terça-feira, 12 de março de 2013

4a Feira 29o Dia de Escuta


Sou um Milagre

 Marcos 8:11-26;1 Coríntios 12:1-11

Crer somente no que é possível não é fé, senão simples filosofia
Thomas Browne
 
O episódio de hoje do evangelho de Marcos nos reporta aos milagres, sinais e as maravilhas que Jesus fez e que claro, continua fazendo até os dias de hoje. O simples fato de estarmos aqui lendo, meditando em Suas Palavras, orando e buscando a compreensão de Sua perfeita vontade, já se constitui em uma maravilha, um verdadeiro milagre de Jesus, especialmente quando olhamos para o passado e percebemos que Ele, de fato, nos resgatou de uma vida sem sentido, para ao Reino do filho do Seu amor, como bem afirmou o apóstolo Paulo.
Jesus como que “perde a paciência com as pessoas que insistiam na manifestação de sinais. A incredulidade dos religiosos, embaçada pelos seus interesses políticos, transformaram esses religiosos em verdadeiros algozes de Cristo. E, percebemos aqui que a sua paciência tinha limite quando lidava com a incredulidade daqueles que mais deveriam estar crendo. O s sinais já estavam claros, as profecias estavam sendo cumpridas.
No entanto, até mesmo o próprio grupo dos discípulos seguidores próximos de Cristo ainda tinha uma mente confusa e as vezes não compreendia o que Jesus mostrava. Eles entram no barco e Jesus os adverte do fermento dos fariseus, se referindo ao que eles tinham de ruim que poderia levedar toda a massa da espiritualidade de Israel. Mas eles, não entendem, ficam indagando, e mencionam a duvida se era pelo fato de eles não terem pão.. Perceba que Jesus agora se dirige a eles com rigor, já não bastavam os fariseus, agora seus próprios amigos, seus discípulos que recém tinham visto sete pães e dois peixes se multiplicarem em milhares, que tinham presenciado sim, verdadeiros e evidentes sinais agora ficam indagando com dúvidas infantis? E finaliza vocês não entendem? Interessante notar que ao sair dali, ele realiza mais um milagre e cura um cego fazendo-o enxergar diante de todos.
Não estranhe a atitude de Jesus em endurecer o seu discurso com essas pessoas, pela fragilidade de sua fé. Talvez a leitura lhe leve a pensar da mesma forma que Jesus e até mesmo a dizer: “como eles podiam duvidar?” Deixe-me dizer como, da mesma forma que nós, mesmo diante de tantas evidências, também duvidamos em diferentes ocasiões, negamos com nosso silêncio ou com nossos ruídos desordenados. Esses homens, mesmo caminhando com Cristo, eram homens, frágeis como eu e você em nossa caminhada na fé. A exortação inicial de Jesus “Cuidado com o fermento dos fariseus” é bem pertinente, esse fermento que nos afasta da graça e nos transporta com rigidez para a aridez da Lei, retirando de nós o senso de misericórdia. Quando isso acontece, a incredulidade bate em nossa porta.
O nosso espanto diante de um milagre realizado por Deus mediante a nossa oração mostra bem que nosso coração pende mais a não crer do que a crer. Para isso, devemos estar bem junto de Cristo, fazendo isso que você está fazendo, lendo a Sua Palavra, orando, refletindo, meditando, pois as oportunidades de nos afastarmos ganham em muito daquelas que nos levam a uma maior aproximação dele.
O apóstolo Paulo nos leva hoje a refletir nos dons e mais ainda na possibilidade de Deus nos usar, pessoas comuns para a realização de sua obra, de milagres, maravilhas e tantas coisas que estão dentro de seu perfeito plano. Os milagres não ficaram nos evangelhos nem se limitaram ao seu tempo. Deus em Sua imensa sabedoria e providência tem nos equipado, através do Espírito Santo com Dons, seus presentes da graça para darmos continuidade à sua Obra nesse mundo.
Hoje, levante para um dia especial, diga para esse mundo o Deus que você crê, mostre com graça o amor dele, desconstrua com a sua vida os conceitos e pré-conceitos construídos e que permeiam essa geração incrédula. Assim você será o milagre que muitos precisam ver e fará as maravilhas que tantos necessitam.
Quando você se levantar agora, após fazer sua oração, mais um milagre acabou de acontecer, na sua própria vida. Você parou cerca de 10 minutos em meio a um tempo onde se diz que isso significa ouro. Você é um milagre!
 
Minha Oração
 
Senhor Jesus, usa-me como Teu instrumento
 

 

 

 

Nenhum comentário: