCELENTE SEMANA..

DANI BRAGA