segunda-feira, 18 de março de 2013

2a Feira 34o Dia de Escuta

Privilégio de Servir

Mc  9:30-41;1 Co 14:1-19

Se você faz qualquer coisa pensando em louros,
na perspectiva cristã isso já perdeu o seu valor

M. Andrade

 Depois de um período retirado com seus discípulos, Jesus está de volta a Carfanaum, a sua cidade e em casa conversa com eles. De antemão é importante observarmos que mais uma vez Jesus se retira para um período de comunhão e ensino com os seus discípulos mais próximos. Mais uma vez precisamos perceber que estes momentos são uma realidade em todo ministério de Jesus e assim, precisam ser em nossas vidas. Um Tempo de Escuta, como esse que você está tendo nesses dias, meditando neste devocional, orando diariamente pode ser ao mesmo tempo transformador e preparador para  sua vida. Creio e assim espero, que a essa altura você já percebeu isso.
O ensino que quero pinçar nestes textos de hoje se monta em cima das palavras de Jesus quanto aos privilégios. Perceba que Jesus os questiona sobe o que falavam, como se já não soubesse. Quem é o maior?  Você vê como a natureza humana continua a mesma e sempre foi em todos os tempos desde a queda e o afastamento de Deus? Esses homens estavam andando com Jesus, pondo suas vidas em risco, abandonando seus negócios, mais ainda assim, lhes faltava a compreensão das coisas mais simples do evangelho.
O evangelista registra que eles não entendiam quando Jesus lhes falava da necessidade de sua própria morte! Não me espanta a confusão em suas mentes quanto a isso, me chama sim a atenção o fato de eles ainda não terem entendido que no Reino de Deus os privilégios não seguem a mesma hierarquia do mundo, e assim ainda buscavam ser beneficiados de alguma forma.  Aqui Jesus ensina sobre como deve ser o nosso coração daqueles que querem viver com Jesus, puro, sincero, verdadeiro, essa é a marca de um coração que serve a Deus. Esse é um coração de servo e como ele mesmo disse, os primeiros serão os que servem, essa é a natureza daqueles que vivem o Reino de Deus, servir.
Claro que esse texto tem outras lições, aliás é um texto bem rico, apesar de curto, talvez porque Jesus está ministrando intensamente e sobre diferente assuntos. Mas mantenhamo-nos nesse tema. Como você enxerga essa questão em sua vida cristã? Como você vê a sua vida, o seu esforço em servir e até o seu sacrifício não ser colocado em consideração na hora de contar para seus supostos privilégios? Sejamos sinceros, de alguma forma, sempre aguardamos algum tipo de recompensa, é isso que entendemos como privilégios, um ganho, um “plus” por conta do que fazemos. Por mais que não desejemos, a ausência de um simples reconhecimento já nos coloca insatisfeitos e com o sentimento de termos sido injustiçados. Isso é a falha de nosso ser, as raízes de uma natureza decaída. Não se martirize por isso, mas também não se contente com isso. Lute com todas as suas forças para vencer qualquer sentimento que lhe sugira ter algum privilégio, pois o maior privilégio nosso, como cristãos, é servir.
Isso fica claro quando na carta aos coríntios Paulo, após falar sobre a excelência do dom de amar no cenário de todos os dons ele faz a comparação e sugere dois dons, o de línguas estranhas e o de profecia. Para melhor compreensão ´importante que saibamos que quando o apóstolo fala aqui de profecia, o termo usado se refere àquele(a) que fala por Deus, que anuncia as coisas de Deus e não especificamente, nesse caso, trata de profecia como uma visão antecipada das coisas, dos tempos e fatos. Um simples oráculo de Deus, se assim podemos chamar de simples,  é o que está posto aqui. Ora ele afirma que aquele que fala as coisas de Deus e que assim pode fazer muitos entenderem o propósito de Deus muito mais importante do que aquele que fala em línguas estranhas, pois se não houver interprete, estará falando em mistérios a Deus e mais e ninguém, senão ele mesmo será beneficiado. Perceba o cerne da questão, serve melhor a Deus quem serve a outros , quem abençoa outros. Isso em si deve ser considerado um privilégio maior do que qualquer outro existente.
Provavelmente você já se sentiu entristecido(a) por não ter sido reconhecido(a) por algum trabalho realizado, seja na igreja, seja na sua profissão ou em qualquer situação. Não aceite esse sentimento como normal e até justo, como alguns pensam. Se você faz qualquer coisa pensando em louros, na perspectiva cristã isso já perdeu o seu valor e, mesmo tendo abençoado outros, não está trazendo benção para você. Por isso atente para as palavras de Jesus, complementadas pelos exemplos de Paulo, é a Palavra de Deus lhe dizendo, alegre-se em ser útil ao próximo e não entenda isso como um simples discurso de retórica, mas como a profundidade da mensagem do evangelho em toda a sua simplicidade.
 
Minha oração
Deus, meu ser deseja ser reconhecido, meu intimo busca esse sentimento, mas minha consciência e meu coração sabem bem que a Tua Palavra é a verdade, me ajuda a negar a mim mesmo nisso e desejar apenas ser útil, em qualquer situação.
 
 
           

Nenhum comentário: