domingo, 24 de fevereiro de 2013

Domingo 12o Dia de Escuta


Raposas x Exemplos
Lc 13:31-35;Fp 3:17-4.1
Lidere onde você estiver
Bill Hybels

Em toda a história da humanidade sempre houve aqueles que seguem outros, seguir alguém, suas ideias, credos etc. não é algo absolutamente negativo. Líderes sempre existirão e há a necessidade que eles existam para de fato guiarem a grande massa humana que vive no globo terrestre. Liderança é um dom de Deus, uma capacidade dada a muitos para ser exercitada para o bem comum. Isso é bom, salutar e importante. O ser humano precisa de exemplos que possam ser seguidos. Uma breve olhada na história mostrará que os grandes passos dados pela humanidade foram guiados por líderes que fazendo uso deste dom levaram-na a passos largos. No entanto liderança pode ser usada por ambos os lados da mente humana, o lado bondoso e altruísta e o lado perverso e egoísta, isso requererá sempre de nós discernimento para avaliar e optar pelo ado correto.

Deus não nos deixaria sozinhos nessa jornada que nem sempre é fácil de discernir. As armadilhas dos incautos estão sempre sendo postas para que os inocentes sejam laçados e caiam em suas garras malditas. O evangelho de hoje mostra um breve episódio onde Jesus é abordado por líderes fariseus que o perseguiam e tentavam tirar-lhe a vida. Eles se referem a outro líder, o Rei Herodes, um desses incautos que vivia da exploração desse povo sofrido que habitava na palestina dominada pelo julgo romano. Dois tipos de líderes que devemos ter cuidado, aqueles que vivem e se beneficiam de um sistema religioso rígido e sem misericórdia, que cumprem regras e normas e que se abstêm da misericórdia e o outro que explora, domina, escraviza e se beneficia.

Jesus como que em um desabafo de sua alma diz o que está em Seu coração, e no seu coração está o amor por esse povo, a paixão de um Deus que quer resgatar essa nação e fazê-la exemplo para o mundo. Mas dela recebe um não, uma rejeição, uma negativa em forma legal. “Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram” essa expressão saída dos lábios do Senhor da Glória não pode ser vista de outra forma senão pela ótica de do amor do Pai que lamenta a rebeldia de seus filhos. Antes de dizer isso, Jesus chama Herodes de “raposa” qualificando-o dentro do que de fato ele era. Uma expressão incomum saída dos lábios de Jesus, mas que enquadrara a real personalidade daquele homem, que estava posto em um lugar de liderança e dela se beneficiava sem se importar com o povo. Jesus condena esse tipo de liderança, amaldiçoa esse mau exemplo de ser humano e lamenta-se porque o povo está escutando a estes homens e se submetendo à sua liderança. Ele profetiza o que hoje nos parece óbvio, o resultado será a desgraça desse povo e dessa cidade sob a qual, pouco tempo depois, não ficou pedra sob pedra.

Liderança é exemplo e nisso Paulo apóstolo nos dá enorme lição com a sua própria vida e em seus inúmeros escritos, entranhados em cada parágrafo de suas cartas, em cada história narrada, em cada sentença proferida, em cada desabafo por ele esboçado. Esse homem sabia o que significava o peso da liderança de Deus em sua vida, tinha a clara noção de seu chamado e o cumpriu cabalmente chamando-a de bom combate. Quem conhece a sua história, admira suas palavras e segue seus ensinamentos sabe que quando ele diz “Irmãos sigam unidos o meu exemplo” ele não está em nenhum momento sendo arrogante, em nenhum momento lhe falta humildade e em nenhum momento traz para si qualquer glória. Esse homem tinha por traz de si uma história que o credenciava para afirmar isso e muitas outras coisas, ele, baseado em sua experiência e exemplo podia dizer esse tipo de coisa sem qualquer peso em sua consciência.

Líderes maus levavam o povo a caminhos de conquistas efêmeras e passageiras, líderes bons levavam o povo a uma espiritualidade equilibrada e saudável que trazia prosperidade a Israel. Esse ciclo de altos e baixos dessa nação é proporcional a quem eles escutavam e que tipo de líderes estavam sob o povo naquele momento.

Não será diferente conosco, se você é um líder e provavelmente o é, em alguma dimensão, atente para esse aspecto. O exemplo de alguém que pode dizer “sigam unidos meu exemplo” é nosso modelo. Você pode ser um(a) líder em sua família, em seu trabalho, em sua igreja ou ministério. Não importa onde esteja colocado, importa a sua postura diante daquilo que Deus colocou em suas mãos. O exemplo lhe será o maior respaldo, sua atitude será sempre a maior expressão de sua vida. O conhecido Pr. Bill Hybels tem uma frase que usamos com frequência em nossa igreja “ lidere onde você estiver” , isso significa que onde quer que esteja você, como cristãos(ã) deve estar liderando e assim deve se preocupar em ser o exemplo para todos em sua volta. Tudo começa cm você, de você sai a motivação para outros, de você sai a inspiração para muitos.

O padrão, a referência você os tem, e Jesus colocou bem claro uns são de fato raposas exploradoras a esses nossa rejeição outros a Bíblia nos mostra pelo exemplo de Paulo, de Barnabé, de Pedro e de tantos outros que mesmo sendo homens falhos sempre viveram submetidos a Deus como um veleiro que durante a sua viagem necessita corrigir sua rota constantemente, levaram suas vidas em harmonia com o propósito de Deus sendo exemplos para todos nós. Nunca exija de seus líderes perfeição, mas nunca deixe de exigir submissão a Deus, esse é o modelo.
 Hoje, não se esqueça de orar a Deus por duas coisas importantes. Por aqueles que olham e se espelham em você, para que sua vida seja sempre uma referência e exemplo e por aqueles que lhe lideram, para que Deus os proteja de todo mal e de tudo que possa os afastar de Seu propósito.

Minha Oração

Senhor, que meu olhar tenha a medida de Tua graça e que ao olhar os meus líderes eu possa medi-los com o Teu imenso amor, olhando para mim mesmo e enxergando a necessidade e o caminho por onde devo andar. Me dá essa medida te peço, em nome de Jesus.

 

 

Nenhum comentário: