quarta-feira, 6 de julho de 2011

Eu recomendo, Paixão, Performance e Propósito

Confesso que conhecia muito pouco ou nada desse nome: Zig Ziglar, mas ganhei de meu amigo Mario Simões o livro Automotivação Alta performance. De cara, preste atenção no título e nos dois autos AUTOMOTIVAÇÃO, ALTA PERFOMANCE. Pode parecer uma simples questão de semântica, mas não é , é sim a ênfase deste excelente livro que depois de lê-lo, fico agora questionando meus atos, minha paixão pelo que faço, meu propósito no que faço e o quanto tenho investido na minha performance para fazer o que faço da melhor maneira possível.
Ziglar é um cristão que procura associar e consegue os princípios bíblicos com a motivação para a vida e para ser útil nesse mundo obtendo “sucesso” naquilo que faz. A Alta Perfomance deve ser uma paixão e não simplesmente aquele “sonho” de um dia alcançar algo, mas que na realidade a maioria das pessoas vive e morre sem sequer chegar perto, simplesmente porque a maioria delas nunca começa a jornada em direção ao sucesso e não está preparada para encarar o fracasso. Boa parte das pessoas vê o fracasso como um ponto final, mas de fato ele é um evento, um episódio, algo pontual e não determina o sepultamento de seu projeto.

Olhe na história e você vai ver quantas vezes fracassaram grandes nomes da ciência, da política e das artes. Para registrar um caso pince a vida de Abraão Lincoln, a carreira deste homem foi um dos maiores altos e baixos da história e com muitos mais baixos do que altos, perdeu praticamente pra tudo que concorreu, mas quando ganhou, ganhou a mais importante função a de Presidente dos EUA e os estudiosos dizem que foi a providência que o colocou ali nos tempos da guerra civil e da abolição da escravatura. Se Lincoln tivesse chegado a conclusão, como muitos de nós chegamos, que o fracasso era um ponto final, os EUA poderiam estar hjoje em uma situação bem diferente. O fracasso é um professor sempre disposto, um tutor da melhor qualidade. Olhe para ele com mais carinho e atenção porque ele nos ensina:

               A depender de Deus
               A sermos humildes
               Que nem sempre podemos ter o que queremos
               A corrigir o curso da ação
               A desenvolver o caráter
               A perseverar
               Que podemos sobreviver
O que o sucesso lhe ensina? Ora, que o fracasso é um trampolim para ele. O sucesso é algo delicado e quando ensinei em minha igreja que “há perigo nos pastos verdejantes” é porque no vale da sombra e da morte tendemos a nos agarrar nos braços do Senhor e nos pastos verdejantes tendemos a creditar tudo à nossa capacidade.
As pessoas de sucesso, sem exceção, vivem com paixão ( auto motivação) para assim poderem desenvolver uma ação eficaz (alta performance). Associado a isso temos que destacar o propósito em tudo que fazemos. Ziglar tem uma frase contundente, diz ele “ A alta performance na vida só é alcançada quando exercito minha paixão para realizar aquilo que acredito ser meu propósito na vida.”
No quesito propósito está a certeza de que se está contribuindo para um bem maior e não apenas para a realização  de um sonho pessoal. John Wesley, maior avivalista da Inglaterra e que transformou com a pregação do evangelho o mundo que vivia, a Inglaterra “apodrecida” do século 18. Manteve-se firme em seu propósito, pregar as boas novas da graça de Deus, para isso enfrentou a estrutura eclesiástica insana de seu tempo e ao ser proibido de pregar nas igrejas simplesmente disse O Mundo é a minha paróquia, manteve seu propósito, elevou sua performance e foi sustentado pela sua paixão ( salvar vidas e transformar as estruturas malignas e injustas de seu tempo.

A leitura de Zig Ziglar me ajudou a ver isso com mais nitidez portanto eu recomendo e que Deus lhe abençoe.
Automotivação, Alta performance
Zig Ziglar Ed Mundo Cristão

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde se pode comprar esse livro

Unknown disse...

normalmente em qualquer boa livraria, mas com certeza em livrarias cristãs. boa leitura
Miguel

Paulo Costa disse...

Oi Miguel! Td bem? Li o seu comentário sobre este livro e como sou um fã da boa leitura, não me contive o adquiri junto com o meu amigo Alex Maciel! Já estou lendo e o livro é realmente espetacular. Muito, muito obrigado mesmo pela dica.

Paulo Costa