segunda-feira, 25 de março de 2013

3a feira 42o Dia de Escuta


Vida Entregue
Jo 12:27-36;1 Co 1:18-31
Quanto mais um homem renuncia a si mesmo, mais se aproxima de Deus
Horácio

 
Hoje é terça feira da semana santa, estamos agora com Jesus vivendo seu drama de entrega e ao mesmo tempo sentindo o peso de sua missão. Ele pensava na cruz, no seu sofrimento que se aproximava. O seu coração está angustiado e com certeza na hora de fazer a sua oração ao Pai, ele se mostra confuso. Talvez você, assim como muitos, entenda que Jesus não podia sentir peso porque ele era Deus. Na realidade, Jesus era a expressão perfeita de um ser humano na dependência do Espírito Santo. Aquilo que eu e você sentiríamos, Jesus também sentiu e por isso, com autoridade, se fez sacrifício em nosso lugar. A grande diferença reside no fato de que ele estava na total dependência do Espírito, o que nós ainda estamos distantes. Há ainda pecado em nós, há ainda muito em nós que nos afasta dessa dependência.
Jesus está prestes a ser entregue nas mãos daqueles que o levarão à cruz, mas a sua atitude é de entrega, a consciência dessa entrega é o que o levou a angustia naquele momento. O povo não compreende totalmente se foi um trovão ou os anjos quando Deus fala em voz audível. Mas não é de se estranhar porque até os dias de hoje a mensagem do evangelho, a salvação através do sacrifício de Jesus Cristo continua, para muitos, sendo uma loucura total.
O que Jesus anunciou e o que Paulo testificou na sua carta aos  coríntios também não é aceito. Os gregos querem sabedoria os judeus milagres, e Paulo completa: mas nós pregamos a Cristo crucificado! Não culpo os gregos e judeus na sua ignorância, pense comigo um povo que tinha as suas expectativas e suas crenças filosóficas  de repente recebe uma mensagem que um judeu, que morreu crucificado entre dois ladrões na Palestina ocupada pelos romanos é o filho de Deus que veio nos salvar? Somente o poder do Espírito santo pode levar alguém com esse pano de fundo se render a essa“Boa Nova” .
Essa e a mensagem que mesmo parecendo loucura na perspectiva humana é salvação na perspectiva divina. Essa é a mensagem que ao longo destes séculos e desde esse tempo tem cativado corações, quebrado barreiras, ensinado pessoas o caminho do amor, trazido restauração a tantas vidas e transformação a tantas outras. Essa é a mensagem que tem sustentado este mundo. Pense comigo que por conta dessa mesma mensagem, loucura para os sábios, milhões de pessoas tem entregue as suas vidas em favor dessa obra. Sejam missionários(as), evangelistas , pastores(as), povo de Deus que nunca mediu consequências para anunciar o evangelho e assim tem feito até os dias de hoje.
Eu e você somos privilegiados por termos acesso ao evangelho na forma que está posto hoje em nossas vidas e em nosso cotidiano. Nesse mesmo tempo, século XXI existem pessoas que sequer podem abrir uma bíblia livremente. Recentemente ficou constatado que o cristianismo é a fé mais perseguida do planeta e não são poucos os que sofrem para torna-la conhecida mesmo diante de fortes ameaças e risco de suas próprias vidas. Estas pessoas tem entregue suas vidas nessa missão. Mas não poderia ser diferente, poderia? O nosso Senhor também se entregou, foi o primeiro exemplo de entrega total a nos motivas a uma atitude dessa natureza. Nunca espere ser compreendido em sua fé, essa não deve ser a nossa expectativa e sim, anunciar com nossas vidas, entregar a nossa existência nas mãos de Deus dizendo apenas eis-me aqui!
Talvez você não seja aquele missionário(a), transcultural, talvez você não seja aquele(a) que se tornará um pastor(a), mas isso é o que menos importa nesse instante. O que de fato importa aqui e simplesmente a resposta que você dará a essa pergunta: Sua vida está de fato entregue a Deus?
 
Minha oração
 
 Jesus, li hoje sobre a tua missão e percebi o teu coração angustiado, mas a tua postura diante daquele terrível sofrimento me conquista sempre. Que teu exemplo me motive sempre a ser alguém para quem entrega signifique muito mais do que ser parte de uma comunidade, ou seguir alguns princípios  éticos e morais. Que isso signifique minha vida em tuas mãos.
 

Nenhum comentário: