quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

4a Feira 15o Dia de Escuta


Que tipo de solo é o meu coração?
Marcos 4:1-20;1 Coríntios 5:9-6:8
Considere o selo postal: sua utilidade consiste na habilidade de aderir a algo
até que ele atinja seu destino  
Josh Billings

Mais uma vez encontramos Jesus necessitando de um barco para poder ministrar ao povo que o buscava, a multidão queria ouvi-lo. Naquela multidão havia diferentes expectativas, não há dúvidas que muitos estavam ali com seus corações sinceros, buscando a instrução de Deus para suas vidas. Outros possivelmente eram apenas curiosos que não resistiam à Sua fama e também procuravam ouvir o que Ele dizia. Com certeza havia dentro dessa multidão os legalistas, os mestres da Lei que constantemente procuravam uma razão para, em mais uma tentativa arrancar dEle uma contradição com a Lei de Moisés pois sendo assim o colocariam em cheque diante daquela multidão.
Hoje você que lê este livro também é parte de uma multidão, muitas pessoas estão com você agora lendo estas mesmas palavras, nessas mesmas páginas. Vocês não estão juntos fisicamente, mas nessa data vocês formam uma multidão e como em toda multidão aqui também há diferentes expectativas, diferentes expectativas e diferentes respostas surgirão de seus corações de acordo com o que cada um(a) reagir ao que Jesus tem dito aqui. Olhando para a história do evangelho você vai perceber que Jesus fala das sementes que caem em uma plantação e em seguida interpreta Suas palavras. No entanto, observe que a interpretação e explicação do que foi dito somente acontece em particular, com os doze porque eles perguntaram. Por que foi assim? Alguém poderia perguntar, pois bem atente para isso.
Agora não esqueça o imenso privilégio que é para aqueles que de bom grado aceitam a Palavra de Deus e dela desfrutam e assim, podem desfrutar desse conhecimento de Deus. Como parte dessa multidão, esteja atento(a) a esses ensinamentos, interprete a que tipo de solo se assemelha o seu coração?
Ele pode simplesmente ser um coração distraído que recebe a Palavra, mas que logo as coisas desse mundo (satanás e suas artimanhas) a levam de si. Quantas vezes não vivemos isso? Nosso coração até entende, tenta seguir, mas vêm as propostas, as oportunidades desse mundo e levam consigo pois não resistimos o suficiente e caímos em algumas armadilhas da existência. Se identificar algo, resista, lute mesmo, retire-se de onde estiver quando identificar que isso está levando os “´pássaros” a levarem a boa semente de seu coração.
Mas é possível que o solo de seu coração se assemelhe àquele solo rochoso, endurecido onde as raízes tem dificuldade de penetrar, mas mesmo assim não é impossível de isso acontecer. Quem sabe você recebeu com alegria a mensagem de Cristo, mas ela ficou no âmbito da emoção, da alegria passageira, do impacto mental, o que é importante, mas não é suficiente. A palavra de Deus precisa criar raízes em nosso coração.
Seu coração poderá ainda se assemelhar ao solo com espinhos que da mesma forma que os demais recebe de bom grado, aceita e procura até seguir. Talvez você esteja assim, tentando seguir, mas a verdade é que os “atrapalhos” desse mundo não vão permitir. Muitas vezes são coisas boas que estão lhe acontecendo, o sucesso profissional, financeiro, a fama e outras coisas que não são ruins absolutamente, mas que tem o poder de serem espinhos que sufocam nossa espiritualidade e aos poucos vão drenando a nossas forças fazendo com que nossa prioridade siga em outra direção e quando percebemos estamos tão áridos espiritualmente, nos tornamos religiosos, frequentadores de templos e distantes daquela paixão que um dia incendiou nosso coração.
Mas dentro dessa multidão que lê esse texto hoje, se encontra você, que apesar de tantos obstáculos, tantas dificuldades. Apesar de ter recebido oposição, de ter visto de perto os espinhos tentando sufocar a sua fé, aqui está, firme, seguindo em frente. Esse é o coração chamado de Boa Terra. Porque a aceitação foi real, definitiva  e isso significa que você não somente entendeu a mensagem, mas a trouxe e a guardou em seu coração bem guardada. Significa ainda que ela foi a sua prioridade e mesmo com o sucesso ou não, com a fama ou o anonimato, com dinheiro ou na ausência dele, você simplesmente elegeu Cristo como senhor de sua vida e a raiz do evangelho penetrou no fundo, no amago de sua alma, no íntimo de seu ser e Cristo é tudo para você o que vem depois , vem depois sempre. Você é o que a Bíblia chama de um nascido de novo.
Para completar perceba na leitura da carta aos coríntios o fruto de pessoas que não deixaram que as raízes da vontade de Deus penetrasse verdadeiramente e profundamente em seus corações. A igreja de Corinto é conhecida como sendo um povo ainda com muita superficialidade. Paulo os admoesta em coisas básicas e aqui os adverte sobre seus litígios, suas intrigas pessoais exortando-os sobre a maneira equivocada que eles estão tratando isso. Ora, essa  e outras atitudes aconteceram sempre com as pessoas que não permitirem que a semente da Palavra de Jesus de fato penetre em seus corações.
Decida hoje qual o tipo de solo seu coração quer ser, cultive a semente da Palavra de Deus com raízes profundas e assim, siga adiante. Não tenha duvida alguma que isso florescerá e Jesus será manifesto em sua vida. Quando isso acontecer virão os frutos e eles virão na medida que você se colocar disponível. A Produtividade de cada solo dependerá de como tratamos cada um deles.

Minha Oração

Senhor, meu coração deseja ser semeado por Tua Palavra, deseja raízes profundas, mas confesso que vejo os pássaros se aproximando e não consigo agir, vejo meu coração se endurecendo por não conseguir assumir compromisso contigo, vejo os espinhos já perfurando meu ser e sufocando minha alma. Mas Deus veja como estou inerte, não consigo reagir, me ajude a espantar esses pássaros, a amolecer este coração e a me livrar desses espinhos, quero ser um solo fértil, produza em mim e através de mim frutos para Tua glória.


Nenhum comentário: