quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

5a Feira, 2o Dia de Escuta


Liderança Ungida, Aprovada e verdadeira
Povo Ungido, Aprovado e verdadeiro
João 1:29-34; Tito 1:1-16

Faz tudo como se alguém te contemplasse.
Epicuro


Hoje iniciamos uma leitura no evangelho de João e na Epístola pastoral a Tito. O evangelho está narrando o momento em que João o Batista, vê Jesus e sem se conter exclama : “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Não haveria como se conter nem sequer havia a necessidade disso. Este momento era esperado por ele, o próprio João e por toda a nação de Israel. O dia em que o Messias seria identificado era algo que os judeus respiravam no seu dia a dia, a promessa milenar anunciada pelos profetas, cantada pelos salmistas se constituía na esperança de Israel. A relação com o cordeiro é mais tarde compreendida quando do sacrifício de Jesus no período pascal sendo seu sangue assim derramado pelo pecado de todos, fazendo assim um paralelo com o cordeiro pascal naquela noite libertadora do Egito.
   Paulo por sua vez escreve a Tito uma carta visivelmente pastoral onde dá conselhos práticos de como ele, Tito deveria proceder em relação à liderança da igreja em Creta. Paulo o deixa lá para resolver as questões relativas à liderança. Não há duvidas que havia problemas e ameaças naquela região, caso contrário não haveria a necessidade de Tito permanecer lá e nem de Paulo fazer recomendações tão específicas quanto a posição e o perfil desejado para a liderança da igreja. É muito importante prestar atenção nas marcas que o apóstolo coloca como necessárias à liderança e elas se prestam para todos os líderes e por conseguinte a todos os cristãos.
   Quando da sua apresentação Paulo se coloca da seguinte forma: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade” Paulo é um enviado de Deus para levar as pessoas a uma vida em comunhão com Deus, esse era o seu papel. No entanto, o perfil que ele apresenta para os líderes é o mesmo que eu, você e todo cristão deve buscar como padrão para nossas vidas. Não devemos em hipótese alguma esperar que isso seja exigido apenas de quem lidera, mas sim que, pelo exemplo da vida desses líderes, esse perfil se multiplique na congregação e se espalhe por toda a igreja de Deus.
   Observando estas marcas podemos fazer uma análise de nossas vidas e tentar achar em nós essas características para que elas possam formar nosso caráter e desenvolver as atitudes que representam.
   Sabemos que somos frágeis e que temos dificuldades de nos manter nessa linha, mas que isso não nos cause frustração e que possamos ser encorajados pelas palavras do apóstolo Paulo quando ele mesmo afirma que “não chegou ao alvo, mas prossegue na direção...”
   Quem somos nós senão meros errantes, onde está a perfeição em nossas vidas que nos autorize a julgar aquele que junto conosco lida com esta vida ameaçadora e com os apelos constantes e indecentes desse mundo?
   Hoje percebemos a importância de prezarmos pela vida e pela conduta ilibada como exemplo para um mundo que a cada dia relativiza a moral e faz pouco caso dos bons costumes.

Minha Oração

Senhor, que o meu ser seja sempre voltado para a tua excelente vontade e que a minha vida possa refletir a Tua Glória. Aproxima de mim o desejo de viver retamente, de ser exemplo e referência e afasta de mim o espírito de julgamento, o legalismo árido e seco, o farisaísmo que aponta o erro, mas vive nele sem critério. Ajuda-me a ajudar os meus líderes a viver no Teu padrão e nunca a apontar os seus erros me isentando de oferecer socorro.

Nenhum comentário: