domingo, 10 de março de 2013

2a Feira 27o dia de Escuta


Peço, mas Deus Realiza
Marcos 7:24-37;1 Coríntios 10:14-11
As pernas que tremem devem ajoelhar-se
E.C. MacKenzie

 Hoje voltamos a evangelho de Marcos e na sequência do ministério de Jesus vamos encontra-lo  diante de muita gente que o procurava. Diz o texto que ele tentou se esconder, mas não conseguiu. Não devia ser fácil para Jesus circular livremente pois realizando as obras que vinha realizando inevitavelmente atraia para si as multidões em busca de uma esperança para seus males.

Aqui o evangelista narra mais uma ocasião onde a graça de Deus é manifesta e milagres acontecem. Uma mulher grega, não era uma das filhas de Israel, a essa altura Jesus ministrava ainda para os Judeus quase que exclusivamente, mas a resposta daquela mulher  chamou a atenção de Jesus, ela insistiu em ser “atendida”  e por isso mesmo foi. O resultado foi a libertação de sua filha que sofria com uma opressão maligna.

Nosso relacionamento com Deus, fica mais uma vez claro, deve ir além de normas e regras, além de formalidades litúrgicas e deve sim, se transformar em um constante diálogo, conversas, partilha de sentimentos como também de nossas ansiedades. Nada podia incomodar mais aquela mulher que sua filha sendo possuída por um demônio. Quem já presenciou cenas como essas pode ter a certeza do quão deprimente isso é, ver alguém que você ama, tomado por um espírito maligno.

Mas a palavra de fé, e a insistência daquela mulher que por ser grega, não judia, inicialmente não estava na lista das “prioridades” de Jesus, trouxe para si a atenção do mestre. O mundo em que vivemos jaz no maligno, isso significa que as estruturas deste tempo são dominadas em todas as suas instancias pelas hostes do mal, pelo demônio em si. Não precisamos fazer muito esforço para perceber isso, mas precisamos sim, manter nossos olhos espirituais atentos porque as situações que nos cercam, as pessoas que as vezes estão bem próximas de nós podem estar sim envolvidas por esse “cosmos” e servindo a estas hostes malignas.

No entanto, a nossa esperança está focada e fortemente fundamentada naquele que libertou a filha dessa mulher e tem libertado a todos aqueles que a ele se voltam e como ela mesmo fez, clamam por socorro, ajuda, consolo. O poder de Jesus Cristo vai muito além de nossa limitada capacidade de entendimento. Aprendi com meu primeiro bispo e mentor espiritual que em cada momento onde solicitamos a Deus a sua intervenção não podemos ter a certeza de que o que pedimos vai necessariamente acontecer como queremos, mas temos sim, a certeza de que o nosso papel é interceder, pedir e que segundo a sua perfeita vontade algo irá acontecer e que sempre será para o melhor. Desde então aprendi que meu papel como cristão é fazer o que ele pede, orar, insistir, clamar e o que vem além disso não tem a ver comigo e sim com a sua soberana vontade.

Nunca esqueça que aquele que lhe chamou para junto de si, cuida e cuidará de você da melhor maneira possível, seu plano é perfeito e sua vontade, insondável aos nossos limitados olhos. No momento que escrevo essas linhas estou em uma clínica hematológica onde me submeto a uma medicação que ainda faz parte do tratamento de um câncer que contrai faz mais de dois anos. Nesse mesmo lugar, cheguei inicialmente sem poder andar, gemendo em dores em uma cadeira de rodas. Hoje me vejo aqui sentado nas mesmas poltronas, vim até aqui dirigindo por mim mesmo, me sento tranquilo, trabalho nesse texto, não tenho mais aquelas dores e isso, ha alguns meses seria algo impossível de se imaginar, mas a verdade é que aqui estou, pela exclusiva misericórdia de Deus. Nunca deixei de clamar, nunca deixei de crer e continuo assim, firme no entendimento de que essa é a dinâmica da fé, faço o que de mim é solicitado, e Deus fará sempre a parte dEle e essa é a Sua soberana ação.

A epístola nos lança para a memória de que Jesus se deu por nós e seu corpo e seu sangue representados na Santa Ceia nos lembram isso frequentemente e nos chamam à unidade da fé. Os que adoram, servem, e sacrificam a ídolos fazem isso e comprometem suas vidas a esses mesmos ídolos, mas nós somos chamados a viver a dimensão mais profunda da fé, a coerência de nossas palavras com nossas ações. Não podemos dividir o altar de nossas vidas com as coisas de Deus e as coisas deste mundo imergido no maligno. Perceba que Paulo nos mostra a liberdade que temos em comer o que quisermos, mas nos adverte a termos o discernimento para agir de maneira que não possamos trazer escândalo aos que nos cercam.

Na sua vida, o mal estará sempre em volta, o mundo que jaz no maligno mas o Senhor de sua vida é quem dá o ritmo de sua existência. Tenha sempre equilíbrio para perceber o que lícito e o que é permitido e o que convém. Tenha a certeza de que Ele em Sua imensa misericórdia estará sempre por perto e o seu clamor, como o da mulher grega, chegará sempre aos seus ouvidos e a sua doce voz chegará sempre até você mostrando o caminho, a atitude e trará sempre libertação.

 Minha Oração

Pai, te peço hoje que me permitas o discernimento necessário para perceber a malignidade das coisas e fatos que me cercam, o equilíbrio suficiente para saber me comportar diante de cada uma dessas situações e a certeza inabalável de que estas sempre por perto e ao meu clamor, tua prioridade será sempre o melhor para mim.

 

Nenhum comentário: