segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Trecho da 2a mensagem da série: Ensina teu filho.Domingo 18/10/2009

Muita coisa tem se falado sobre auto estima nos últimos anos.. especialmente nos livros de auto ajuda. Sabe qual é o problema com isso? Eles não dizem onde você está errado...praticamente o discurso é: você pode, você é capaz, você tem condições, o universo conspira por você.. e todas essas injeções de puro animo, mas sem base sólida e que não resultam em nada prático
Um bom número de pessoas só conhece uma maneira de elevar auto estima.. indo as compras!!! Eleva por alguns momentos e 45 dias depois provoca uma depressão.Falar de Auto estima virou uma lugar comum... tudo é motivo para baixar a auto estima.. Eu, sinceramente me satisfaço com o que Deus me diz ...
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Sl 139:13
Não há nada que me traga mais auto estima do que coisas assim. Veja isso agora
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que tocar em vocês, toca na menina dos olhos dele’. Zc 2:8
Pense nesse universo... veja bem, quem criou tudo isso diz que nada se aproxima da importância que você tem..Portanto a criação de filhos com auto-estima elevada é algo relevante.. e uma importante contribuição que você pode dar aos seus filhos é convencer eles que eles de fato importam. Importam para você, para Deus, para outras pessoas, que são únicos e insubstituíveis... que eles tem valor, merecem respeito, que eles devem amar e serem amados e que seus sentimentos são importantes
Quantas crianças crescem sem senso de auto estima elevado porque seus pais são os primeiros a colocá-los para baixo... Como você pode exigir que alguém, “ dê certo” se você é quem está promovendo o fracasso deles dentro de sua casa. Eu não preciso contar aqui os vários casos de pessoas com problemas, e que estes problemas vêem de uma auto estima baixa e que assim é , por conta de um relacionamento doentio e opressivo de seus pais...
Uma criança pode desenvolver um senso de baixa auto estima que pode provocar a sensação de que a morte é melhor do que viver daquela forma... Suicídio já é a 2ª maior causa de mortes entre jovens de 15-19 anos. Afirma a Psicóloga Lara Ferreira Guerra em artigo na revista Psique.
Vale salientar, que oCor do texto adolescente com ideias suicidas e comportamento depressivo, geralmente, dá sinais e “avisos” de seus sintomas, como: diminuição da auto-estima...
Não tenho a solução de tudo, posso adiantar algo que ajudará seus filhos a terem auto estima elevada... confiança
Crie confiança por elogios
Você a essa altura da vida sabe que as palavras tem poder.. e sabe que elas podem levantar ou afundar uma pessoa. E a pergunta aqui é essa... o que você diz a seus filhos?
Pais isso tem um efeito positivo que não podemos medir. via de regra você é o herói de seu filho.. Gabriel, meu filho mais velho, quando era pequeno perguntavam a ele o que ele queria ser e ele de pronto respondia “ pai e pastor” . Pra ele, eu era tudo que ele queria.. e se eu era pai e pastor o que ele poderia desejar?
É possível destruir ou edificar uma criança pelas palavras. Muita gente multiplica esse mal nos filhos... O que você está dizendo para seus filhos? Digam palavras de afirmação para seus filhos.. digam 100, 1000, 10.000 vezes eu te amo.. você é importante, você pode fazer isso, você é capaz, Deus lhe criou com capacidade, você é linda aos olhos do pai...
Quanta coisa boa para ser dita e quantas ofensas saindo dos lábios de tantos pais...quanta coisa para se dizer e quanto silêncio nos lares, isolamento, falta de conversa...
A capacidade de seus filhos aumenta quando eles sabem que vocês acreditam neles...
2 anos atrás Matheus ganhou de presente uma viagem aos EUA e ele deveria ir sozinho. Eu e minha esposa Valéria Trememos. 12 anos apenas... mas dissemos a ele todo o tempo você pode filho, vai sair tudo bem , não há mistério, você fala inglês, você tem capacidade.. e diante dele parecíamos muralhas firmes. Quando ele atravessou o portão de embarque e saiu de nossa presença, olhamos um para o outro e dissemos o que foi que agente fez!!!! Não largamos de junto do telefone até que ele chegou no aeroporto de Los Angeles e telefonou. Nunca um voo foi tão monitorado na face da terra... sabe o que ele me disse depois? Pai, disse ele, o único momento que tive mêdo foi quando tentei falar com você e não consegui
Diga a seu filho tudo que você quer dizer... Quantos desses adolescentes frustrados estão se matando porque lhe faltaram palavras, incentivo.. quantos não deixam cartas dizendo que saíram desse mundo porque não se sentiam amados...você já disse isso aos seus filhos hoje?
Deus dá o exemplo no batismo de Jesus, o que ele disse diante de uma multidão:
Este é o meu Filho amado, em quem me agrado. Mt 3:17
Além de palavras você pode fazer isso até com um olhar
Crie confiança com seu olhar
Você sabe que um olhar pode mostrar reprovação, indignidade, alegria... um olhar é algo bastante poderoso e pode também ajudar você na criação de filhos completos...
A maneira que você olha para seu filho pode ser determinante no desenvolvimento de sua auto estima...Olhar de confiança, firmeza, podem elevar a auto estima
Eu tive um treinador que seu olhar dizia tudo... quando ele acreditava ele olhava nos olhos e você sabia que ele cria em você... Olhar de afeto, pode fazer com que ele se sinta amado(a)
Um olhar de amor e de aprovação pode valer muito mais do que todos os álbuns de fotografia podem conter e os acompanhará para o resto de suas vidas
Crie confiança com um toque
Pais especialmente escutem isso aqui.. não deixe passar um dia sem que você possa ter a oportunidade de dar um toque de afeto em seus filhos, um abraço, um beijo, rosto no rosto....!
Agarre-os...filhos sempre devem contar com abraços, com toques de afeto, embolar no chão ou na cama...Se você nunca foi um cavalinho para seu filho(a) você perdeu ou está perdendo uma grande chance de se fazer imortal...Não importa a idade de seus filhos haverá sempre um toque que demonstrará o quanto você acredita em seu valor...
Quando eu vejo um pai com os braços por sobre o ombro de seu filho, ou uma mãe abraçada com uma filha e vice-versa eu vejo ali o poder de um gesto que pode dizer muita coisa...
Crie confiança com seu respeito
Não se esqueça que a maneira que você trata seus filhos pode ser determinante para toda a existência deles. Respeito significa que você não o expõe em público, diante dos amigos e de outras pessoas. As vezes vejo pais que tentam mostrar autoridade sobre os filhos expondo-os
Sua autoridade, se de fato ela existe e foi conquistada, pode ser exercida pelo seu olhar...e depois em privado se trata dos detalhes. Respeite a opinião de seus filhos, eu sei que as vezes eles gostam de coisas que não fazem sentido para nós, mas não precisa fazer...
Lamentavelmente para muitos pais existe apenas uma maneira de criar filhos... e mostrar respeito...a violência da palmada...
Eu respeito tanto meus filhos que um deles se tornou torcedor do sport... nesse caso eu espero que seja apenas uma fase..rs Respeite seus filhos...

Nenhum comentário: