terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

2011 começando o ano na expectativa de um novo começo

Pode parecer estranho, mas de fato este ano de 2011 guarda para mim a expectativa de um novo começo, começo esse que começa aqui na minha condição física e clínica. Enquanto escrevo estas linhas, estou me submetendo a uma quimioterapia como parte de um transplante de medula óssea, que destruirá essa medula por completo e todas as células contaminadas pelo mieloma múltiplo , doença que estou acometido. Com isso,minha vida, fisiologicamente e clinicamente falando será totalmente apagada e eu vou "nascer de novo" toda minha história imunológica será apagada e precisarei ser submetido a todas as vacinas que tomamos durante toda a vida. Já pensou esse marmanjo aqui tomando o Zé gotinha?
De fato tudo isso está e estará acontecendo, mas quando falo da expectativa de um novo começo, me refiro para onde toda essa realidade vivida por mim nos últimos meses está me levando. Ora desde o dia em que recebi o diagnóstico desta enfermidade uma avalanche de revisões existenciais tomaram conta de mim. A maneira que encaro a vida hoje, eu diria, é bem diferente de como a encarava antes de junho de 2010!
Quando alguém me disse que " a vida é como uma vela que está acesa na janela" e vivendo exatamente aquilo, entendi a fragilidade da existência humana e passei a dispensa de minha mente e pratica, na realidade procurei esvaziar de minha mente o acúmulo de futilidades, a valorização do que de fato não possui e nem agrega valor a vida, que valha o sacrifício que é feito pelas pessoas para obtê-los.
Mas o meu novo começo vai se estendendo àquilo que faço e deixo de fazer nas demais áreas de minha existência, sou um pai de família e isso tem implicações na maneira que vivo hoje e pretendo viver minha relação com eles, sou pastor de uma comunidade cristã e a cada dia vejo mais a comunidade na perspectiva de uma família do que Da instituição a que ela esta filiada!
Mas você vai dizer que isso parece algo óbvio, mas há uma distância em compreender isso e passar a viver isso!
Sou um marido, casado há quase 24 anos e percebo meu casamento sobre outra perspectiva, sobre outra compreensão, mas sempre amei minha esposa?! Porém a enxergo hoje de uma maneira diferente... Se sua ficha não caiu um dia, você jamais vai entender o que eu estou dizendo... A vida tem muito mais para se viver do que relacionamentos formais, institucionais, de interesse ou. Outras coisas mais.
A vida como uma vela na janela mostra a sua fragilidade, como afirma o apóstolo Tiago, é como nuvem na que ali está e logo desaparece....
Um novo começo, entende a vida como algo precioso demais para ser vivido sem propósito ou com propósitos que não agreguem valor à mesma

5 comentários:

Unknown disse...

♥ Pastor feliz de ler suas palavras!!! Estás vivendo o sobrenatural de Deus!!!!Será apartir do transplante de medula um homem mais forte, e mais, ah, muito mais ligado as coisas do coração, as eternas, as que são invisiveís aos olhos naturais, mas perceptiveis aos olhos do coração, da fé. Com todo respeito, o senhor ficará mais bonito!!!!!!!! Não falo aos olhos dos homens, mas já esta mais lindo aos olhos de Deus. Que benção!!!! Vou contar para todos da IPC o que o senhor escreveu aqui.
Quero ler suas palavras nesse blog sobre a sua cura. Não sabemos o dia, mas estarei aqui do outro ladinho aguardando pacientemente e confiadamente no SENHOR.
Ah, meus filhos (Heriberto de 11 e Adriana de 14) todos os dias no devocional deles SEMPRE oram pela sua saúde. Falam: "mamãe não esquecemos de orar pelo reverendo Miguel Uchoa!".
Nós lhe amamos!!!! E muito!!!!!!!
Um abraço da sua mana em Jesus Cristo.

Waleska Laranjeira disse...

so true...! I think I like this Miguel better ;) Entenda eu sempre gostei do outro... mas a ficha caiu!!!

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),

Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

Acesse www.doevida.com.br

e saiba mais.

Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Taís Farias disse...

Pastor querido! Estamos sempre orando por vc e sua saúde! Saudades! bjs Taís & Alysson

Ianna Oliveira Pereira Ardisson disse...

LINDU TEXTO!!