quinta-feira, 14 de março de 2013

5a feira 30o Dia de Escuta


Dependência
 
Mc 8:27-9:1;1 Co 12:12-27
Nada em mim existe que não seja tudo de Ti
M. Andrade

Hoje eu gostaria de começar pela referencia da carta aos coríntios. Esse texto tem muito a nos ensinar e nesse tempo de escuta, é muito importante que tenhamos um tempo para refletir sobre a nossa dependência de Deus. Pense bem, ou ela existe ou ela não existe. Não há como nos posicionarmos aqui no estilo “parte de mim depende , mas existe uma outra parte não consegue depender. Na realidade ou eu dependo de Deus ou não dependo.

Alguém certa vez me disse que existia um candidato num estado da região setentrional do Nordeste do Brasil que tinha como bandeira de sua campanha a frase “ 90% Honesto”. Verdade ou não isso me serve para dizer que essa pessoa está afirmando a sua desonestidade, ou sou ou não sou , você concorda?

Da mesma forma é a nossa relação com Deus, Ele nos capacita com Dons espirituais, nos habilita a fazer a Sua obra, com Sua ajuda desenvolvemos atividades, ministérios, igrejas e as vezes me impressiona como Deus usa algumas pessoas de uma maneira tão especial e com tanta eficácia. Nesse capítulo Paulo está tentando por ordem no entendimento de que Deus é o autor e consumador de tudo e que em nossas mãos está apenas o executar. Quando vamos além disso, tenha certeza começamos a nossa jornada em direção a queda.

Não sabemos com exatidão todos os detalhes da situação da igreja em Corinto, mas com certeza sabemos que uma de suas dificuldades estava na área da administração dos dons. Seu ensino nos próximos capítulos se concentrará nessa área. Quando passamos a nos orgulhar de nossos dons, habilidades e consequentemente de “nossas”realizações,  terminamos ferindo a nós mesmos e a quem estiver por perto de nós. É bem verdade que todos nós temos dons e todos os dons  vem de Deus, são dados por Ele.  Se não reconhecemos de fato essa verdade terminaremos por assumir o crédito por nossas realizações e já vimos para onde isso nos levará. Ao passo que ao desenvolvermos uma visão ajustada de nós mesmos creditamos a Ele tudo que temos e fazemos e a gratidão é o nosso principal sentimento.

O corpo somente funciona com cada parte cumprindo o seu papel e não há aquele membro que  é mais importante, apesar de em nossa concepção humana e falha somos bastantes tendenciosos a fazer isso. Na vida cristã e na edificação de uma igreja saudável é fundamental que essa compreensão seja muito clara. Cada um de nós tem um papel e cumprí-lo é a nossa tarefa maior.

Agora vamos ao evangelho e vejamos a relação das palavras de Jesus com esse fato inexorável.  Jesus tinha uma missão que somente ele poderia executar, ele veio a este mundo ara isso, se fez carne, habitou em nosso meio, sofreu o que sofreríamos, viveu o que viveríamos e isso, estava muito claro na mente de Jesus. Ele estava se preparando a essa altura para seguir para Jerusalém e assim ser imolado pelos pecados de todo mundo. Mas perceba a reação de Jesus ao ser sugerido por Pedro que ele não deveria seguir a Jerusalém  e assim sofrer, morrer e cumprir seu papel de salvador do mundo. Claro que Pedro não tinha noção do que estava dizendo, mas pareceu ser usado pelo diabo e por isso a repreensão de Jesus “ para traz de mim satanás” . Tudo aquilo que impede que possamos cumprir cabalmente o nosso papel, ministério e vocação é  obra maligna e deve da mesma forma ser repreendido. Deus nos deu dons para serem usados, talentos para serem disponibilizados, enterra-los, esconde-los ou simplesmente agir com displicência com respeito a eles é permitir que o diabo vença esta etapa em nossas vidas.  

Estamos vendo Jesus ministrar , não àqueles discípulos apenas, mas a cada um de nós. Escute o que a Palavra está soprando em seus ouvidos hoje. As vezes isso requer renuncia, requer deixar de lado alguns projetos pessoais ou mesmo anula-los definitivamente. Minha vida tinha um plano traçado por mim e outro que eu não conhecia bem, mas tinha sido traçado por Deus. Me lembro de que quando recusei uma convocação de um órgão publico por um concurso que havia prestado recebi com espanto em seu rosto a secretaria daquele órgão que, vendo meu semblante tranquilo dizer a ela que não iria aceitar, não conseguia entender aquela chance “ desperdiçada”.

Alguns anos depois, pedindo demissão da empresa publica que trabalhava e me despedindo do presidente, recebi dele uma “confissão” , “eu acho que você está muito convicto do que está fazendo, vejo que isso está lhe deixando feliz, parabéns por seguir esse chamado”

Negar a si mesmo tem esse tipo de significado e seguir a Jesus requererá de nós sempre atitudes que façam jus ao que ele mesmo colocou: de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Perderia minha alma se não tivesse seguido o chamado de Deus, não perderia a salvação, mas perderia sim a razão de minha existência pois como digo sempre “ o sentido da vida está em conhecer a vontade de Deus para a sua vida.

Escute hoje o que Deus está lhe dizendo, para o que ele está lhe chamando, onde ele quer lhe colocar, a quem ele deseja que você fale. Saiba que os dons que ele lhe deu, os talentos que ele colocou em sua vida, a habilidade que você desenvolve seriam pobremente utilizados se servissem apenas para que você tivesse uma boa vida, um bom emprego, ganhasse dinheiro e assim, imaginasse estar feliz. Deus quer mais de você, mas para isso comece a negar a si mesmo e creditar a ele tudo aquilo que dele tem recebido, devolvendo para ele a glória e retribuindo com um coração agradecido sendo um agente de seu serviço, sempre.

 

Minha oração

 

Senhor, vejo os talentos em mim, mas me ajude a creditar a ti todos eles e a retribuir com minha vida e com os frutos desses talentos, realizando para ti aquilo que de mim desejas. Me ajude nisso quero negar a mim mesmo e em minha dificuldade preciso de tuas mão, me segure


             

Nenhum comentário: