quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

6a Feira 3o Dia de Escuta

É Ele? Quero seguir a verdade!
Sou eu? Quero ser exemplo da verdade!
João 1:35-42; Tito2:1-15
Nunca faça aquilo que Cristo jamais abençoaria, e nunca vá a um lugar onde Cristo não possa ir em sua companhia.                     
Agostinho de Hipona                      

Interessante como as lições que vem da Bíblia saltam aos nossos olhos em um simples olhar mais apurado. Somente aqui nesses poucos versos do evangelho podemos perceber o quanto Deus fala ao nosso coração. Perceba que quando Jesus é identificado com o Cordeiro de Deus, os dois discípulos imediatamente passaram a segui-lo. O nome disso é prontidão, eles andavam com João, aprendiam com Ele, mas tiveram o discernimento que esse tempo havia passado e que agora havia outro que trazia a plenitude dos tempos para seguir. O texto nos diz que um deles era André, que sabemos se tornou um dos doze discípulos de Cristo e o outro não há referência a seu nome, provavelmente outro que esteve entre os doze. No entanto o que é importante ressaltar aqui é a disposição de seguir a Jesus assim que souberam quem Ele era, e mesmo inquiridos por Cristo se mantiveram firmes desejosos e interessados em saber mais a respeito dele.
 A prontidão em seguir a Jesus é algo tão necessário a qualquer pessoa que deseje andar com Deus. Jesus, sendo o próprio Deus anuncia o caminho, abre as portas, mostra por onde irmos na direção de encontrar a plena presença de Deus. Jesus, o Cordeiro de Deus, o Messias esperado não somente aponta o caminho, mas se coloca Ele mesmo como o Caminho.
O anúncio do que temos achado em Cristo é a mais nobre atitude que inicialmente podemos tomar. O texto diz que o primeiro que André encontrou foi seu irmão e ele o levou a Cristo. O que você tem feito de Cristo? A quem você tem mostrado Jesus? Quem você tem levado a Ele? Seja com nossas palavras, atitudes, posturas, através de nossos relacionamentos, nós que encontramos a Cristo o Cordeiro de Deus devemos buscar com Naturalidade levar outros a Ele.
No texto da Epístola podemos seguir neste pensamento pois o apóstolo está dando seus conselhos pastorais a esse discípulo e filho na fé Tito. Ele não trata aqui de outra coisa senão: como viver o evangelho da graça e como e a quem confiar esse evangelho. Paulo alerta para as coisas práticas da vida e do cotidiano de um cristão. São conselhos éticos, de santidade, de ordem, de condução dos processos, afinal de contas ele já previa que seus dias estavam por findar, não havia muito tempo para estar com seus líderes e por isso ele alerta aos cuidados da fé e a sua prática. Preste atenção no texto e veja a quem ele orienta Tito a ensinar e o quê? Ensina aos homens e mulheres mais velhas, que ensinem e discipulem a outros(as), aos jovens, que sejam prudentes a todos que sejam exemplo a partir da vida do próprio Tito.
Portanto está claro para nós que seguir a Jesus significa muito mais do que passar um dia com Ele, isso não seria suficiente para um coração tão necessitado como o nosso e não foi para aqueles discípulos que viveram toda a sua vida  a partir daquele momento que encontraram a Cristo o Cordeiro e o seguiram. Os dias de hoje não são dias fáceis, isso é verdade, mas os dias destes homens e mulheres que viveram essa realidade de uma igreja nascente não foram nem mais nem menos difíceis. Tão difíceis quanto hoje, ou talvez até mais, no entanto o que João Batista disse “eis o cordeiro de Deus” está sendo dito hoje e todos os dias por diferentes lábios ou instrumentos de Deus, siga-o e deseje mais do que passar um dia com Ele. Deseje ser alvo do que Paulo aconselha a Tito, aprenda a viver na Graça e a suportar tudo como um seguidor do messias esperado, abandone as paixões desse mundo  e sendo fiel persevere todo tempo. Que Jesus se hospede no seu coração eternamente.

Minha Oração

Senhor, te peço algo simples inicialmente, que quando te ver passar eu nunca duvide que és o Cordeiro de Deus, o messias esperado que veio para a mi há salvação. Quero te seguir toda a minha vida. E me ajude a viver segundo a Tua excelente vontade e a refletir a Tua Graça e amor coma minha própria vida, sendo exemplo para outros(as). Me ajude Pai, pousa sempre em meu coração.




Nenhum comentário: