sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sábado 4o Dia de Escuta


Vir, ver, viver e proclamar a verdade
João 1:43-51;Tito3:1-15

O discipulado de Jesus tem de ser vivido na realidade do mundo
Dietrich Bonhoeffer

Hoje continuamos vendo os momentos em que Jesus chama as pessoas e seu chamado é sempre impactante. Agora Jesus encontra-se com um homem chamado Felipe e apenas diz: Siga-me! Não há nenhum comentário a respeito da reação de Felipe, no entanto podemos imaginar qual foi pois em seguida ele encontra um outro homem, provavelmente seu amigo e possível discípulo de João Batista e imediatamente anuncia a sua “descoberta” em outras palavras ele disse “achei o messias” Natanael, mesmo se mostrando um pouco cético ou até mesmo preconceituoso coma região de Nazaré ainda duvida, mas Felipe faz o que todos os demais fizeram e que todos nós devemos fazer, simplesmente disse: “venha e veja”.
Esse espírito missionário, evangelizador, esse desejo de comunicar a boa nova do evangelho toma todos os que verdadeiramente têm um encontro com Cristo. Via de regra, a primeira reação de alguém que conhece a Cristo é contar a outros, é anunciar, dizer o que viveu e desejar que os demais vivam o mesmo. Na minha experiência de Cristão que já vai com 33 anos e de pastoreio que chega a cerca de 20, essa tem a sido a reação que percebo na maioria esmagadora das pessoas, sejam elas tímidas ou extrovertidas, homens e mulheres, indiferente de seu status social, formação educacional. Quando alguém se encontra com Cristo, nasce com ele(a) o desejo de anunciar e isso, como obra do Espírito Santo, fez com que a Igreja de Jesus Cristo se tornasse a instituição que mais cresceu ao longo desses dois mil anos e assim continua até os dias de hoje.
Paulo segue recomendando a Tito como deve ser a vida daqueles que a exemplo de André, Pedro, Natanael e tantos outros que se seguiram até os dias de hoje devem viver. Não se encerra em uma decisão de aceitar a Cristo, mas se estende numa vida exemplar , numa postura que se alinhe com a vontade de Deus expressa em sua Palavra e naquilo que Jesus Deixou registrado. Uma vida que possa ser de fato chamada de Nova, de exemplo, de integridade, de honestidade. A Nova vida será sempre recheada de novas atitudes, de novas posturas de uma mente nova, como ele mesmo disse temos a “mente de Cristo” e a mente de Cristo age de maneira diferente em relação a tudo e a todos.
O conselho do apóstolo é que não percamos tempo em discussões sem propósito que mais dividem do que unem, mais polarizam do que ajuntam, esse tipo de atitude é para quem não tem sua vida focada no propósito de Deus. Você é um filho de Deus e outros que também aceitaram a Cristo da mesma forma o são, independente de seu credo denominacional, seu grupo eclesiástico. O que define um cristão não é seu registro de filiação a nenhum grupo, mas o registro das palavras de Cristo em suas vidas e o fato de viverem segundo essas palavras. Rejeite todo sectarismo, viva em unidade com a Igreja de Jesus Cristo, compreenda as diferenças culturais, seja maduro(a) o suficiente para perceber que a Igreja é muito mais do que o grupo a quem você pertence.
Alguém que desenvolve um espírito faccioso, como já foi dito, “tocará essa nota em seu violino até a morte e assim reúne em volta de si pessoas com perspectivas negativas e o restante ele afugenta”.
Que assim nunca seja com você, que seu coração esteja amolecido pela Graça, que enxergue o amor de Deus em todas as pessoas, que perceba o preço pago por Deus para resgatar cada vida nesse universo e assim o amor inunde o seu coração e você seja praticante das coisas uteis e excelentes.

Minha Oração

Senhor, tenho te seguido e desejo refletir a Tua Graça. Não permitas que eu duvide, resista ou ignore à Tua mão em minha vida e que assim, ela seja repleta de coisas uteis e excelentes, refletindo Teu amor e Tua Graça a todos.











Nenhum comentário: