quinta-feira, 28 de março de 2013

5a feira 44o Dia de Escuta


Memória da Entrega
Jo 13:1-17;1Co 11:23-26

O Cristianismo é o único lugar onde a rendição redunda em vitória
Rev. Vance Havner

Hoje e um grande dia, o dia em que celebramos a instituição da Ceia do Senhor como um sacramento, uma ordenança que deveríamos realizar sempre, até que ele venha. 5a feira é um dia e uma noite muito especial. Talvez você esteja conosco nesse período de jejum e oração e hoje mais uma vez você experimentará um tipo de sacrifício, uma privação, seja lá qual for, para lembrar a você a maior privação que alguém já passou aquela de ser justo, perfeito e sem pecados e morrer como um dos piores, inimigo do povo, humilhado e exposto publicamente ao ridículo . Na sua oração, não deixe de considerar isso.
Jesus se levanta e durante a Ceia, lava os pés dos seus discípulos. Perceba que João não menciona os detalhes da Ceia, ele foca seu evangelho na preparação dos discípulos para o que acontecerá no dia seguinte quando ele for perseguido e crucificado. As coisas vão ficar difícil para os discípulos e João se preocupa em narrar o que Jesus disse para que possamos nos manter firmes, mesmo nas adversidades. A lição primeira e de humildade e o foco nesse texto, na maioria das vezes se concentra nesse aspecto. Mas eu quero mostrar um outro aspecto, que creio refletia a preocupação de Jesus com esses discípulos. A frase que destaco nessa primeira parte diz assim: Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”. Isso foi dito a Pedro, que não entendia o que se passava com o mestre lavando os pés de seus amigos. Perceba a preocupação com o futuro desses homens, que não compreenderiam de pronto tudo que aconteceria a partir daquela noite, somente mais tarde tudo faria sentido.
Jesus usa essa situação também para ensinar sim sobre a atitude de humildade, não há posição no mundo que dispense a humildade e de alguma forma, como diz o poeta Dylan em sua canção,“ você terá sempre que servir alguém” . Na celebração da Ceia, Jesus vai mostrar como ele seria sacrificado, mas perceba que esses homens não tinham ainda a noção completa das coisas, estavam sendo ensinados. Paulo coloca na sua carta aos coríntios os detalhes daquela  noite que João preferiu não incluir.  
O Pão ele compara ao seu corpo que afirma “ que é entregue, partido por vocês” . eu estou sendo sacrificado por vocês e pela humanidade, estou tomando o lugar do cordeiro, e esse sacrifício será para a eternidade. Quando Jesus diz “ façam isso em minha memória” ele está dizendo da necessidade de manter a nossa mente ativa e atenta no que diz respeito ao que Jesus representa em nossas vidas, lembra sempre que ele se entregou por nós, sofreu por nós e tudo que fizermos nesse mundo deve sempre levar em conta esse momento, o momento de sua entrega total.
Eu creio que hoje você já pode compreender a profundidade desse ato e talvez quem sabe nunca tivesse atentado para seu real significado. Pois bem, hoje a noite, na Igreja, teremos a celebração da Ceia de uma maneira especial e a sua presença trará ainda mais sentido a esse momento. De uma forma ou de outra, presente hoje a noite ou não, sempre que participar de uma celebração de Santa Ceia, Eucaristia, lembre que isso ocorre hoje por mandamento de Jesus e que celebramos como memória de sua vida, paixão, morte e ressurreição. Hoje celebramos a entrega de Jesus por nós e aguardamos assim a sua vinda gloriosa.

Minha oração

Deus, obrigado por Jesus, obrigado pelo seu amor. Me ajude a enxergar todas as coisas da maneira que desejas. Que cada celebração de Santa Ceia, seja para mim um momento tão especial quanto tu desejas e que eu esteja sempre ligado nessa abençoada memória de tia entrega por nós

Nenhum comentário: