segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Monte um Presépio

Este ultimo domingo dia 30 de Novembro, deu início pelo calendário da igreja cristã ao período que é chamado de Advento. É o início do ano cristão. Mas é também a abertura da mais singela temporada que vivemos. O advento, como a palavra já diz anuncia a chegada de Jesus Cristo a esse mundo, e é portanto a preparação para o período natalino a celebração da natividade de Jesus Cristo.
Quando criança me recordo bem que esperava com ansiedade quando minha mãe iria abrir a caixa onde estavam guardadas as peças do presépío. Mas que palavra é essa? Ela significa estábulo, lugar onde se recolhe o gado e ficou conhecida como a representação do local do nascimento de Jesus Cristo.
Andando pelas ruas, nos centros comerciais, shopping centers procurei em toda a decoração que supostamente deveria ser natalina , a figura de um presépio, mas talvez esteja fora de moda e exista uma representação mais pós moderna daquele estábulo onde veio ao mundo o nosso salvador. Lêdo engano... não há, não há sequer um figura do menino Jesus, não há estábulo, não há presépio. No local estão duendes, papai noel, bonecos estranhos, figuras alheias a festa natalina, fabricas de intrumentos, de chocolate...
Meu coração se entristece porque não se pode roubar uma festa assim, trocar o aniversariante, tirá-lo de seu lugar.. é uma agressão aos cristãos o que estão fazendo com o natal.. na realidade a sociedade hoje celebra um natal sem cristo , celebra a natividade de um Deus chamado dinheiro, consumo e em nenhum momento essa festa se relaciona mais com a natividade do Senhor.
Minha sugestão a você, que ainda tem o sentimento natalino em seu coração, que ainda crê que Jesus o filho de Deus veio ao mundo para nossa salvação, que ainda celebra com propriedade a natividade do Senhor, tome algumas atitudes. Neste advento, vá a uma igreja, celebre cultos de advento, encha-se da espectativa da vinda do Senhor, leve isso aos seus filhos e talvez, uma das maneiras ,mais singelas e pedagógicas de lhes ensinar o verdadeiro sentido do natal seria essa, monte um presépio...

Nenhum comentário: