quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Reforma protestante e a minha vida


No dia 31 de Outubro de 1517 o monge Martinho Lutero oriundo de um mosteiro agostiniano , afixou às portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, local onde se costumava colocar avisos da Universidade, suas 95 teses que combatiam a corrupção e a decadência doutrinária na Igreja de então. Esse ato, deu origem ao movimento chamado de Reforma Protestante.
Mas o que a Reforma Protestante tem a ver com a minha vida cristã hoje? Deixe-me responder isso em 4 partes que na realidade constituem as colunas desta reforma.
1. Sola Gratia (somente a graça) Ef 2:8
Lutero, na leitura apurada da Bíblia, percebeu que a salvação era exclusivamente uma ação da graça de Deus. E assim entendemos que não somos salvos pelas obras, por aquilo que fazemos. Isso tem a ver com a sua vida, pois todo esforço que você puder fazer, toda obra que efetuar, toda boa vontade que desenvolver, não lhe levará ao céu, não lhe trará a salvação da alma. Somente a graça de Deus pode fazer isso. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
2. Sola Fide ( Somente a fé) Ef 2:8b
A Reforma protestante afirmou que a salvação é exclusivamente recebida pela fé. Hb 11:1, ...a certeza das coisas que não vemos. Hoje existem muitas crenças baseadas em pessoas e coisas palpáveis, a fé salvadora é a fé no Deus invisível. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
3. Solo Christus ( Somente Cristo)
Existem muitos tipos de fé. Pessoas tem fé em pirâmides, em duendes, em santos, na vida, em si mesmo... Mas segundo a Bíblia a única fé salvadora é a fé em Jesus Cristo. Confiando nEle e entregando a vida em suas mãos , qualquer ser humano será a salvo. A fé em Jesus Cristo como Filho de Deus e único salvador. 1 Tm 2:5. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
4. Sola Scriptura ( Somente a Escritura)
Da mesma forma que existem muitos tipos de fé, existem muitas fontes que procuram falar de Jesus. Textos apócrifos ( não autorizados), literatura de outras religiões e mais recentemente, a literatura de auto-ajuda tem procurado falar de Jesus Cristo e dizer o que ele não disse, além de deturpar o que ele disse. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
Comemoramos esta semana o aniversário da reforma, são 492 anos, mas nunca podemos perder de vista o que isso significou para cada vida humana. Um povo sem história é um povo sem identidade, e quando a história se confunde com a história da salvação, ganha ainda mais importância. Em muito a reforma do século XVI contribuiu para a sociedade, a ética, a justiça, a democracia, a liberdade de expressão... Tudo isso tomou um novo fôlego com o advento da reforma da igreja.
Que Deus nos ajude a mantermos sempre acesa a chama e o “espírito” da reforma e nos inspire cada vez mais a lutarmos por ideais nobres e pela causa de Deus neste mundo.

Nenhum comentário: