terça-feira, 12 de março de 2013

3a Feira 28o Dia de Escuta


Pão da vida, na mesa e no coração

Marcos 8:1-10;1 Coríntios 11:17-34
Aqueles que veem as mãos de Deus em todas as coisas, devem deixar todas as coisas nas mãos de Deus !
                                       Walter B. Knight
 
O mais nobre sentimento que alguém pode nutrir por outra pessoa, creio eu, é a compaixão. Quando um coração está cheio de compaixão, significa que existe uma ferida aberta que incomoda, dói, machuca quando vemos alguém sofrendo. A compaixão é como um nervo aberto, sensível e que por pouco sente a dor do outro. O texto do evangelho começa dizendo que Jesus teve compaixão daquele povo. Que povo era aquele? Segundo a maioria dos estudiosos nessa 2a multiplicação dos pães e dos peixes Jesus estava lidando com uma maioria de gentios ou seja essas pessoas não eram majoritariamente Judeus. Moravam em Decápolis cidade conhecida por maioria gentílica.
Perceba que Jesus, havia dito que seu foco principal era o povo de Israel, mas seu coração nunca pode pertencer a um povo ou a uma nação. Ele veio para todos aqueles que de coração aberto o recebessem e isso ficou claro mesmo na fase inicial de seu ministério quando ministrava principalmente aos Judeus.
Uma multidão faminta, uma multidão em busca de esperança, em busca de uma palavra de consolo, de amor, esses eram os que ali estavam seguindo a Jesus e caindo ficaram desguarnecidos, provavelmente porque a sua atenção estava em ouvir a Jesus. O Senhor, se compadecendo deles realiza pela 2a vez uma multiplicação milagrosa de peixes e pães. Não podemos tratar esse segundo milagre como algo sem relevância, apenas uma repetição do primeiro, especialmente pelo fato de estar falando a uma maioria não judaica.
Jesus disse que era o pão da vida e quem comesse desse pão jamais teria fome. A compaixão de Jesus nunca permitirá que você tenha fome de Deus, Ele mesmo saciará sempre essa fome com sua presença consoladora, seu amor infinito, suas palavras doces aos nossos ouvidos, seu consolo indescritível. Aquela multidão não fazia ideia do que aconteceria e de como a sua sede seria saciada, mas optou por estar com Ele mesmo assim. Essa é a atitude que precisamos ter. Sempre.
Chegamos à carta aos coríntios e na continuação Paulo está ministrando para aqueles crentes que não haviam compreendido ainda a realidade do que seria o verdadeiro amor de Deus. Sinceramente, creio que apenas rotular esses irmãos de Corinto como cristãos carnais não ajuda muito, pois nós também nos expressamos de algumas maneiras que facilmente poderíamos ser rotulados de carnais. A falta de limites nas celebrações do ágape ( ceia) era uma das coisas equivocadas desses irmãos. Eles estavam comendo a Ceia equivocadamente e usando aquele momento para outros prazeres que não a memória da morte e ressurreição de Cristo. No entanto fico pensando, se o apóstolo desse uma passadinha em algumas festinhas de igrejas evangélicas, talvez se escandalizasse com a atitude de tantos que se jogam em direção às mesas numa gincana do tipo quem pega mais e o que pega de mais.
Paulo esta lidando com cristãos novos, pessoas que habitavam em uma cidade marcada pelo paganismo e divindades e cultos pagãos. Interessante porque o motivo da exortação do apostolo se trata exatamente de comida e da maneira que eles estavam comendo e celebrando a Ceia do Senhor. Mas perceba que a primeira exortação se refere à divisão que existia entre eles, portanto vamos de antemão lembrar que como cristãos somos um corpo, uma igreja e uma das maiores expressões de carnalidade é justamente a falta de sensibilidade para com as diferentes comunidades cristãs. O exclusivismo não faz parte do coração compassivo de Jesus.
De uma forma ou de outra, Jesus será sempre o Pão da Vida, alimentando milhares ou sendo lembrado numa mesa, em torno do pão e do vinho. É Ele quem está conosco, É Ele quem consola, conforta, supre, alimenta o corpo com sua provisão e a alma com o seu Espírito
Tenha certeza de que Jesus está a seu lado, bem aí nesse exato momento, pronto para lhe direcionar para o lugar de abundancia, fartura e prazer e esse lugar não se pode descrever exatamente pois para cada pessoa terá sempre uma conotação particular. Para mim pode ser um livramento de qualquer tipo, pra você pode ser uma palavra de consolo. Não importa, importa sim que Seu coração compassivo nunca permitirá que soframos pelo que Ele mesmo já sofreu em nosso lugar.
Venha para perto de Jesus, ele proverá, celebre Jesus sempre e quando estiver em torno da mesa lembre que aquela mesa é a mesa da provisão pois registra a maior expressão de amor que já se viu, um justo morrer pelo pecados de todos e um Deus que entrega esse justo, seu filho para nossa salvação.
 
Minha Oração
Deus querido nesse dia onde pude refletir sobre a Tua perfeita provisão , me ajude a perceber a grandeza de Teu poder e de Tua misericórdia. Não permita que minha mente racionalize tanto que embace meus olhos nem que meu coração se endureça ao ponto de não me permitir perceber a Tua doce presença e provisão

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: