domingo, 17 de fevereiro de 2013

2a Feira 6o Dia de Escuta

Na Igreja, existe um lugar que é seu
e uma missão que é sua.
Marcos 1:1-13;1 Coríntios 1:1-19
Não podemos todos ser apóstolos,
mas podemos ser “cartas vivas “
    William A. Sunday
  
Hoje começamos a semana, talvez seja um dia difícil para você, talvez seja um novo momento, um desafio está diante de você hoje, talvez ontem o pregador deixou uma mensagem que ainda está batendo forte em seu coração. Seja qual for a sua expectativa lembre disso: “esse é o dia que o Senhor fez, regozijemos e nos alegremos nEle.
A narrativa do anúncio de João Batista sobre aquele que haveria de vir tem muito a nos ensinar. Inicialmente o evangelista qualifica João como aquele que fez cumprir a profecia de Isaias, isso era muito importante para colocá-lo além de um auto denominado profeta, além de um mero pregador de ilusões ou um messias também auto proclamado coisa que não era incomum na época. Esse fato já nos ensina que ninguém que fala por si mesmo pode trazer o peso da mensagem de Deus. Os “mensageiros” de Deus, verdadeiros profetas são aqueles que falam pelo Espírito de Deus. Vivemos tempos onde muitos se auto proclamam. São “apóstolos”, “bispos”, “missionários” que surgem no meio cristão evangélico e que não trazem consigo a autoridade de seus ministérios fundamentados na História da Igreja, na tradição dos apóstolos, sem a linha de autoridade deixada por aqueles que vieram como voz de Deus.
Não dê ouvido a todo aquele que se apresenta com uma palavra supostamente vinda de Deus. Recentemente assisti de passagem na TV alguém que além de se autodenominar apóstolo vendia um CD com a oração de um suposto “Arcanjo Miguel”. A Igreja nascente era bem mais preocupada com quem ministrava a Palavra. O livro chamado Didakê, o ensino dos doze apóstolos, é uma literatura apócrifa, não pertencente ao Canon, mas traz em si ensinamentos que podemos e devemos aplicar à Igreja hoje. O que ele fala sobre os pregadores estrangeiros é uma lição de cuidado e precaução que valeria ser observada pelos que fazem a Igreja hoje.
João, com essa autoridade anunciava Jesus, preparava o caminho daquele que viria para ser o verdadeiro libertador de Israel, o messias esperado, o santo de Israel, o filho do Deus vivo. Que oportunidade para uma auto projeção essa que João teve, homem diferenciado, corajoso, de vida asceta, retirado, estilo de profeta, juntava gente, diz o texto que muitos vinham a ele para receber o perdão dos pecados. Bastava ele se auto denominar mais um messias e não seriam poucos seus seguidores, aqui está o homem diante talvez de sua maior tentação, auto promoção, destaque, glória pessoal, o risco está posto o que ele fará? Mais a pergunta é o que você faria ou tem feito diante de situações assim? Você não precisa ser um profeta, um messias, mas em diferentes situações em sua vida provavelmente essa mesma tentação já esteve, está ou quem sabe provavelmente estará diante de você. Qual a atitude. Jesus disse que os humildes serão exaltados. Como você age quando a glória de algo que você faz não lhe cabe?
Na epístola de hoje Paulo inicia sua correspondência com essa Igreja, por ele fundada, por ele profundamente amada e que mais tarde iria desafiá-lo, questionar sua autoridade apostólica e se negar a reconhecê-lo como tal. A Ingratidão dos coríntios é clara na 2ª carta que o apóstolo escreve. Aqui ele se apresenta, ele traz suas credenciais e logo mostra sua boa impressão daqueles irmãos(ãs)porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual” . Aos coríntios Paulo está ensinando sobre a importância da unidade para o corpo de Cristo, aliás essa é a figura que ele usará nessa carta com frequência, um corpo humano e seus membros. Unidade é algo que está no coração de Deus. Certa vez eu disse que se Cristo tivesse que voltar para resolver algo na Igreja hoje seria nesse aspecto, ele viria para unir a Igreja que demonstra um imenso pecado em viver tanta desunião e se permitir usar instrumentos tão mundanos em seu meio que envergonha até os pagãos.
Hoje, comece o dia crendo que você tem um papel fundamental na construção do reino de Deus, que existe um capítulo nessa montagem de Deus que lhe cabe, cumpra-o cabalmente e entenda que parte dessa missão é ser uma igreja, ter um Senhor, pregar uma mensagem e receber a todos com um só batismo. Somos todos de Jesus, não obstante a importância dos Paulos e dos Apolos.
 
Minha Oração
 
Senhor, me ajude, ponha em meu coração a medida certa daquilo que eu represento para Ti e para a Tua obra. Faz de mim um atalaia da unidade da Tua Igreja. Assim quero viver em Nome de Jesus.
 
 

Nenhum comentário: