domingo, 3 de março de 2013

Domingo 19o Dia de Escuta


Arrependimento, atitude constante
Lc 13:1-90;1 Co 10:1-13
A misericórdia corre, o arrependimento anda...
Autor Desconhecido

Domingo é um dia onde refletimos em um texto que nos lança para uma nova semana de escuta. Nos textos de hoje temos uma importante reflexão a fazer e tanto o evangelho quanto a carta aos coríntios trata dos aspectos inerentes ao dia a da de nossas vidas. Com duas abordagens diferenciadas os dois textos mostram alguns aspectos comuns. Vejamos então
Jesus está colocando no evangelho uma questão  que precisamos refletir, aqueles que pecaram, que erraram, foram tão pecadores como qualquer pessoa. Ele coloca alguns casos conhecidos de pessoas que sofreram consequências de atos voluntários ou não e para todos os casos ele afirma que o que importa é que aquele que pecar deve se arrepender voltar atrás, refazer o caminho, caso contrário também perecerão. Com essa mensagem Jesus nos mostra que não há diferença de pecados maiores e menores e que em ultima análise todos aqueles que se distanciam da vontade de Deus, estão em pecado.
O conceito de pecado que muitas vezes vemos se desenvolvendo no meio de cristãos é aquele que o pecado vem em uma escala de agravantes e que para cada um dos nossos atos há uma pena proporcional. Com isso, elegemos pecados e pecados. Isso é mal para nossas vidas, muito mal. O conceito de pecado na Bíblia é bastante conhecido e traz a ideia daquela pessoa que se afasta do centro da vontade de Deus e isso em todas as áreas de nossas vidas.
Faça uma avaliação de sua vida hoje e veja onde anda o seu alinhamento com o prumo da vontade de Deus. Não há diferença de estarmos um pouco afastado do prumo ou estarmos bastante afastados desse prumo, estamos fora da vontade de Deus em qualquer das situações. No entanto, é importante considerarmos um aspecto importante que não podemos perder de vista. Veja bem isso e avalie comigo. Mesmo estando distante do propósito de Deus e de seu prumo a distância desse prumo poderá dificultar o nosso caminho de volta e aí sim quanto mais distante, mais imergidos no pecado, mais embriagados com os deleites do erro e assim, consequentemente, mais difícil se torna fazer o caminho de volta.
Em qualquer um dos casos, o que é mais importante, afirma Jesus, é ter a consciência da necessidade de arrependimento, sem ele, diz Jesus pereceremos. Nesse domingo, escute de Deus e procure fazer uma auto análise avalie sua vida, seus atos e para onde está indo a sua existência, pois a conclusão que Jesus dá a esse texto envolve uma vida que vai além de não ser pecadora, mas que possa ser frutífera. Viver alinhados, no prumo de Deus deve nos lançar naturalmente para uma vida que dá frutos. A figueira de nossas vidas tem sido adubada pela Palavra de Deus? Tem sido irrigada pela água da vida? Se assim estiver, tenha certeza haverá distância do pecado e frutos em abundância.
O apostolo Paulo na carta aos coríntios está procurando nos ensinar a partir dos erros cometidos pelo povo de Deus ao longo de sua caminhada e nos alerta, atentem para isso e prestem atenção, a tentação sempre estará presente em nossas vidas.
O texto mostra que todas aquelas pessoas que beberam de todas as mesmas bênçãos, nem por isso seguiram na direção da benção de Deus porque alguns deles escolheram o caminho da maldição e nessa direção se perderam, morreram no deserto, foram picados pelas serpentes, se envolveram com a lascívia e assim caíram na tentação que como vimos estamos expostos todos os dias. No entanto Paulo nos ensina que Deus como Pai que é jamais permitiria que fossemos tentados além de nossas possibilidades.
Hoje eu quero sugerir a você que observe um pouco a história de sua caminhada cristã e quem sabe observe que essa é a realidade na sua caminhada, as propostas desse mundo que se distanciam do propósito de Deus se aproximam de você mais do que você possa controlar, estamos cercados por uma sociedade permissiva e que normalizou tudo que é anormal e por isso mesmo essa tentação se torna mais palatável, mais atraente e menos “escandalosa”.
Por isso, assuma hoje a sua dependência de Deus e a necessidade de se manter junto do prumo de Sua perfeita vontade, decida hoje tomar essa direção e seja abençoado(a)
Minha Oração
 
Senhor, o caminho largo se coloca diante de mim constantemente e eu bem sei que o seu fim é a perdição. Mas eu não quero seguir nessa direção, me ajude a tomar a decisão correta a cada dia, a seguir o caminho da benção que aponta para o prumo de Tua perfeita vontade e me afastar daquilo que me leve ao afastamento de tudo que te agrada.

 

Nenhum comentário: