quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

4a Feira 8o Dia de Escuta


Na dependência do Espírito,
além disso, nada.
Mc 1:29-45;1 Coríntios 2:1-13
Temos a necessidade de que o Espírito Santo venha com poderosa virtude e consuma toda a vil escória que há em nós.    D. L.Moody
  
Jesus está andando pela Palestina de então e o evangelho começa a narrar algumas de suas experiências mais populares, aquelas em que Ele resistia aos demônios e curava as pessoas. Ninguém pode viver a vida cristã ignorando estas coisas. Não há como tentar excluir esses aspectos da vida e ministério de Jesus nem tampouco coloca-las como restritas a esse período. A verdade é que as Boas Novas do Evangelho inclui a manifestação sobrenatural do poder de Deus e essas Boas Novas estão disponíveis hoje e sempre estarão. No entanto, é importante lembrar que Jesus mesmo disse que “ esses sinais seguirão aqueles que creem...” e o que temos visto em muitos casos é simplesmente os que creem focando suas vidas em busca desses sinais. Se não acontecer como parte do ministério e vida de um cristão(ã), não tem o aval da sobriedade e do equilíbrio que o Espírito Santo nos dá.
Perceba que ele, após realizar todos esses milagres aqui narrados se recolhe e, em seguida sai para outra missão “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”. A pregação e anuncio do evangelho prescinde de uma base de oração em nossas vidas. Se Jesus precisou fazer isso para seguir pregando avalie eu e você do que precisamos. Nossa vida e ministério é, e deve sempre ser regada de momentos como esse , de recolhimento e oração. A maior expressão do poder de Deus é uma vida transformada pela mensagem do evangelho, é alguém que se rende a Deus, que renuncia ao “espirito” do individualismo, da autossuficiência, da arrogância e simplesmente se rende aos pés da cruz e do salvador afirmando a sua limitação e pecado. Nada, nada em qualquer perspectiva pode ter a maior expressão do poder de Deus do que isso. Nosso foco não pode ser nas maravilhas sobrenaturais tão conhecidas, nos demônios que correm e se submetem ao poder de Jesus, mas em vidas que se rendem e aceitam o senhorio de Cristo.
Você tem pensado sobre isso? O Senhorio de Cristo significa muito para você? Jesus já é Senhor de sua vida? Ele é quem comanda seus passos, diz o seu caminho, ordena suas prioridades, rege as suas finanças, dirige seus relacionamentos, homologa os seus planos? Esses são aspectos desse maravilhoso senhorio que ao vir em nossas vidas nos faz mais que vencedores.
Na carta aos coríntios de hoje Paulo vai tentar mostrar àquela igreja que o centro de sua mensagem estava em ser rendido a Deus e o Poder dela estava vinculado ao Espírito Santo. A eloquência e ousadia do velho apóstolo não consistiam de palavras persuasivas de sabedoria ou de um discurso eloquente, como ele mesmo coloca e sim do poder do Espírito Santo. É o Espírito quem sonda todas as coisas, quem sabe o que devemos falar, que dirige nossas ações e quando não estamos submissos a Deus, estamos por nossa conta e esse “ministério” do Espírito Santo não está presente em nós pois com nossas atitudes pessoais bloqueamos a Sua ação e agimos por nós mesmos.
Faz uma semana que começamos a refletir nesses textos e já estamos concluindo o quanto a independência, a autossuficiência, o orgulho, as palavras que engastadas de beleza  por si mesmas se constituem em algo que devemos deixar para traz em nossa nova caminhada. A dependência de Deus para viver e realizar a sua vontade está na total dependência do Espírito Santo. Digo isso porque ninguém sabe e ninguém perscruta as profundezas do espírito humano senão o criador.
Paute sua vida pela dependência de Deus, pela ação do Espírito, não permita que ela seja uma expressão limitada de suas próprias palavras e pensamentos, mas que tudo isso esteja rendido ao poder de Deus e a ação do Espírito Santo. Essa é uma das chaves para uma caminhada sadia e cheia da presença de Deus, da ação desse poder, da transformação de vidas a partir da sua própria. Hoje vimos o quanto é importante viver para Cristo, na dependência do espírito Santo. Assim seja seu dia, assim seja a sua vida.
Minha Oração

Senhor, eu quero ser dependente exclusivamente de ti e de Teu poder. Afasta de mim toda a autossuficiência, livra-me de qualquer aparência de confiança em mim mesmo.

 
 

Nenhum comentário: