segunda-feira, 4 de março de 2013

3a Feira 21o Dia de Escuta


Simples assim...

Marcos 6:1-13;1 Coríntios 7:32-40

A mensagem de Deus é tão simples
que com nossas mentes complicadas
temos dificuldade de assumi-la
            M.Andrade
O evangelho de hoje traz uma mensagem que precisa ser bem compreendida,  Jesus começa seu ministério na cidade de Nazaré onde viveu a maior parte de sua vida e onde seus familiares viveram. Mas ali, estranhamente as pessoas mesmo maravilhadas do que estavam vendo, passaram a ter certa “desconfiança” dele, afinal de contas ele era “de casa”. E escandalizavam-se dele... o texto ainda diz que Jesus teve dificuldades de ralizar milagres na sua própria cidade.
A atitude preconceituosa daquelas pessoas impediu a ação de Deus. Mas percebo que isso não foi algo exclusivo dos Nazarenos, ainda hoje muito do que se perde no mover de Deus se dá por conta dos obstáculos que são colocados a uma manifestação simples, de alguém simples, em um lugar simples. Mas para mim a pergunta é sempre vinculada ao fato de ser o evangelho algo simples ou não. As Boas Novas apresentadas por Jesus são de uma simplicidade incomum. Diferente dos sistemas religiosos criados, até mesmo dentro do próprio cristianismo a mensagem de Jesus foi muito simples sim. Senão vejamos. Quando Jesus passou  e viu Levi naquela  coletoria apenas disse siga-me! E ele deixando tudo o seguiu. Jesus não apresentou a ele um sistema de crenças, não fez exigências e nada solicitou senão, venha comigo. Muitos cristãos têm medo de falar sobre isso porque tem a prática de “plantar dificuldades para colher facilidades” , mas o fato é que na maioria de seus chamados Jesus nada exigiu senão um simples venha comigo.
A simplicidade de Jesus se revelou na simplicidade das pessoas que ele chamou, 12 pessoas simples e até pecadores desqualificados como esse publicano Levi, também chamado Mateus. Foram esses homens simples acompanhados de algumas mulheres simples que levaram essa simples mensagem Adiante. Foram eles que foram de dois em dois, foram eles que foram orientados pra bater o pó quando fossem rejeitados, talvez porque o próprio Jesus sabia que se com ele foram preconceituosos, talvez o fossem com seus discípulos e por isso provavelmente os preparou.
Não sei qual é a sua origem, se seu berço inclui uma ascendência considerada nobre ou não. Mas sei que para seguir a Jesus nada mais precisamos do que o desejo de estar com ele. Na sequência de seu ministério Jesus trouxe a atenção de todos e diferentes tipos de pessoas o têm seguido ao longo desses dois mil anos. De uma forma ou de outra você tem o privilégio de poder seguir aquele que, de maneira simples, descomplicou todos os sistemas religiosos dizendo apenas siga-me.
A carta aos coríntios hoje continua ministrando na vida das pessoas que estão casadas, em via de casamento ou em conflitos em suas uniões. Paulo dá sua opinião. São  conselhos simples para uma área mais complicada da vida de qualquer ser humano, a profunda inconstância de cada coração humano. A sugestão paulina parece de fato simples, mas sabemos que o que comanda nossos corações as vezes sai na frente de nossa razão, trazendo prejuízos às nossas vidas e relacionamentos. Um conselho que não podemos deixar de seguir é que Jesus, na tentativa de apresentar um evangelho descomplicado nos dá a direção a seguir, siga sempre a Palavra de Deus. O casamento é uma aventura magnífica que cada ser humano, pelo menos a grande maioria, deseja viver  no entanto, isso requer de nós atitudes de grandeza, sentimentos de humildade, postura de altruísmo.
Se você é casado(a), solteiro(a), está prestes a casar, ou em busca de um casamento, lembre-se sempre disso, seguir o que Jesus diz, com simplicidade de coração facilitará a sua caminhada nessa direção, ajustará conflitos que porventura existam e evitará que esses conflitos se tornem impeditivos para a continuidade das relações.
Minha Oração

Senhor, eu desejo seguir com simplicidade aquilo que Tu tens para minha vida. Me ajude a enxergar as coisas da maneira descomplicada que tu enxergas e que isso seja uma verdade em todas as áreas de minha vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: