domingo, 3 de março de 2013

2a Feira 20o Dia de Escuta


Apenas Creia!

Marcos 5:21-43;1 Coríntios 7:25-31

 Crer é mais que acreditar, é entender que isso é a razão de minha existência, que sem isso eu não vivo, sem isso a vida não faz mais sentido!
M. C.

Jesus continua a sua peregrinação rumo a cruz, sim, é bom que tenhamos a convicção de que desde que Jesus assumiu sua missão, desde aquele primeiro milagre em Caná da Galiléia que pareceu ter antecipado o início de tudo. Jesus estava a caminho da cruz, a cruz era a sua missão, a cruz era seu destino se assim podemos chamar. Essa perspectiva nos ajuda a entender quando ele diz que temos que carregar a nossa cruz. Isso significa levar adiante a missão que cada um de nós tem.
O evangelho vai narrar esse episódio de excelente valor pedagógico para nossas vidas. Jairo, que era um chefe da sinagoga, uma função importante na religiosidade judaica se encontra diante de um grave problema. Esse homem é conhecido e ao que parece Jesus estava de volta às margens do mar da Galiléia nas imediações de Cafarnaum, sua cidade base naquela região. A sinagoga provavelmente era a que Jesus frequentava, ali morava a família de Pedro, ou seja, um ambiente de pessoas que se conheciam. Jairo está com sua filha prestes a morrer e procura a Jesus, nada mais natural, ele já sabia o que Jesus estava fazendo, conhecia-o mesmo que  de ouvir falar, de seu poder e do que ele já havia feito por ali.
O texto diz que imediatamente Jesus o segue e com ele uma multidão que o apertava, no caminho da casa de Jairo. Nessa caminhada vem uma mulher enferma e o texto dá os detalhes sobre sua vida, uma história de sofrimentos. No entanto, não há sofrimento que permaneça quando Jesus passa pela nossa vida, Jesus, exatamente passou ela vida dessa senhora e a sua atitude a salvou da opressão maligna de uma enfermidade crônica.  Quando tocou em Jesus foi curada imediatamente.
Na vida não é diferente, não há possibilidade de seguirmos a Jesus, tocar as suas vestes, estar com ele e nossas vidas não serem transformadas.  Todo mal não resiste ao poder do bem que emana de Jesus Cristo. Na sua vida Jesus deve ter passado várias vezes pelo seu caminho e cabe a você discernir esses momentos e saber tomar atitude certa, segui-lo.
Mas também perceba que aquele homem, Jairo, estava presente nesse episódio, afinal de contas estavam indo para a sua casa onde Jesus deveria fazer algo por sua filha. Nesse caminho a fé desse chefe da sinagoga foi fortalecida, sua esperança renovada. Pense agora no que se passou pela mente deste homem, ele está indo ver a minha filha  que está à beira da morte, se ele pode fazer isso com essa mulher, ele pode fazer qualquer coisa. E não foi diferente a notícia da morte da menina foi interrompida por Jesus, acalmando-o dizendo, apenas creia. APENAS CREIA!
Quantas vezes ouvimos esse apenas creia? Dentro daquilo que eu percebo no meu dia a dia, creio que constantemente escutamos esse consolo vindo do Senhor. Tudo na vida daquele homem colaborava para um final trágico. O quadro era de desespero, pessoas chorando, pranteadores contratados, mas havia algo especial, Jesus estava ao lado dele e disse APENAS CREIA!
Não será diferente conosco, o quadro pode parecer, ou de fato ser bastante difícil, mas se você estiver ao lado dele, saiba que a mesma voz que falou a Jairo estará falando a mim e a você a cada vez que o quadro de nossa existência nos parecer embaçado, nosso céu nos parecer nublado, ele, Jesus, irá tomar o controle da situação e isso vai aliviar a carga que as vezes carregamos sozinhos.  APENAS CREIA!
O apóstolo Paulo está em uma série de ministrações aos coríntios sobre aspectos fundamentais da vida e aqui ele fala sobre a permanência no Senhor seja qual for a sua situação deve permanecer firme. Casado, solteiro o conselho do apóstolo é que os tempos se aproximem e que devemos focar as nossas vidas naquilo que é essencial, sem desvios, pois tudo isso não passa de aparência, as coisas desse mundo são vinculadas a aparência e nunca à realidade.

Hoje tome a decisão de ouvir as palavras de Jesus quando ele disser APENAS CREIA! E o nosso foco seja sempre em segui-lo independente de nosso estado. Apenas creia que ele é poderoso para fazer muito mais do que podemos imaginar, apenas creia que as decisões de hoje devem estar focadas naquilo que seja seu propósito para sua vida.

Minha Oração

Senhor, eu quero estar ao teu lado todo tempo e que essa proximidade me leve a uma intimidade que me faça perceber quando tua voz disser APENAS CREIA!

 

 

 

Nenhum comentário: