sábado, 23 de março de 2013

Domingo 40o Dia de Escuta


Promessa É Promessa 
Lc 19:28-40;Sl 118:1-2
As possibilidades são tão brilhantes como as promessas de Deus
J. Hudson Taylor
Hoje começamos a terceira parte de nossa campanha de crescimento espiritual, entramos na semana crucial da história da humanidade. Jesus inicia sua jornada na direção do calvário. Hoje, de posse do texto, do registro histórico sabemos como tudo aconteceu, mas estamos diante de uma multidão de discípulos e de admiradores que a essa altura já era grande. Eles viram Jesus entrar em Jerusalém e enxergaram naquele momento um ato de cumprimento profético. A profecia de Zacarias dizia que assim seria. Assim essa aclamação se justifica, mas também  levemos em consideração que Jesus já havia feito muitos milagres e já era bem conhecido. Ali, deveria haver um numero grande de pessoas que já teria sido alvo da ação de Deus através de Jesus. Nossa semana se inicia com uma reflexão sobre a soberana e perfeita vontade de Deus, além do cumprimento de seu plano e da missão salvífica de Jesus.
Procuro enxergar na perspectiva de Jesus, sei que não é fácil , mas tento assim mesmo. Vejo Jerusalém surgindo pela encosta do Monte das Oliveiras, o grande monte do Templo adiante e a multidão se ajuntando, essa multidão está aclamando Jesus como rei, mas ele sabe que isso é passageiro e logo, muitos desses estarão gritando Barrabás em troca de algum proposta dos lideres judeus. O coração endurecido desse povo era conhecido por Jesus, pouco tempo depois ele vai prever a destruição dessa cidade, chorando sobre ela. Não soube reconhecer o momento de Deus , rejeitou seus profetas.  Assim ele se dirige a cidade, se depara com aquelas imensas muralhas e provavelmente pensa que elas não ficarão de pé  em um futuro próximo. Assim escuta os gritos da multidão hosana nas alturas, bendito o que vem em nome do Senhor...
A Palavra de Deus nunca volta vazia, isso já sabemos e hoje podemos perceber que mais uma vez isso se cumpre. O messias esperado está ali, onde e como por séculos foi dito que ele estaria, Deus cumpre sua promessa. E em nossas vidas isso deve nos servir de exemplo. A promessa da Palavra de Deus não se move, não se mexe, não muda, ela é sempre assim, verdadeira e em seu tempo haverá de se cumprir. Na sua vida assim como na minha já vivenciamos situações onde esperamos para ver o cumprimento da promessa de Deus, ou, quem sabe você ainda está esperando por ela. Hoje você pode fortalecer a sua convicção de que Deus está sempre a caminho, em sua direção assim como estava a caminho de Jerusalém, um dia ele chegará e você o aclamará pela sua fidelidade.
Mas vejo um outro angulo que precisa ser observado aqui. Perceba que os religiosos judeus, os fariseus, sempre eles, ficaram indignados com aquele alvoroço, com aquele tumulto em torno do que eles diziam ser a promessa do messias sendo cumprida. Ele não estavam enxergando em Jesus o enviado de Deus e por isso o incomodo em seus corações. Quando se dirigem a Jesus para dele solicitar que se calem a resposta de Jesus é digna de nossa reflexão. Se eles calarem as pedras clamarão. Eles não podem se calar porque esse e o momento da história que Deus escolheu para glorificar o seu nome, eles estão fazendo aquilo que todo ser humano deve fazer , reconhecendo o tempo de Deus em suas vidas, a graça de Deus e a sua grande misericórdia em enviar seu filho a esse mundo para nossa salvação. Como poderiam calar diante dessa verdade. Ate as pedras clamarão diante de um momento assim.
Vejo aqui a lição para nossas vidas se completar hoje. Elevando as mãos, erguendo ramos, louvando de alguma forma, devemos sempre glorificar o nome do Senhor pois somente ele é digno disso.  O salmista no texto de hoje apenas registra a expressão de louvor e reconhecimento quando diz : Que Israel diga: “O seu amor dura para sempre!”  
Tenha sempre em sua vida a certeza de que mesmo nos momento onde o que está em sua volta não parece concordar, as promessas do Senhor se cumprem e elas sempre são para o nosso bem. Hoje iniciamos com Jesus uma caminhada até o calvário, mas antes vamos experimentar cada momento, dessa jornada e vive-lo com toda intensidade. É uma excelente oportunidade para a realização de um jejum que lhe ajude no tempo de reflexão. Inicie hoje, para entregar esse jejum no próximo domingo com um grito de vitória semelhante aquele que chamou jesus da morte.
 
Minha Oração
Senhor, sei que há um tempo para tudo e para todo teu propósito. Me ajude a enxergar esse tempo em minha vida. Me ajude a ser um dos que clamam, que anunciam e que nunca irão permitir que as pedras clamem em seu lugar

 

 

 

Nenhum comentário: