quarta-feira, 6 de março de 2013

5a Feira 23o Dia de Escuta


Tempo é mais que ouro, tempo é sagrado
Mc 6:30-46;1 Co 9:1-15
Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de m´wetodos
Albert Einstein
 
Hoje estamos vendo Jesus chamando os seus discípulos para um tempo de descanso, um repouso e o evangelista comenta “ ...e não tinham tempo nem para comer  apesar de existirem pessoas que usam esse texto para justificar até férias de luxo, não podemos fugir da necessidade de repouso em meio a missão, a labuta, o trabalho do dia a dia seja ele no ministério ou em qualquer área da vida. É comum se escutar de pessoas, com um tom de orgulho, sobre a escassez de tempo que suas vidas atarefadas provocam. Compreendo nisso uma necessidade pessoal de se justificar e de transparecer para um mundo que demanda coisas desse tipo e que tipifica o descanso como algo desprezível e reservado aos fracos.
Mas não é assim que Jesus entende, não é assim que a Bíblia nos ensina. Aqui nesse texto o grupo estava aparentemente estafado, a tarefa de evangelizar tomava deles todo o tempo, estavam cuidando das coisas de Deus e, em um caráter de urgência. Mesmo assim Jesus os chama para repousar.
A demanda no entanto era imensa e o coração misericordioso de Deus se expressa na decisão de cuidar daquela multidão que a seus olhos, eram como ovelhas sem um pastor... ovelhas sem pastor são desprotegidas, frágeis, expostas aos perigos dos lobos que estão sempre ao derredor. Em meio ao descanso virá sempre a demanda da missão e as duas coisas devem caminhar juntas em nossas vidas. O coração largo deve estar sempre pronto a acolher, a cuidar, a ouvir, consolar.
Talvez seu tempo seja escasso e para você tenho uma palavra, atente para organiza-lo de maneira que possa servir a Deus e cumprir com todas as suas obrigações. Nunca se orgulhe de não ter tempo para nada, isso pode revelar uma vida em pecado, o pecado da ausência de uma visão de mordomia que se alinhe com o propósito de Deus. A perfeita vontade de Deus mostrará sempre que há tempo para tudo e a sabedoria de Eclesiastes já afirmou isso. Desta forma resista a tirania do tempo, rejeite o padrão mundano de ver as coisas e observe-as na perspectiva de Deus.
Se você é um pastor, missionário que trabalha de tempo integral na obra de Deus, entenda que o seu tempo precisa ser regrado segundo a perfeita vontade de Deus e que repousar faz parte de sua espiritualidade equilibrada. Enquanto escrevo essas linhas estou em meu dia de descanso, repousando com minha esposa, hoje já nos divertimos, relaxamos, conversamos, planejamos e nos demos o direito de desfrutarmos de nossa mutua presença, isso para nós é algo resolvido, o que lamentavelmente não o é para muitos lideres cristãos que se sentem intimidados de passear em um shopping center ou um cinema com receio de ser visto pelos outros como alguém que não trabalha.
Paulo, coloca na epistola uma comparação clara entre o trabalho e a tarefa da evangelização com qualquer outro trabalho, seus exemplos, retirados das escrituras judaicas, o Antigo Testamento, são todos colocados de maneira a questionar o tipo de trabalho que é a obra do ministério cristão. Atente para o que ele escreve, veja que é uma clara resposta a pessoas que estavam questionando seus direitos de ser remunerado, de ter uma esposa, de ter dignidade naquilo que executa. A nobreza da tarefa do ministério é portanto inquestionável.
Mas talvez você não seja um obreiro, pastor e assim não se encaixe nesse específico contexto. No entanto, você deve saber que cada cristão é um ministro de Deus. Uma das marcas das Escrituras Sagradas do Novo Testamento é a chamada a todos para serem sacerdotes, o que chamamos de sacerdócio universal significa exatamente isso, não há mais empecilhos, não há mais barreiras e todos temos acesso à plena presença de Deus como privilégio e assim temos também , segundo o mesmo apóstolo, o ministério da reconciliação, somos embaixadores de Cristo nesse mundo.
Portanto hoje, vimos o quanto é importante ter a noção exata do que significa trabalhar e repousar, cumprir o ministério, a missão, dentro daquilo que Deus nos chamou. Onde você esteja, qualquer que seja a sua vocação lembre-se sempre que Deus tem uma obra a realizar através de sua vida e somente você poderá realiza-la. Busque isso dentro de todo equilíbrio, estando assim dentro do propósito de Deus.
Minha Oração
 
Senhor, me ajude a dispensar tempo para tudo que preciso e que assim eu possa fazer tudo que tu precisas cumprindo assim minha missão.

Nenhum comentário: