sábado, 30 de março de 2013

Sábado 46o Dia de Escuta


Onde estás?
Jo 19:38-42;Hb4:1-16
As Batalhas são ganhas na vésperas
Marechal Foch
Chegamos finalmente ao ultimo dia dessa semana, não foi fácil acompanhar Jesus em sua trajetória até a cruz. Vimos seu sofrimento e dor, mas também aprendemos bastante e escutamos muitas vezes Deus falando claramente aos nossos corações. Hoje é um dia de silêncio e meditação, Jesus está morto, seus discípulos estão escondidos, amedrontados e os Líderes religiosos estão atentos a qualquer movimento. Mandam guardar o túmulo, desconfiam de tudo que possa perturbar seus planos de sepultar definitivamente Jesus e toda a sua mensagem.  Agem como se alguém pudesse deter o Deus de todo o universo em seus intentos. As trevas estavam festejando, o diabo se dava por vitorioso, mas eles não sabiam que o jogo nunca está ganho até que o juiz apite o seu final. E o Juiz aqui é a maior autoridade em todas as áreas. Ele tem seus planos.
O evangelho narra que dois judeus proeminentes se movimentam para providenciar o sepultamento de Jesus. José de Arimatéia e Nicodemus crerão em Jesus durante seu ministério, mas ambos ainda andavam  as escondidas como discípulos, era difícil explicar isso aos lideres judeus. Crer naquele que estava sendo amaldiçoado por eles. Mas mesmo assim eles se fazem presentes nesse momento e depois provavelmente foram seguidores fiéis. Ninguém passa por algo assim e segue da mesma forma. Essa experiência , com certeza, fortaleceu a fé desses homens.
O sábado santo, não foi um dia fácil assim como não é fácil seguir a Jesus em qualquer tempo. O exemplo dos discípulos no caminho de Emaús mostra o quão desesperados eles estavam, havia um sentimento de derrota entre eles, o que fazer? Como agir agora? Eles não enxergavam as promessas que haviam sido feitas por Jesus, as palavras onde ele mostrou que assim seria, seus olhos se fecharam ao desespero de ver seu Senhor cravado naquela cruz entre os assassinos e humilhado daquela forma.
Com uma certa frequência somos tentados a ver a derrota como algo muito mais provável do que a vitória e , como equipe que joga no campo dos outros, um empate já parece nos satisfazer. Mas não há empate com aqueles que servem a Deus, não há nenhuma possibilidade de estarmos de cabeça baixa quando nosso Deus está conosco. Hoje e um dia triste sim, de certa forma  é um dia de luto, mas perceba o texto aos hebreus e como o autor coloca a perspectiva divina de sucesso. Pode parecer até uma derrota, pode se assemelhar a tristeza, mas diante de todo desencanto a palavra vem como luz em meio as trevas de nosso coração não pensem vocês que falharam Isso tudo faz parte da pregação das Boas Novas. Como diz o salmista: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã
Tire mais essa lição hoje, nunca esmoreça porque as vezes as coisas podem parecer como um sábado desses, mas tenha certeza que pela manhã você terá novidades. A luz vai brilhar nas trevas, sempre.
 
Minha Oração
Jesus, não consigo te enxergar, onde estás? Ou melhor Senhor, me mostra onde estou eu que não consigo te perceber. Me ajude a ver que existe uma luz

Nenhum comentário: