sábado, 9 de março de 2013

Sábado 25o Dia de Escuta

Essência
Marcos 7:1-23;1 Coríntios 10:1-13
Ritos e cerimonias colocam-se entre Deus e mim, e se tornam um ídolo,
a não ser que me conduzam a Cristo.
Stanley Jones
 
A caminhada de Jesus pela palestina de então deu oportunidade para que ele ministrasse em diferentes situações e trouxesse o puro ensino de Deus, aquele que renovava as mentes e os corações, mas que da mesma forma escandalizava os mestres da lei, acostumados a dominar o povo com seus ensinos que muitas vezes iam além da própria lei e se misturava com uma tradição que eles mesmos criaram ou que, encontrando nas Escrituras, davam a elas a relevância que dela nunca foi requerida.
Aqui estamos em mais de uma dessas situações onde Jesus questiona os seus corações e põe em duvida a sinceridade de suas intenções.  A tradição judaica da purificação não era um mal em si mesma, era sim uma maneira que Deus havia encontrado de manter a higiene no meio de seu povo assim como alguns mandamentos que foram colocados por Deus durante o período que estiveram peregrinando pelo deserto por quarenta anos. Sabemos hoje que essas regras salvaram aquele povo de uma possível exterminação no deserto por doenças e contaminações. Hoje sabemos que a carne de porco por exemplo precisa ser bem tratada sob risco de trazer doenças, mas seria difícil para Deus explicar àquele povo esses detalhes que hoje conhecemos e, a proibição do consumo daquele tipo de carne os livrou de muitos males. Deus mostra assim a sua onisciência.
Para muitos dos líderes judaicos a tradição começava a suplantar a Palavra revelada de Deus e o ritualismo começava a substituir o relacionamento com o Senhor além disso, a reputação vinha se tornando mais importante do que a verdadeira piedade. Jesus foi direto quanto a isso, classificou essa atitude de hipocrisia. Nossa espiritualidade necessitará sempre de uma sincera manifestação interior quanto exterior, resultado de nossas atitudes.
Quando Jesus ensina que o que contamina o nosso ser não vem necessariamente de fora e sim o que vem de dentro, ou seja das intenções do coração, ele choca a sua audiência religiosa, escandaliza os mestres da lei, quebra costumes e tradições que como vimos vinham se sobrepondo à própria lei. O sábado veio para o homem e não o contrário, a lei veio para beneficiar o ser humano e não para domina-lo, escraviza-lo, mantendo-o em um constante clima de tensão pelo temor de quebrar a norma e nem sempre de estar desagradando a Deus. 
Para mim e para você, deve ser salgo encorajador saber que Deus vai ao nosso mais interior em busca de solucionar a raiz dos nossos problemas e não nos manter aparentemente santos enquanto nosso interior despenca e se desagrega. Foi por coisas desse tipo que Jesus chamou os fariseus de “sepulcros caiados” limpos por fora e apodrecidos por dentro.
O mero tradicionalismo vivido por aqueles líderes e muitas vezes vividos em nossos tempos contradiz frontalmente as palavras de Jesus, mostra a face hipócrita de nosso relacionamento com Deus, valoriza a forma e desmente toda a verdade. Eu e você sabemos que nos dias atuais existe muito desse tipo de atitude, muito de tradicionalismo cristão seja ele evangélico, católico romano, pentecostal e de outras matizes do cristianismo, e isso tem afastado o evangelho de muita gente. Talvez você mesmo seja alguém que guarda uma reserva quanto a fé por conta de atitudes extremadas de pessoas que assim se comportam.
Não tenha isso como padrão, o verdadeiro evangelho e a sua pureza de ensino continua valendo e está bastante vivo em nosso meio. A tradição em si não traz nada de mal, elas existe como que uma moldura para trazer significado ao que se pretende apresentar, não foque seu olhar nessa moldura, mas olhe para a fotografia desse lindo quadro que é a perfeita Palavra de Deus, procure vivenciá-la e se beneficiar de tudo que ela promete e realiza.
Paulo na sua carta aos coríntios está tentando mostrar que todos tiveram que passar por semelhantes experiências  e que assim todos foram beneficiados dessas mesmas experiências. O povo que passou pelo deserto viveu as mais profundas experiências e mesmo assim, dia o texto, Deus não se agradou de muitos deles, esses foram aqueles que não assimilaram com o coração, mas apenas seguiram a nuvem como guia de suas mentes e não de seus corações.
Nos dias de hoje, que Paulo classifica como final dos tempos, as coisas continuam indo nessa direção, os corações muitas vezes estão empedernidos, as mentes cauterizadas e a cegueira espiritual faz parte de um caleidoscópio de multicoloridas opções que se não discernidas à luz das Escrituras e com o discernimento que tudo isso requer, pode nos levar ao mesmo erro de passar pelo deserto, seguir a nuvem, mas estarmos apenas seguindo com a mente, investigando coma razão, mas tendo o nosso coração distante daquilo que seja a perfeita vontade de Deus. O consolo vem do conselho apostólico de que não há tentação que não seja humana e que com Deus podemos vence-la.
Hoje, entenda que quando você se decidiu por seguir a Cristo, decidiu seguir a um ensino, a uma doutrina, a uma maneira de enxergar o mundo que está por detrás de tudo que aparentemente existe e que nossos olhos mortais podem alcançar. Toda a tradição pode ser boa para nos mostrar, como moldura a verdadeira imagem de Deus, o que passar disso seja anátema.
Minha Oração

 

Meu Pai, me deixa enxergar apenas a verdadeira imagem, me dá discernimento para ver até onde a moldura de minha humanidade não se confunda com a tua perfeita vontade.

 

Nenhum comentário: