sexta-feira, 8 de março de 2013

6a Feira 24o Dia de Escuta


Graça suficiente
Marcos 6:47-56;1 Coríntios 9:16-27
Quando estou fraco, ai que sou forte
Paulo apóstolo

Hoje nos deparamos com dois textos que nos mostram situações e atitudes díspares. O evangelho vai nos mostrar que Jesus “dispensou” os discípulos em um barco  e subiu ao monte para orar, para estar com Deus. Lembre que ontem vimos que eles tinham acabado de realizar uma tarefa estafante, tinham alimentado uma multidão de mais de 5 mil pessoas, um milagre de multiplicação do pouco alimento disponível naquele local. Eles já estavam cansados antes e Jesus então se recolhe para estar com Deus. No entanto, mais uma vez ele interrompe seu tempo a sós para socorrer pessoas, desta feita ele percebe que seus companheiros estavam com dificuldades de vencer o forte vento remando naquela embarcação.
Mais uma vez seu coração misericordioso fala mais alto, afinal de contas esse é o coração de Deus. Ele sai de seu pequeno retiro e vai em busca de acudir os seus. Mas curiosamente o texto mostra que os discípulos tinham ainda um coração endurecido. Mas como podemos perguntar, eles acabaram de presenciar um milagre tão relevante ou mais do que Jesus andar sobre as águas, viram cinco peixes alimentar mais de cinco mil pessoas, e seus corações ainda estavam endurecidos?
Não se espante com isso, a natureza humana tem dessas ambiguidades, nossos olhos presenciam milagres mas nossos corações não seguem na mesma proporção quebrantando-se com facilidade. Lute contra todo tipo de incredulidade como quem luta com o seu maior inimigo pois a fé é a certeza das coisas que não conseguimos ver ainda, qualquer ameaça a essa certeza deve ser vista como um grande e poderoso inimigo. Lembre que a descrença impediu milagres na terra natal de Jesus e diante do túmulo de Lazaro Jesus afirmou: “ se creres veras a glória de Deus”.
Por outro lado a epistola vai nos mostrar algo bem diferente. Um homem que passou de perseguidor a seguidor, de algoz a perseguido e que agora não encontra obstáculos para cumprir a tarefa que lhe foi dada. A declaração de Paulo emociona quando vista sob a perspectiva de quem esse homem foi e o que ele viu. Paulo foi o que já comentamos, mas ele não viu sequer um só milagre de Jesus, não presenciou uma oportunidade onde Jesus em carne tenha feito algo sobrenatural, passou a perseguir a igreja nascente após a morte de Jesus, mas aquele encontro perto de Damasco foi o suficiente para encher seu coração de um animo  constante e uma diligencia incomum.
Paulo, diferente dos discípulos naquele barco, tinha um coração já amolecido pelo reconhecimento da Graça de Deus, o reconhecimento de quem ele era e a consciência de que Jesus o amou tanto ao ponto de restaurá-lo e chama-lo para uma tarefa tão nobre deu a ele a certeza que ele precisava para sair sem temor e como ele mesmo disse, de graça anunciar o evangelho.
A narrativa apaixonada de Paulo dizendo que de tudo ele fez para ganhar a todos que pudesse mostra onde estava o seu coração, onde estava centrada a sua inabalável fé e esse lugar era a maravilhosa graça de Deus. Isso bastou a Paulo e a pergunta que devemos nos fazer hoje é, o que nos será suficiente, o que nos será necessário, o que nos motivará a sair e anunciar o amor de Deus de maneira tão contagiante.
Os discípulos ainda estavam com seus corações endurecidos, mesmo andando alí pertinho de Jesus. Paulo tinha o destemor mesmo nunca presenciando um milagre, no entanto ele se fez milagre inúmeras vezes, foi instrumento outras tantas e continua sendo até os dias de hoje em nossas vidas.
Hoje você está sendo confrontado(a) com a verdade da fé, a fé consequente, a fé que motivada pela graça de Deus se lança aos maiores desafios e gratuitamente assim como recebeu se faz de tudo para com todos. Pense hoje em sua existência, pense naquilo que tem sido a sua vida, o testemunho que você tem dado, o exemplo que tem deixado, o coração que tem cultivado. Estamos diante de duas possibilidades, ver, presenciar, conviver com os milagres e não reconhece-los endurecendo nossos corações ou, entendendo a graça e seus braços de misericórdia, ter suficiente motivação para viver com toda a intensidade a beleza e a riqueza da fé que você tem em Jesus Cristo, fazendo dele a razão de sua existência  e da mesma mostrando a a todos a razão da esperança que há em você.

Minha Oração

Senhor, que a minha vida resgatada diante de tua imensa misericórdia. Me seja suficiente para ter um coração amolecido pelo Teu amor.






Nenhum comentário: