segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

2a Feira 13o dia de Escuta


Chamados

Marcos 3:7-19ª ;1 Coríntios 4:8-20(21)
Deus chama sempre pessoas ocupadas, satanás, as pessoas ociosas
J.R. Miller

Já escuto faz tempo a frase que você muito provavelmente também já escutou, ela diz algo assim “uns são chamados, mas outros se chamam”. Claro que entendo o que as pessoas que dizem isso tentam expressar, é sabido que um chamado de Deus é algo tão importante e especial, tão sagrado e relevante que não pode partir de um projeto pessoal ou de uma iniciativa que não seja totalmente revestida do desejo e das intenções do coração de Deus. Exagero? Não de fato não é um exagero pois as coisas de Deus, são sagradas, são sacramentais  no sentido de serem ordenanças separadas especialmente para a glória unicamente dEle. A história mostrou o que esse chamado significava e isso foi uma vida entregue ao serviço, dedicação total, missão a todo custo e até as ultimas consequências. No entanto, ainda precisamos. esclarecer bem essa questão pois ela se confunde constantemente.

O evangelho de hoje mostra Jesus em sua missão de anuncio das Boas Novas, a essa altura já vinha sendo seguido por multidões, que percebiam o Seu poder de curar, salvar, resgatar, dar esperança e como diz o texto “uma multidão.. o seguia...” até os demônios andavam por onde Jesus andava e Ele os repreendia firmemente. Toda essa multidão estava sendo chamada por Jesus, chamada à vida, à salvação as Boas Novas anunciadas por Jesus era e continua sendo um chamado a todos. Rejeitar esse chamado é rejeitar o chamado do próprio Deus, é rejeitar o Espírito Santo e para muitos teólogos e estudiosos, esse é o que se considera o pecado contra o Espírito Santo, para o qual não há perdão. Não há perdão para quem se nega a atender o chamado de Deus. Jesus disse “quem nele crê não será condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do  unigênito filho de Deus” esse segundo Jesus “é o julgamento” Jo 3:18.

Com isso eu quero entrar no assunto que diz respeito a mim e a você, falo da diferença de chamado e chamado. Todos nós somos chamados por Deus a dEle receber Graça, a Ele dar a devida Glória, e ao mundo anunciar o Seu plano de salvação. Partindo desse pressuposto, engastado das palavras do próprio Jesus Cristo, ninguém pode dizer que não é chamado por Deus. Cabe agora observarmos o que vai, além disso. O texto do evangelho mostra Jesus Chama alguns para perto de Si. “chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele” isso não contradiz o grande coração de Deus que nos acolhe com tanto amor e graça, apenas mostra que existe um chamado geral e um chamado específico.

A confirmação de que um chamado específico não significa privilégio humano senão honra celestial, é o que apresenta o apostolo Paulo na continuação de sua carta aos coríntios. Dias atrás vimos que ele disse que se espera fidelidade destes despenseiros da Graça de Deus. Sim fidelidade, pois aqui, no texto de hoje, ele coloca o que representa ser um apóstolo, um chamado e enviado de Deus e por Deus. Uma sequência de situações e adjetivos que mostram e confirmam que o chamado é específico porque necessita uma postura diferenciada. Estes homens precisaram de couro de Jacaré para suportar o que viveram e mesmo assim se mantiveram fiéis a Deus e ao seu ministério. Graças a eles hoje temos acesso a essas Boas Novas. Uma olhada cuidadosa neste texto nos mostra o desabafo de um gigante de Deus chamado Paulo e reflete o sentido verdadeiro da expressão por ele usada uma vez quando disse que trazia consigo as marcas de Cristo.

Eu e você temos sim um chamado e esse chamado pode se encaixar dentro daquilo que aqui nominamos de geral ou específico. Mais isso não diminui o valor desse chamado, se fui chamado a viver a graça, sou chamado a distribuí-la seja com minha vida, meu exemplo ou meu sacrifício a relevância é a mesma pois a fidelidade é ao Senhor que nos chamou.

Talvez você nunca tenha observado esse assunto por este ângulo, mas independente de quem você é. Talvez um líder na sua igreja, um executivo em uma empresa, um profissional liberal, um pastor, missionário ou evangelista o que é importante é entender que Deus lhe chamou e seu papel é discernir onde e para quê Ele está lhe chamando. Uma coisa você sabe, Ele lhe chamou, atenda Seu chamado pois somente assim a plenitude será uma realidade em sua vida.

 

Minha Oração

Senhor, apenas te peço hoje que eu possa sempre responder ao Teu chamado, discernir a Tua voz e seguir a Tua vontade para minha vida e através dela.  Esse é o desejo de meu coração. Amém

Nenhum comentário: