terça-feira, 12 de maio de 2009

O sincretismo de um povo


Acabo de assistir um noticiário na TV e em seguida entra o programa de variedades. Ainda sentado na mesa, sem sequer ter levantado para desligar o aparelho, ainda escuto : “ ... estou aqui nesse caminho cheio de natureza, verificando se está tudo em ordem, porque amanhã receberemos aqui a Nossa Senhora de Fátima e é muito importante ver se está tudo certo.. dai, continua ... estou agora entrando em meu espaço Zen, onde sou recebida por um Buda que me foi doado por meu chefe, já está repleto de rosas...”
Sincretismo, é quando existe um amalgama de crenças, uma mistura de doutrinas diferentes. É quando por exemplo as baianas do candoblé, lavam as escadarias da igreja do Senhor do Bonfim, é quando me ajoelho diante da imagem de Cristo e na sexta feira recebo os passes na mesa branca, é quando carrego comigo as fitas do Senhor do Bonfim, mas não largo minha estátua de Krishna...
Nossa nação é uma nação sincrética e isso se dá por vários motivos, mas principalmente pela proibição feita aos escravos de adorarem seus ídolos, o que os levou a darem aos mesmos nomes dos santos católicos, foi assim Conceição se tornou Iemanja ...
Essa atitude sincrética é comum na sociedade brasileira em praticamente todas as áreas. Somos “ sincréticos” na política que é marcada pela nítida ausência de uma ideologia partidária, somos sincréticos no estilo de vida, juntos formamos um caleidoscópio de tendências . mas isso, nem sempre se constitui um problema, na realidade pode mostrar a diversidade cultural da nação com suas origens variadas e a recepção de grandes imigrações.
No entanto, volto ao caminho “Zen” por onde vai passar a “ Nossa” senhora da conceição e que lá Buda a espera de pernas cruzadas e braços distendidos. Nesse particular vejo no sincretismo a ausência de fé, onde alguns poderiam ver a sua presença em demasia. Segundo a Bíblia, Fé é a certeza das coisas que não vemos , mas o sincretismo mostra a ausência de fé quando “ apela” para diferentes deuses, divindades, crenças, ritos e religiões.
O cristianismo não se admite na perspectiva do sincretismo. Pode parecer difícil para alguns entenderem, mas Jesus Cristo é inclusivo no seu amor, largo em sua misericórdia, grande em compaixão... mas é exclusivo quando se trata do caminho ao Pai celestial.
Na realidade, foi Ele mesmo quem disse “ Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim...Jo 14:6. Essa é a exclusividade, a do caminho, do meio de acesso a Deus Pai. Quando ministrava aos seus discípulos nos momentos finais de sua vida terrena ele disse “ sem mim, nada podereis fazer...” Jo 15:5
Uma nação que busca ser abençoada por Deus deve estar atenta aos seus valores e a espiritualidade é o principal deles. A Bíblia nos ensina que “ Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” . Espero ainda que o sincretismo seja um dia apenas uma expressão cultural, que mostre a diversidade de nosso povo, mas que no tocante a espiritualidade, Jesus possa ser um dia glorificado como único e suficiente salvador.

Nenhum comentário: