terça-feira, 12 de junho de 2012

            O QUE VI E O QUE NAO VI II
       Assembléia Geral da ACNA NC EUA
7-9 de junho de 2012

Hoje foi encerrada a Assembléias Geral da ACNA (Igreja Anglicana da America do Norte). Lá estivemos desde 5a feira com a delegação da Diocese de Recife.
Depois de justos 2 anos  ter estado no mesmo centro de conferencias, Life Way Center em Ridgecrest Carolina do Sul onde em Abril de 2010 já sentia os primeiros sintomas do que me impediria de fazer minha ultima palestra naquela conferencia junto com uma forte laringite e que me tiraria do circuito por algum tempo, mas que pela exclusiva graça e misericórdia de Deus estou de volta renovado e animado.
Foi bom voltar àquele lugar, exatamente ali.
Mas o que eu vi ali em Ridgecrest Ashville NC?

Primeiro de tudo revi amigos e me enchi de emoção ao reencontrar pessoas que ao me verem e me abraçarem longamente, derramaram lágrimas que como num processo de " vasos comunicantes" terminaram se juntando às minhas num derramar de afetividade e alegria por podermos testemunhar da graça de Deus em nossas vidas

Vi um inicio de renovação na liderança da Igreja, novos bispos e bispos novos, pastores jovens e uma sessão especial para a juventude o que deve alegrar qualquer coração que tem seu foco na obra de Deus olhando para adiante e nunca satisfeito com apenas a manutenção de uma situação que aparentemente pode até parecer estável, mas que antecipa a sua ruína e conta seus dias quando não,envolve a próxima geração.

Vi uma seleção de palestras e workshops de muita qualidade e uma noite de louvor e testemunhos missionários que nos motivaram a nos mantermos na trilha pois, o Senhor nitidamente sim, está conosco.

Vi um intenso e multo bem montado programa de implantação de novas igrejas com meta de 1000 igrejas implantadas nos próximos anos e vi que muitas dessas igrejas já estão em pleno vapor realizando seus ministérios em diferentes contextos, desde um templo histórico até uma igreja que se reúne em um PUB aos domingos em dois horários e já possui cerca de 400 congregados.

Vi o investimento na formação teológica dos pastores e lideres com seminários que conseguem mesclar o ideal de espiritualidade profunda e um espírito missionário empolgante.

Vi a diversidade anglicana mais uma vez acontecendo na prática, onde stand do conhecido seminário de tradição anglo católica " Nashotah House" se avizinhava com stand do "Trinity School of Ministry" de forte tradição evangélica e o da SAMS-USA agencia missionária conhecida por nós e da mesma tradição evangélica.

Vi e pude sentir o forte apoio que a Diocese de Recife tem desses irmãos que hoje formam a ACNA. Antigos amigos e muita gente nova que nos conhece recentemente ou que somente nos conhecia de ouvir falar, mas que nos entendem e nos consideram como parte viva da família de Deus.

Vi que temos sido vaslorizados como Igreja Diocese pois depois de ter estado duas vezes na Conferencia missionaria New Wineskins for Global Mission tive o prazer de ver o nome da Revda Simea Meldrum anunciado como palestrista dessa mesma conferencia para o ano de 2013

Vi a força da missão integral em andamento, o ARDF ( Anglian Found for Development and Relief) -Fundo Anglicano de Ajuda e Desenvolvimento, focar na aprovação de projetos sociais que tenham um cunho também evangelístico, sendo isso condição para a aprovação.

Vi o movimento GAFCON mostrar a sua força como instrumento de unidade dos anglicanos ortodoxos e a presença da maioria do seu Conselho de Primazes, inclusive apoiando a DR firmemente.
 

Vi que a decisao de se criar a ACNA foi mais que acertada e se alinha com a postura apostolica de manter a saudavel doutrina das Sagradas e Escrituras

Mas, houve algumas coisas que também não vi...

Não vi aquelas longas e intermináveis batalhas entre grupos de interesse, que tentavam prevalecer com sua teologia e impediam o avanço da Igreja.

Não vi nada que não pudesse ser colocado sob o interesse da unidade e abertamente discutido.

Não vi um Sínodo burocrático apenas, mas um misto de discussão dos negócios da igreja e uma conferência bastante edificante com palestras e oficinas de interesse geral que com certeza agregou benefícios e crescimento a todos que deles participaram.

Sinceramente, "vi mais do que não vi", e saí de lá com a certeza de que estamos na direção certa com apoiadores sérios e interessados no bom andamento da DR e na edificação do Reino de Deus.

Miguel Uchoa

5 comentários:

Ari disse...

Obrigado Miguel por nos bem representar e compartilhar esse momento histórico da igreja Anglicana.

Célia Chaves disse...

Amém! É animador saber que os tempos de boas mudanças não estão só aqui em nossas paróquias, mas ao redor do mundo :) Deus continue nos abençoando e guiando!

Anônimo disse...

MUITO BOM SABER QUE ESTAVAMOS JUNTOS COM VCS LA...PQ A MEDIDA QUE IA LENDO O QUE O SENHOR,PASTOR ESCRVEU....SENTIA-ME JUNTO A VCS..AFINAL SOMOS UMA FAMILIA E VIVEMOS UMA FAMILIA...OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES..OBRIGADA PELA SUA DISPONIBILIDADE E A DE PASTOR GEISON DE SEMPRE ESTAREM DISPOSTOS A EDIFICAR OS CAMINHOS DE CRISTO COM SABEDORIA ...QUE COISA LINDA VE A IGREJA DE CRISTO PELO MUNDO E NO MUNDO.....PREGANDO O QUE CRISTO ENSINOU...QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR TODOS VCS....

Anônimo disse...

DANIELLE BRAGA

Adiel e Marcya disse...

Que notícias tão boas! todas...!! "vi mais do que não vi" - sabermos desse movimento todo pelo mundo, através do ponto de vista do nosso pastor, é muito gratificante...e como Pr. Ricardo disse hoje em sua pregação: "vamos pedir em Nome de Jesus" que Sua Obra continue impactando vidas e salvando almas. Que Deus continue tocando os corações dos Seus Escolhidos por todo planeta!