segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma Igreja sem propósitos?


A Igreja de Jesus Cristo, que em concordância com a maioria da cristandade nasceu no dia de pentecostes, com o espalhar de cristãos, cheios do Espírito pelos 4 cantos do mundo, sempre foi dirigida com propósitos. Se observarmos as 1as comunidades cristãs, a igreja de Atos, vamos ver que ela adorava no templo, partilhava da comunhão íntima, servia aos necessitados e caia na graça do povo, e como consequência de tamanha objetividade e clareza de seus propósitos, o Senhor ia acrescentando aqueles que iam sendo salvos... ou seja, evangelismo era uma consequência natural do ser da igreja ( At 2:42-46)
Procuro essa igreja nos dias de hoje e fico desejoso de encontrá-la, mas o esforço é hérculeo e os resultados nem sempre me satisfazem. O que encontro é um aglomerado de gente com o que John Ortberg chamou de “ agendas ocultas” , projetos pessoais desejos incontidos de fama e aparente sucesso.
Vejo isso nas igrejas pequenas, médias, grandes, megas ... vejo isso nas igrejas históricas, pentecostais, neo pentecostais.. João Alexandre em uma de suas inspiradas canções diz que existem aqueles que “ tem orgulho de ser a igreja da história” .. e eu aqui comigo penso.. Grande coisa, de que adianta ser a igreja da história e não ser capaz escrever uma página sequer da recente e atual história da igreja.
São das igrejas históricas que vem os terríveis pecados contra a Palavra de Deus, é delas que surge o liberalismo teológico a descrença naquilo que o credo nos chama a crer
(básico da fé) , o relativismo como base e as práticas pecaminosas como regra e aceitas como sugestão de iluminismo que nós, que somos tachados de conservadores, não acompanhamos.
É delas que vem a posição anti bíblica da aceitação do homossexualismo como prática abençoada por Deus, é delas que saem as eleições de líderes, bispos, clérigos homossexuais, pedófilos e com outras práticas estranhas à Bíblia Sagrada.
São das igrejas mais recentes e em sua maioria pós pentecostais que vem os terríveis pecados da soberba, dos líderes déspotas, dominadores, dos impérios pessoais soerguidos com os recursos de tanta gente simples, que dá de tudo para ser suprido daquilo que o estado se omite prover.
São das igrejas protestantes tradicionais que sai o pecado da omissão , de uma fé desengajada, de um tradicionalismo mórbido e do incomodo que tantos sentem de ter “ muito movimento na igreja, muita gente nova” que talvez ameaçe o seus clãs generacionais...
Por outro lado consigo enxergar que, dentro de todos estes grupos surgem fagulhas vivas de esperança, igrejas mega igrejas , pequenas e de todo tipo, históricas, pentecostais, neo pentecostais.. que, tem como propósito , levar a igreja a chegar o mais próximo possível do livro de Atos, sem conservar os cacuetes da história, os arremedos dos ideais e personalismos. Vejo nessas igrejas hoje, espalhadas pelos 4 cantos do mundo um motivo que com certeza faz Deus sorrir...
Mas a velha igreja, a igreja dos reformadores precisa ser reformada, a nova igreja, a igreja dos “ Inovadores” precisa ser inovada e a igreja verdadeira independente de sua cor denominacional, eclesiologia, prática e usos e costumes.. essa precisa ser apoiada e incentivada dentro de todas as demais... caso contrário, terminaremos mesmo sendo uma igreja sem propósitos...

2 comentários:

LUCIANA BRITO disse...

PASTOR MIGUEL,GOSTARIA DE SABER QUAL A OPINIÃO DA PARÓQUIA ANGLICANA SOBRE SE TORNAR HOMOSSEXUAL OU NASCER HOMOSSEXUAL.TENHO FRENQUENTADO SUA IGREJA,MINHA BASE CRISTÃ É PRESBITERIANA/BATISTA E ACREDITO NA PALAVRA DAS ESCRITURAS SAGRADAS QUE FALA QUE DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER,O QUE VEM ALÉM DISTO NÃO VEM DE DEUS.MAS GOSTARIA DE TER ARGUMENTOS A LUZ DA BÍBLIA PARA DEBATER COM AQUELES QUE DIZEM QUE A PESSOA NASCE HOMOSSEXUAL,O QUE EU NÃO ACREDITO!ME CHAMO LUCIANA BRITO E FALEI DOMINGO COM O SENHOR QDO ACABOU O CULTO E PERGUNTEI COMO PODERIA ENTRAR EM CONTATO.GOSTARIA REALMENTE DE OBTER SUA OPINIÃO,INCLUSIVE LI AGORA NO SEU BLOG SOBRE OS COMENTÁRIOS A RESPEITO DE UM PASTOR QUE FOI NO PROGRAMA DO JÔ.DESDE JÁ TE AGRADEÇO.PAZ!

Unknown disse...

Luciana
Com certeza poderei lhe ajudar a encontrar as bases e os fundamentos bíblicos que mostram que Deus criou homem e mulher
éssa é a nossa convicção.
Conte conosco..me escreva em migueluchoa@terra.com.br