quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

6a feira 10o Dia de Escuta


Quero estar no banquete
com Jesus
Marcos 2:13-22;1 Coríntios 3:16-23
 “Você não é mau demais para entrar, nem bom demais para ficar de fora”  Quadro de avisos de um a igreja


Nosso dia hoje nos levará a refletir sobre algumas atitudes tão necessárias ao nosso dia a dia como o ar que respiramos ou como a seiva que corre pelas entranhas das árvores levando a elas vida e pujança.  A vida cristã depende de atitudes assim mesmo nessa proporção, é algo fundamental. Sem atitudes de firmeza e determinação não há vida com Deus. O texto de Paulo aos coríntios  vai nos mostrar que a sabedoria desse mundo é loucura aos olhos de Deus, as atitudes solicitadas pelos apelos desse mundo à vista da fé cristã é uma loucura da mesma forma que à vista dos valores deste mundo o chamado do cristianismo é algo a cada dia menos aceitável. Na perspectiva cristã, no entanto o pensamento dos ditos sábios são simplesmente futilidades especialmente porque se baseiam em uma humanidade decaída e distante de Deus.

Jesus continua a sua peregrinação pela palestina dominada por Roma, nesse contexto se encontra com o conhecido Mateus, aqui descrito por Levi, coletor de impostos. Essa era uma classe de pessoas tão desprezadas na época que se assemelhava as prostitutas e à ralé da sociedade. Apesar de serem judeus, eram como traidores por servirem ao dominador. Mas uma atitude levou Levi a uma nova posição na eternidade, a atitude da obediência e da prontidão. Nessa caminhada com Jesus já vimos o quanto essas são atitudes necessárias e que sem exceção nos colocam numa posição privilegiada de podermos vislumbrar a eternidade de podermos viver cheios de esperança, de termos acesso a um convívio diário com aquele que é o criador de todas as coisas.

Um dia eu me levantei e segui ao ouvir um chamado de Jesus, talvez você da mesma forma tenha vivido essa mesma experiência. Em meu caso sinceramente desejaria que tivesse sido mais cedo e com mais prontidão, assim teria tido a chance de, mais cedo, ter experimentado a vida em sua plenitude que é a vida com Deus. De uma forma ou de outra a  atitude de ouvir e aceitar o chamado de Jesus é algo que nos transporta de um estado de extremas limitações e até mesmo prisões pessoais para o ilimitado mundo de Deus e todas as suas possibilidades.

Esse tipo de experiência não fica retida dentro de nós, não se limita jamais a algo que se classifique como fórum íntimo. Pelo menos para Levi não parece ter sido assim, juntou seus amigos, gente do mesmo tipo dele provavelmente pois assim devia ser seu circulo de relacionamento devido ao seu contraditório ofício. Juntou-os em sua própria casa, provavelmente pelo encanto das palavras de Jesus que com certeza o encheu  de gozo. Essa atitude é exemplar para nossas vidas por se assemelhar em sua essência com o que vivenciamos até os dias de hoje. A ousadia de Levi foi chamar seus amigos para ouvir Jesus, mas isso levou Jesus a quebrar mais um dos tabus, derrubar mais uma muralha e vencer a arrogância dos “sábios”, mestres da lei, conhecidos como escribas e fariseus. Esses homens sequer tiveram a coragem de se dirigirem a Jesus, mas enquanto falavam com seus discípulos Jesus escutou e interveio na conversação dizendo que não veio para os justos mais para os pecadores.

Isso veio como uma afronta a esses mestres da lei que se orgulhavam de seu exclusivismo, marca dos velhos odres, das roupas velhas, Jesus veio para algo novo, para um vinho novo e uma roupa nova. Os seus discípulos não jejuavam porque não tinham razão de fazê-lo, viviam a alegria da presença plena de Jesus, conviviam diariamente com Ele, desfrutavam de seus ensinamentos  e  assim não havia razão para jejum, lembrando que no antigo testamento o jejum estava vinculado fortemente à tristeza e ao sacrifício.

Em nossas vidas esses são episódios, palavras, atitudes que nos inspiram. As Palavras de Jesus são sempre inspiradoras, as atitudes daqueles que são tocados por Ele, são sempre exemplos, os episódios que envolvem esses personagens são sempre uma moldura onde a nossa história se encaixa. Todos os dias somos confrontados com situações semelhantes que nos desafiam e, espelhados nelas e nas respostas daqueles que seguimos e admiramos, tomarmos a direção semelhante.

Hoje na moldura de seu dia, é bem provável que Jesus lhe chame a uma resposta, seja com uma atitude, uma palavra ou até mesmo com um silêncio. Esteja firme e focado na visão do vinho novo que são as palavras de Jesus, deixe de lado os odres velhos que não suportam esse vinho novo, deixe de lado o tradicionalismo morto a religiosidade inerte e mergulhe em uma relação viva com Jesus. Sinta-se convidado para esse banquete que escandaliza os mestres da lei e que é promovido pela maravilhosa Graça de Deus expressa no carinho de Jesus por aqueles que dele necessitam e que sem acesso ao legalismo dos cruéis “sem” Graça encontram nele o acolhimento para seus corações.  Siga a Ele!

 
Minha Oração

 Senhor, eu reconheço as minhas falhas e minhas imensas limitações e peço que me permita participar desse banquete onde a Tua presença acontece.

 

Nenhum comentário: