sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Tradicionalismo e a resistência ao novo...


Se você prega o evangelho em todos os aspectos com exceção dos assuntos que dizem respeito aos seus tempos, você não está pregando o evangelho
Martinho Lutero
Uma de minhas Bíblias tem aquele recurso das letras vermelhas quando as palavras foram ditas por Jesus Cristo. Acho interessante e digo porque. Porque as palavras de Jesus Cristo são , em ultima análise, o que há de mais importante em nossa caminhada como cristãos e como igreja. Por isso, presto bem atenção nelas, naquelas em vermelho...
Não sou um rebelde sem causa, não sou iconoclasta, anti-instituição, muito menos sou contra a tradição. A tradição é coisa boa, nos traz raízes, nos dá estabilidade, no faz lembrar que antes de nós, muitos viveram por essa fé e isso é muito bom de saber. Mas sou sim um ferrenho anti-tradicionalismo e explico porque. Vamos ao dicionário:
TradicionalismoApego às tradiçõese aos costumes antigos, doutrina que dá maior importância à tradição, sistema de crenças fundado na tradição.
Ora, por definição, preciso me colocar como não tradicionalista uma vez que minha fé, não está alicerçada em nenhuma tradição e sim nos ensinamentos que sairam dos lábios de Jesus, aquelas palavrinhas que estão em vermelho naquela minha bíblia. Entendo que existe uma tradição cristã e deve ser lembrada, mas nunca deve ser colocada em prejuízo da verdade e do sentido que Jesus deu às suas palavras, aquelas em vermelho, as que sairam dos Seus lábios.
A tradição, essa sim, é importante e o dicionário nos ajuda novamente. Veja isso:
Tradição ato de transmitir ou entregar, transmissão oral de lendas, fatos, costumes habitos, tudo que se sabe sobre uma transmissão de geração em geração.
Você percebe a diferença? Em suma, a tradição pode ser algo positivo já o tradicionalismo é algo negativo porque dá importância à tradição e não a essência. Dou um exemplo de prejuízo. Ouvi de um líder anglicano uma história que se passou em sua própria paróquia. Só havia um microfone e a leitura do evangelho, na tradição anglicana, é feita no centro da igreja e algumas igrejas ainda seguem isso. Mas o pastor disse que o microfone não podia ser retirado do pulpito e que ele deveria ler o evangelho no meio da igreja, por causa da tradição. O evangelho foi lido e poucas pessoas ouviram pois a acústica não favorecia. Veja bem, a essência aqui, é a leitura e compreensão do evangelho e o tradicionalismo foi insistir que o mesmo fosse lido onde a tradição mandava, no centro, mesmo em prejuízo da compreensão. Aqui, o tradicionalismo foi algo negativo, mesmo sendo a tradição algo positivo.
Hoje os mais apegados à tradição, que assim se tornam tradicionalistas estão espalhados em todas as denominações cristãs e isso dificulta, o avanço do evangelho.
Jesus, em letras vermelhas foi um combatente do tradicionalismo, daqueles que colocavam a tradição acima de tudo e perdiam o sopro de Deus esquecendo-se da essência. Nossos pais faziam assim e por isso fazemos também... quando visito igrejas no hemisfério norte e mesmo no Brasil, onde escuto muito das pessoas que aquela igreja é a igreja dos seus pais...logo percebo que na maioria das vezes , não é mais a igreja deles, mesmo eles sendo frequentadores regulares, perderam a essência, honram apenas a tradição, se tornaram tradicionalistas.
Na crise que vive o anglicanismo, falo dele por ser parte dele, muitos não tem deixado as igrejas que atuam em disconformidade com a Bíblia, que desmentem a Bíblia e que Deus é uma força comparada a qualquer energia, por conta da tradição, seja dos pais, seja dos prédios, seja de outro tipo, estão tão agarrados a tradição que esqueceram a essência.
Alguns líderes cristãos, aqui no Brasil e fora dele ainda resistem ao novo como se o novo fosse maligno, resistem a estratégias como se elas fossem coisa do inferno, se negam a usar qualquer estudo , ciência, método, modelo que não seja aquele usado pelos cristãos mais antigos, os pais da igreja. Isso é uma pena pois nesse caso cabe bem a palavra do poeta de minha juventude quando dizia “ O passado é uma roupa que não se veste mais...” herdamos a essência, a doutrina, a tradição positivamente, mas não posso pregar para o século XXI Como quem pregava no século X ou XVI, e , creio, nem mesmo como quem pregava no século XX. Não cabe mais mensagens sem aplicações para a vida, sem ligação com o dia a dia, exposições estafantes de histórias bíblicas que nada dizem ao que se está evangelizando e que agradam muito aos evangelizados, discurso sem efeito em um mundo relativista...
Inovar foi sempre uma marca da igreja, ela inovou com Jesus chocando os tradicioalistas, inovou com Paulo na Grecia pregando ao Deus desconhecido, inovou na perseguição se escondendo nas catacumbas, inovou com a religião das casas e não dos templos, mas parou de inovar quando se rendeu a Constantino e gerou uma enfermidade chamada política eclesiástica, trouxe um tumor maligno chamado rígida hierarquia, posições e cargos....
Mas tem inovado ao longo dos anos, mesmo sofrendo tanta oposição dos líderes eclesiásticos. Tem inovado com o resgate das células e hoje tem inovado coma busca de uma igreja contemporânea, com um discurso atual, vivo, que seja fincado, não nas regras e nos ritos, mas em um relacionamento direto com Deus através de Jesus Cristo. Jesus disse algumas coisas importantes e que deveríamos prestar atenção, vamos ver algumas delas:

“Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!” Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Mt 15:2-3

Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?” Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. Mt 7:5-7

vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”. Mt 7:12-13

Essas são algumas das passagens que mostram o tradicionalismo e portanto é visto por Jesus como algo negativo. Mas a tradição, ou seja a essência é vista na Bíblia como positiva. Veja o que Paulo escreve aos tessalonicenses

Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamentea e não conforme a tradição que vocês receberam de nós. 2 Ts 3:6

Os religiosos , via de regra tem uma preocupação com a quebra de costumes. Os líderes Judeus, argumentavam com Estevão sobre o que “ esse Jesus” faria... perceba aqui qual é a maior preocupação deles

Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deixou”. At 6:14

Não, decididamente essa não é a minha preocupação. Tenho me preocupado em alcançar pessoas com a graça, ministrar em suas vidas com efeito e leva-las a possibilidade de viver a eternidade no céu.
Para isso, não foco em nenhum tradição, não acho que o discurso da idade média se adeque ao de hoje, não pregaria como os chamados “pais” da igreja e sim na essência do que eles disseram..
Estou aberto ao novo, aberto ao que seja impactante, buscando ser líder de uma igreja que seja relevante e faça realidade os propósitos de Deus de levar todo ser humano a a adorá-Lo na sua santidade, servi-Lo servindo ao próximo, Imita-Lo crescendo na Sua Palavra, vivendo em Sua família em comunidade e, tendo como missão a Sua missão..para que nenhum se perca.
Para isso, vou tentando seguir as letras vermelhas daquela minha Bíblia, as letras de Jesus.

Nenhum comentário: