domingo, 24 de março de 2013

2a Feira 41o Dia de Escuta


Adoração e Entrega
Jo 12:1-8;Hb 9:11-15
Adoração é quando uma mão se estende ao alto e a outra
 se estende ao próximo em socorro
Autor desconhecido
Não há como precisar  a exatidão dos dias nessa sequência da ultima semana de Jesus em Jerusalém. Sabemos no entanto que nestes textos do evangelho ele está na cidade e no caminho para o calvário. Betânia era uma vila, nas cercanias de Jerusalém e lá era a casa de Lazaro e suas irmãs Maria e Marta. No registro do evangelho existem dois outros episódios nessa mesma casa. Em uma das passagens por lá Marta e Maria entraram em uma polemica, Marta estava todo tempo servindo a mesa e cuidando da casa enquanto Maria, concentrava-se nas Palavras de Jesus, estando a seus pés.
Jesus mencionou que Maria havia escolhido a boa parte. Claro que ele não se referia ao serviço com desdeem , mas sim como algo que poderia esperar enquanto ele estivesse ali, ministrando. Observando esse episódio, perceba que Maria parece que continuou coma mesma postura, procurando estar ao lado de Jesus e Marta da mesma forma continuava servindo a mesa. Dessa vez Maria foi ao que poderíamos chamar de extremo, limites de uma postura de entrega. Quando ela quebra o vaso de perfume de Nardo puro, está realizando um sacrifício de louvor e adoração. Sacrifício não somente porque o ato em si foi um gesto de adoração, uma atitude que sugere quebrantamento, lavar os pés era algo que estava ligado a um ato de humildade, somente os servos faziam isso. Mas também porque o perfume que ela derramou foi uma preciosidade. Nardo não era uma colônia qualquer, era um perfume que custava muito caro.
Maria não mediu esse preço para derrama-lo sobre os pés de Jesus e enxugar com seus próprios cabelos. Você percebe o significado desse ato? Chamou a atenção de Judas, que cuidava do dinheiro e sua observação mencionando o desperdício recebe a repreensão de Jesus e mais uma vez Maria recebe elogios pela sua acertada postura.
Na nossa vida nunca será diferente, quando nossa atitude se assemelhar ao que Maria fez, será sempre um excelente sinal de que estamos na direção certa. A adoração verdadeira é uma marca de quem entende o valor de um relacionamento aprofundado com Deus. Mas algo precisa ser deixado claro e neste episódio está bem delineado, a atitude de adoração não se limita a gestos, tampouco a sentimentos, mas sempre se revela quando existe uma entrega real e significativa de nossas vidas e daquilo que valorizamos. Cada um de nós tem sempre um frasco de nardo pessoal que precisa ser quebrado e derramado aos pés de Jesus. Algo que valorizamos e que temos dificuldade de entregar a Deus, isso precisa ser vencido pela verdadeira atitude de adoração.
Adoração significa entrega total, sem limites de tudo e de todo nosso ser. Levantar as mãos ao céus  não será nunca suficiente se o restante de nosso ser não estiver também elevado ao alto. A entrega de nossas vidas precisa incluir tudo que nos envolve. Todos nós temos dons, talentos, habilidades, recursos que nos foram dados por Deus e disponibilizar tudo isso para ele, faz parte de nossa rendição e entrega. Você pode avaliar a quantas anda a sua atitude de adoração medindo aquilo que de prático você disponibiliza para Deus. O gesto do povo de Deus e do Rei Davi em adoração quando da dedicação do templo foi de muita entrega, o que marcou isso foi mais que cânticos, trombetas e chofares, ali houve disponibilidade daquilo que eles tinham e valorizavam.
No texto da carta aos hebreus fica claro que quem nos leva à plenitude da adoração é Jesus Cristo nosso sumo sacerdote que com  sua morte e ressurreição  venceu o ultimo inimigo e triunfou nos dando o direito e o livre acesso a presença de Deus. Sem Jesus, a verdadeira adoração nunca será realidade, sem Jesus ficamos de fora do santo dos santos. Eu creio que você está percebendo que esse tempo de escuta lhe levará naturalmente a uma atitude de entrega, ou pelo menos lhe mostrará o quanto ela é necessária.  Decida hoje que a sua adoração envolverá mais do que braços erguidos e significará entrega de todo o ser.
 
Minha oração
 
Senhor, que minha atitude de adoração seja de entrega total. Me ajude a enxergar tudo em minha vida onde exista a possibilidade de te servir em verdadeira adoração.

 

Nenhum comentário: